A fisioterapia esportiva é uma das opções que podem ser escolhidas ao exercer a profissão de fisioterapeuta.
A área é voltada totalmente para o âmbito esportivo e tem como função principal prevenir as lesões dos atletas e tratar as que já foram ocorridas.
Para que possam fazer um bom trabalho, é preciso que o profissional tenha noção em diversas áreas.
E tudo isso a fim de garantir o melhor resultado na recuperação do atleta.
Se você tem interesse nesse campo de atuação, preparamos esse artigo para que você saiba o motivo de investir a fundo nessa carreira. Continue lendo então!
Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Fisioterapia Esportiva
A fisioterapia esportiva se assemelha muito com a ortopédica. Isso porque acabam tratando de vez em quando dos mesmos problemas.
No entanto, a distinção entre as duas se dá pelo conhecimento do fisioterapeuta sobre o esporte. Isso porque cada esporte necessita de uma atenção específica.
Portanto, o fisioterapeuta esportivo consegue elaborar por exemplo, algum tratamento que fortaleça algum músculo em especial. Para que ele possa trabalhar melhor seu desempenho.
Visto que aquele pode ser o músculo mais exigido, como, por exemplo, no futebol, a panturrilha e as coxas são.
Desse modo, a fisioterapia esportiva leva em conta toda a biodinâmica da prática. Abaixo, montamos uma lista que diz o porquê de investir nessa carreira.
1. Atende a todos os públicos:
Não só atletas profissionais buscam o auxílio desses profissionais. Os amadores também tem crescido em relação as buscas dessa atividade.
Isso porque a modalidade está muito mais acessível. Portanto, ambos os níveis acabam pedindo ajuda para que não sofram lesões.
O profissional que trabalha com fisioterapia esportiva consegue ajudar os atletas a terem uma recuperação melhor e mais rápida caso se machuquem.
Sendo assim, acabam melhorando todo o seu desempenho e rendimento. Fazem também com que toda ação tenha mais prazer do que dor.
2. Acompanhamento a longo prazo:
Quando você opta por ser uma fisioterapeuta clínico, uma das maiores dificuldades encontradas é em relação a manter o consultório com uma atividade constante.
Isso porque quando as pessoas finalizam seus tratamentos, elas tendem a não voltar.
No entanto, uma da vantagem da fisioterapia esportiva é de ter que acompanhar um atleta a longo prazo. Sendo assim, você não ficará a mercê de ter ou não clientes.
A razão disso é que um atleta precisa de um profissional que o conheça e saiba de sua rotina.
Além disso, o profissional passa a ser essencial na rotina de um atleta. Justamente por conhecê-lo e já saber o que deve ser feito antes e depois de uma competição.
3. Diversidade de atuação:
De modo diferente, o profissional pode trabalhar em diversos meios. Sendo assim, esse acaba sendo um campo bastante interessante para muitos fisioterapeutas.
Portando, se você quer trabalhar com fisioterapia esportiva, saiba que você pode conseguir vaga em:
- Clubes;
- Associações esportivas;
- Clínica especializada;
- Academias;
- Entre outros lugares.
Tudo dependerá de seus interesses. Além disso, a experiência conta também.
Você pode conseguir emprego em times de base e se certificar do preparo correto da equipe.
Ou então, também pode atuar em grupos de pessoas com necessidades especiais que fazem uso do esporte como alternativa para tratamento.
4. Fisioterapia esportiva tem pouca concorrência:
A profissão não é muito divulgada. Sendo assim, ela se torna pouco competitiva.
Comparado com as atividades tradicionais de fisioterapia, o ramo esportivo quase não tem concorrentes.
Portanto, há como esse ponto ser usado como algo positivo. Ainda mais se você pensa a longo prazo. Esse pode ser um grande investimento em sua carreira.
Se o seu desejo então é montar um centro em que atletas possam fazer seu tratamento, melhora ainda mais suas chances.
Através dessa modalidade, você consegue criar suas próprias oportunidades por meio do empreendedorismo.
5. Fisioterapia esportiva oferece bem-estar:
O esporte é algo que cresce cada vez mais e o número de adeptos só aumenta.
Como dissemos também no curso de pilates em São Paulo esse ano, profissionais ou não, todos acabam necessitando de uma assistência em algum ponto da vida.
Para que os empecilhos sejam evitados, a fisioterapia esportiva garante uma qualidade de vida a quem a busca.
A atividade é muito bem-vinda por onde passa pois ela distribui para seus pacientes uma segurança maior quanto a uma prática saudável de esportes.
Pois é através da fisioterapia esportiva que um atleta pode evitar e/ou tratar lesões, dores e até afastamento de sua modalidade.
Além disso, essa é uma das profissões que as pessoas recorrem quando querem ter uma melhor desenvoltura e uma prática mais saudável e eficaz.
6. Mercado em expansão:
Ainda que não seja algo novo, essa área está em grande valorização. Isso porque o esporte tem sido mais bem-visto dentro da sociedade.
Não só o futebol está em evidência, mas como a procura por outros esportes só cresce.
No entanto, para que você consiga ganhar um destaque, é necessário que você tenha a noção pedida e a aptidão para exercer um trabalho de qualidade.
É necessário então que você se capacite não só dentro da sua formação, mas também dentro de outras áreas.
Tudo deve direcionar a um único conhecimento que tenha como fim complementar o que você já sabe.
Portanto, estude, procure e se empenhe para que você consiga o que é necessário para se destacar nesse meio.
Somente através de suas experiências é que um profissional de qualidade pode ser formado. Não se deixe enganar pensando que os caminhos são fáceis, pois não são.
Conclusão
Por fim, pudemos ver um pouco mais sobre essa profissão e sobre como ela funciona.
Os motivos para investir na carreira de fisioterapia esportiva são muitos. Esses só foram alguns dos principais tópicos.
Se você deseja atuar nessa área, conheça o que a fisioterapia faz e estude a respeito. Isso será fundamental para que você decida se quer ou não fazer parte dessa equipe de profissionais.
Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a tirar suas dúvidas sobre ser vantajoso ou não apostar na carreira de fisioterapia esportiva.
Nos conte aqui nos comentários o que achou e compartilhe este artigo com seus amigos interessados nessa profissão!