Coronavirus e pilates

Queremos melhorar o conhecimento relacionado ao coronavirus e pilates. Sabemos que muitas pessoas já foram afetadas por esse surto viral confuso tornando portanto uma preocupação crescente em todo o mundo e certamente esperamos que seja contida em breve.

O que é o Coronavirus?

coronavirus

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são decerto chamados de alpha coronavírus 229E, NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Onde originou-se o Coronavirus?

Mercado de wahan na China

Embora a China não tenha confirmado a origem exata do vírus, no curso de pilates em Porto Alegre comentamos acredita-se que o surto se originou em um mercado de Wuhan que é um dos chamados ‘mercados molhados’, muito comuns na Ásia”. São mercados onde animais vivos são vendidos. Você pode ver galinhas vivas e peixes nadando em tanques de água.

Isso ocorre porque as pessoas querem produtos frescos. Então, por exemplo, diante de um comprador de frango, o vendedor sacrifica e corta o animal no estande. Todas as sobras ficam espalhadas ademais com pouca higiene e cuidado com a saúde, o que facilita a propagação de doenças.

Como diagnosticar quem tem coronavirus?

infografico de explicação do diagnóstico do coronavirus

Na maioria dos casos, retira-se muco do nariz ou da garganta do paciente com um cotonete. Se houver suspeita razoável também recomenda-se colher amostras do trato respiratório inferior, por exemplo, secreções dos brônquios ou pulmões expelidas pela tosse.

As amostras são posteriormente examinadas em laboratórios de análises para o coronavírus, num processo baseado na chamada reação em cadeia da polimerase (PCR). Os testes levam cerca de cinco horas e atualmente contam entre os procedimentos laboratoriais padrão a fim de que se conheçam os resultados.

Como é transmitido o coronavirus?

infografico de explicação da transmissão do coronavirus

Importante que nossos alunos no Brasil saibam que atualmente, o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos USA afirma que o COVID-19 está sendo espalhado principalmente de duas maneiras:

  1. Contato pessoa a pessoa:
    Entre pessoas que estão em estreito contato umas com as outras (até um metro e meio). Gotas respiratórias são produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Essas gotículas podem cair na boca ou no nariz de pessoas próximas ou podem ser inaladas para os pulmões.
  2. Do contato com superfícies ou objetos infectados:
    Tocando em uma superfície ou objeto com o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos. Não se acredita que essa seja a principal maneira de o vírus se espalhar.

No contato pessoa a pessoa quais as principais formas de transmissão do Coronavirus?

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quais os principais sintomas do coronavirus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Como prevenir o coronavírus em estúdios de pilates?

infográfico de explicação da prevenção do coronavirus
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ademais disso tem que respeitar os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Coronavirus e pilates: o que estão fazendo os donos de estúdios de pilates no Brasil?

Buscamos diversas opiniōes e conselhos do que estão fazendo os donos de estúdios de pilates e diretores de cursos de formação em pilates. Alguns estão tomando medidas preventivas e outros estão fechando seus estúdios e encontramos importante escutar todas opiniōes pois cada caso é um caso e um deles pode servir pra você.

Quais são exatamente esses conselhos sobre coronavirus e pilates:

Juliana Carneiro, Taubaté, SP

“Re-agendar aula para maiores de 60 anos e pacientes vulneráveis a doença” .

Jessica França, estúdio ADCORE PILATES, São Paulo, SP

“Se for possível interrompa as aulas! Nesse momento quanto menos expormos as pessoas mais rápido tudo isso passa e mais pessoas saudáveis teremos para dar continuidade no tratamento.”

Anelise Borges Studio de pilates FISIOVIDA, Belo Horizonte, MG

“Evitar aglomerações de pessoas. E qualquer aluno com gripe ou resfriado ficar em casa até que os sintomas passem.” .

VIVIAN ZANSAVIO PILATES SUSPENSUS, Santana de Parnaíba, SP

“O sedentarismo pode piorar todo o seu rumo. Aulas on line com instrutor ao vivo estamos oferecendo nesse momento cauteloso “ .

Anna Lenzi – FISIOCORE, Joinville, SC

“Colei em todas as portas o passo a passo de como lavar bem as mãos”
” Ao lado dos aparelhos temos alcool para quando sair do aparelho” “Mandamos por whatsapp diariamente a situação do Coronavirus” .
.

