Pilates para gestantes

Mulheres grávidas com colchonete de pilates embaixo dos braços

Muitas mulheres acreditam que certamente o pilates para gestantes seja um dos melhores exercícios para se fazer durante e depois da gravidez. E sob o mesmo ponto de vista elas estão corretas!

Uma das principais razoes que torna o pilates tão bom para as gestantes é o fato dele ser uma atividade física de baixo impacto e ademais ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e igualmente a hora do parto.

A capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante que torna o pilates a atividade física predileta das gravidas. A maioria deles pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais suaves ou focados em determinada área do corpo. Além disso, o pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez.

Pilates para gestantes: Bom para a mãe, ótimo para o bebe!

No nosso curso de pilates no Rio de Janeiro explicamos que os movimentos praticados no pilates para gestantes ajudam a mãe a:

  • Evitar as famosas dores nas costas, e todavia melhorando a postura.
  • Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecer-las para que aguentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna.
  • Trabalhar os braços, importantes para cuidar do bebe, que vai ficar certamente cada vez mais pesadinho.
  • Trabalhar a respiração, que auxilia do mesmo modo no relaxamento do corpo entre uma contração e outra.

O bebe também é beneficiado quando a mãe pratica pilates:

  • Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o seu bem-estar.
  • Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso.
  • Sente a tranquilidade da mamãe, que deve estar mais disposta e com a autoestima lá em cima!

Atenção no pilates para gestantes:

Atenção: não é aconselhável praticar pilates sozinha. Especialmente da metade da gravidez para a frente, a grávida só deve praticar exercícios acompanhada de um profissional pois, com o crescimento do útero, o centro de gravidade do corpo da mulher se desloca para a frente e seu eixo de equilíbrio fica alterado. Se ela não estiver acompanhada, pode correr mais riscos de cair. 

Fatores importantes no pilates para gestantes:

mulher grávida realizando exercício de pilates

É sempre importante relembrar ademais que, antes de iniciar qualquer atividade física, a mãe deve procurar por orientação medica. Se ela nunca fez pilates antes, é interessante que procure por uma turma de pilates no pré-natal, ou certamente um instrutor que possa lhe dar total atenção durante a prática dos exercícios.

Pilates não aumenta a pressão sobre as articulações ou sobre as costas. Na verdade, as costas serão fortificadas, assim como o estomago e os músculos ao redor da região pélvica – o que permite uma mais fácil gestação, ao parto e recuperação.

Confira como os exercícios de pilates pode ajudar em cada fase da gestação:

Pilates no primeiro trimestre de gravidez

mulheres grávidas realizando aula de pilates

Em contrapartida nos primeiros três meses de gestação, as mudanças nos hormônios podem fazer com que a mulher se sinta exausta e com náuseas. Contudo, exercícios leves podem ser feitos e, muitas vezes, podem realmente energizar o corpo e fazer com ela se sinta melhor física e mentalmente.

Pilates no segundo trimestre de gravidez

O segundo trimestre é, para a maioria das mulheres, a parte mais fácil de gravidez.

Embora o corpo esteja mudando e se expandindo, os níveis de energia são geralmente elevados, e é aí que os exercícios devem ser maximizados, para proporcionar todas as vantagens do treinamento para os meses seguintes.

Pilates no terceiro trimestre de gravidez

No terceiro trimestre as mulheres tendem a se sentir pesadas e com a constante sensação de desconforto. Os hormônios começam a se projetar para afrouxar as articulações do quadril podendo causar dores nas costas. O peso adicional do bebe pode modificar a noção de equilíbrio, as pernas podem ficar inchadas e varizes podem se desenvolver.

O pilates ajuda portanto a todas estas condições associadas a gravidez, reforçando os músculos centrais que, por sua vez, levam a melhora da postura e da circulação

Pilates no pós-natal

A gravidez é uma das maiores experiências na vida de uma mulher. A capacidade de gerar um ser dentro de si traz uma sensação indescritível, repleta de amor e carinho. Porém, a grande maioria das mulheres acabam se insatisfazendo com o próprio corpo após a gestação.

Ter um bebê faz com que a mulher descuide de si, já que o filho toma a maior parte de seu tempo. Horas trocando fraldas, levantando e segurando o bebê, dando banho, fazendo dormir…

Você pode não perceber, mas esses movimentos alteram nosso corpo e nossa postura.

Para as mamães que já praticavam pilates, saibam que muitos dos exercícios são excelentes para o pós-natal e que podem ser praticados em casa!

Parto normal e cesariana: quando estarei ao 100%?

Antes, é importante se certificar com o médico de que é possível voltar ás atividades físicas – parto normal e cesariana tem tempos diferentes de recuperação. Exercícios realizados até a exaustão não devem ser feitos. Isso pode prejudicar a qualidade da produção do leite.

Um exemplo de exercício que pode ser praticado com segurança é mover os ombros em movimentos circulares e em ambos os sentidos, para ajudar a aliviar a tensão associada á amamentação.

Benefícios do pilates para gestantes na recuperação pós-parto:

O pilates trará diversos benefícios como este e que contribuirão para a total recuperação pós-parto:

  • Recuperação do assoalho pélvico, abdominal e músculos da coluna vertebral;
  •  Recuperação da força muscular do corpo, muito modificada com a gravidez;
  • Melhora da postura, que sofreu durante a gravidez e continuará sofrendo devido ás posições assumidas na hora de carregar e amamentar o bebê;
  • Preparação do corpo para exercícios de aeróbica e outros mais intensos;
  • Ajuda com a recuperação da diástase dos retos (separação abdominal).

Alguns exercícios podem até mesmo envolver o bebê, virando divertidas brincadeiras. Isso causará uma sessão de relaxamento para mãe e bebê. O recomendável é que a criança esteja forte o suficiente para levantar a própria cabeça. Mas lembre-se de sempre consultar o pediatra.

Pilates para gestantes ajuda no trabalho de parto?

Sim. A melhora nos tônus musculares e na circulação, obtida através da pratica do pilates também será de valor durante o trabalho de parto. Uma circulação melhorada permite uma maior oferta de oxigênio para o útero e torna o parto menos sofrido para o bebê.

É, claro, as técnicas de respiração utilizadas no pilates podem ajudar com o controle da respiração durante o parto!

Conclusão do artigo Pilates para gestantes:

Diversos estudos modernos comprovam os benefícios do pilates para gestantes mas é muito importante que as sessōes ou aulas de pilates para gestantes sejam realizadas por um profissional especialista no tema, titulado em um excelente curso de pilates.

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