fbpx

Acessórios de pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Pilates contemporâneo e acessórios de pilates:

O Método Pilates é um sistema muito amplo para treinamento e pós-reabilitação de inúmeras lesões, cobrindo todos os tipos de público desde dançarinos, acrobatas, atletas de alto rendimento, etc..

Só para exemplificar: até mesmo pessoas com profissões que nada têm a ver com atividade física podem participar.

Sobretudo as chamadas “populações especiais”, como mulheres grávidas ou adultos mais velhos.

Para isso, existem os diferentes equipamentos e aspectos do trabalho: colchonete (mat), reformer, cadillac, chair e barris, cada um contribuindo com suas características específicas, fazendo com que o Método tenha um repertório muito amplo de exercícios e variações.

E se, por sua vez, pudermos agregar o uso de implementos e acessórios a cada um desses “artistas” do Método, os benefícios que poderemos obter são simplesmente incríveis. A isso chamaremos de pilates contemporâneo.

mulher deitada em fitball de pilates

O que chamamos de “acessórios de pilates”?

A todos os elementos simples que podem proporcionar estabilidade ou perturbação (em relação à resistência) ao treinamento.

Esses elementos serão utilizados após o estabelecimento dos objetivos a serem alcançados, de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa ou pequeno grupo que frequenta a aula de Pilates.

Alguns exemplos de acessórios de pilates:

Para citar alguns acessórios de pilates, encontramos decerto as bandas elásticas, bolas de diferentes dimensões – desde mini bolas (overballs) a bolas de estabilidade (stability balls) – bem como aquelas com peso – bolas de tonificação (toning balls)- com suas diferentes cargas, rolos de espuma e inegavelmente os círculo de fitness que foram primordialmente criados pelo próprio Joseph Pilates..

Os acessórios de pilates/ implementos possuem funçōes diferentes para um mesmo exercício!

Por sua vez, cada um desses elementos tem suas características específicas, mas não exclusivas. Isso significa que, por exemplo, uma bola tonificante basicamente adiciona carga ao trabalho de treinamento, permitindo ao cliente realizar uma aula avançada de Pilates.

Só que também poderia cumprir a função de ser um elemento proprioceptivo e até facilitador de um exercício. Nesse caso, o cliente faria uma aula pré-Pilates. E assim com cada um. Diferentes tipos de aulas de pilates com o mesmo implemento.

Como selecionamos corretamente o acessório de pilates que usaremos?

Com base nos objetivos propostos, e conhecendo a contribuição que cada elemento pode gerar. Isso significa que também é possível que em uma mesma aula utilizemos vários elementos diferentes, em pessoas diferentes ou mesmo com a mesma pessoa. Isso ajuda muito a personalizar ainda mais as aulas em grupo, não só individuais, nas quais a estrutura da aula planejada pode ser mantida mas, no mesmo exercício, diferentes pessoas podem ter um acessório diferente, sendo utilizado em alguns para ajudar e em outros para aumentar o desafio.

mulher sentada em acessório de pilates conhecido como fitball ou stability ball

Quais são as características dos acessórios de pilates? Podemos listar alguns deles como exemplos:

Banda elástica:

Grande aliada para trabalhar em colchonete, agregando resistência em uma cadeia cinética mista, sendo também muito boa para estimular exercícios respiratórios bilaterais e unilaterais e para trabalhar a estabilidade escapular, favorecendo a retração, e para auxiliar no trabalho abdominal quando há fraqueza ou sobre-ativação nos músculos do pescoço, estimulando a dorsiflexão do tronco.

banda elástica

Mini bola (mini ball):

Pode proporcionar instabilidade aos músculos centrais ou estabilizadores locais da região lombo-pélvica, mas também pode ser um elemento proprioceptivo para conectar músculos, como os adutores. Para trabalhar as extensões torácicas é muito bom como facilitador do movimento (estando um pouco desinflado), podendo também favorecer o relaxamento dos eretores da coluna vertebral ao nível lombar, caso estejam sobre-ativados. No Chile, este acessório é muito utilizado na aula de Pilates em Viña del Mar, ministrada pelo professor Javiera.

acessório mini ball de pilates

Bola de estabilidade (stability ball):

Proporciona também ademais instabilidade mas de toda a estrutura e não apenas do centro do corpo. Ajuda a encontrar principalmente o tônus ​​muscular certo para trabalhar, e certamente também é um bom aliado para os trabalhos de flexão e extensão da coluna, devido ao seu formato.

acessório de pilates stability ball

Bola tonificante (toning balls):

Sua principal característica é o peso que proporciona, sobretudo agregando carga no trabalho em cadeia cinética aberta. Mas se for usado para “rolar”, é um elemento muito bom para trabalhos de alongamento, como o exercício da serra na colchonete ou mat (The saw). No Reformer as toning balls podem ser usadas enquanto as pernas trabalham com as faixas dos pés ou também, por exemplo, na série de roll downs na box do reformer.

toning ball

Rolo de Espuma (foam roller):

Também é um elemento instável devido à sua forma e estimula o trabalho de diferentes cadeias musculares, dependendo se uma ou duas são utilizadas em conjunto, transversal ou longitudinalmente. Mas também, ao mesmo tempo que desafia a musculatura central, pode aliviar tensões e nivelar o tônus ​​muscular do eretor da espinha em toda a coluna.

rolo de espuma

Círculo de condicionamento físico (magic circle):

Fundamentalmente fornece resistência aos membros superiores ou inferiores, mas também estimula a ativação abdominal.

No trabalho de rotação da coluna pode ajudar a conectar os estabilizadores das escápulas e mantê-los estáveis, trabalhando os membros superiores em uma cadeia cinética fechadas.

magic circle de pilates

Conclusão

Todos esses elementos enriquecem nosso trabalho como instrutores de Pilates, além de ser uma contribuição didática e estimulante para quem pratica o Método.

Com isso vamos melhorando a qualidade de nossas aulas obtendo inúmeros benefícios no treinamento.

Mas nunca devemos esquecer de sempre partir dos objetivos propostos a partir dos observação das necessidades de cada grupo e de cada pessoa.

Erica Sonia Feller, professora de pilates da Argentina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!