Andreia Chiavini – ESTÚDIO ANDREIA CHIAVINI PILATES E TRX, Jaraguá do Sul, SC

“Neste momento onde a distância é recomendada, queremos aproximar nossos corações, mantendo a qualidade dos atendimentos. As ações conjuntas tornam efetivo o trabalho, portanto contamos com vocês”.

Bia, Jaraguá do Sul, SC

“No estúdio onde trabalho estamos mantendo as aulas. Estamos evitando os famosos beijinhos, abraços e aperto de mão, estamos com álcool 70% disponível para os alunos e os equipamentos sempre bem higienizados. No mínimo é 2 pessoas por hora. Na grande maioria só temos 1 paciente.

Larissa Albuquerque, Vittaliza Pilates, Arapiraca, AL

“Lavar as mãos com água e sabão assim que chegar no Studio, também disponibizamos álcool gel 70° mas é indispensável à lavagem das mãos. Levar sua toalhinha e garrafinha com água, para evitar que coloquem as mãos no bebedouro. Qualquer sintoma de gripe, mesmo que leve ou recém chegados de viagens , ficar em casa. Evitar pegar na maçaneta da porta, eu abro e fecho para todos. Não chegar muito cedo para não ter aglomeração. Evitar ir a lugares com aglomeração e viagens de avião. Estou tomando as medidas de limpar os aparelhos, barras, canetas e maçaneta com álcool 70 a cada turma que entra”.

Coronavirus e pilates: quais são exatamente as mensagens que os donos de estúdios de pilates enviam aos seus alunos?

Encontramos importante descrever as mensagens exatas que cada estúdio de pilates está enviando para seus clientes pois podem servir para você. Aqui estão algumas mensagens que nos foram enviadas:

Mensagem do estúdio de pilates VITAFLEX:

“O estúdio de pilates Vitaflex está redobrando a sepsia em geral.
Sabemos que uma das formas de transmissão é o toque da mão no rosto.
A porta estará entreaberta para que o aluno entre e vá direto lavar as mãos. A mesma toalha que secou a mão, feche a torneira e jogue no lixo. Não toque no rosto.
Viajou? Quarentena.
Teve contato com algum viajante? Quarentena.
Foi pro bar ou praia? Quarentena.
Maior de 60 anos ou portador de doenças crônicas? Desmarcaremos as aulas até que volte ao normal.
Espirro, tosse constante? Desmarque a aula.
Chegue no horário para que não haja aglomeração.” Vitaflex Estúdio de Pilates.

Mensagem do estúdio de pilates FISIOPILATES:

“Prezados clientes, diante das notícias informo que o Espaço FisioPilates está atento a todas as informações vinda do Ministério da Saúde sobre o coronavírus (COVID- 19). Continuando normalmente os atendimentos durante essas semanas.
Informo que o Espaço FisioPilates está atendendo a todas as exigências.
O que você pode fazer:

  • Lavar as mãos com mais constância
  • usar álcool em gel
  • evite cumprimentar com beijos e abraços
  • manter a atividade física, boa alimentação e ingestão de água para o seu sistema imune.
  • evitar aglomerações (que não é o caso da clínica).
    -Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado mantenha-se em casa.
    O que a clínica irá fazer:
  • Higienização dos equipamentos com álcool 70% entre os atendimentos.
  • Álcool em gel disponível.
    Devemos fazer isso como prevenção e não pânico. Lembrando sempre que exercício físico aumenta nosso sistema imune. Fazendo a sua parte estamos ajudando o próximo na prevenção.
    OBRIGADA!!!!😘😘
    Camila Damico
    Estúdio FisioPilates
    Lençóis Paulista/SP”

Mensagem do estúdio de pilates da RAVINDRA DEVA:

“Afaste o medo, mas: mantenha-se em casa, lave as mãos com água e sabão, use álcool gel mas situações em que não haja possibilidade de levá-las, mantenha-se a 1,5m de outras pessoas, não abrace, beije, compartilhe objetos como copo, talher, prato, toalha… Proteja acima de tudo os idosos, imunodeprimidos, doentes crônicos. Não sabemos como o vírus irá se comportar nos trópicos, não temos rede de saúde para atender a todos os doentes, no momento, todos os leitos de CTI da rede pública estão ocupados com doentes de outras enfermidades, não temos como amplia-los.
Com a explosão da epidemia e o agravamento dos idosos, especialmente, os profissionais terão que escolher quem utilizará os respiradores.
Então, vamos nos menter sem medo, mas com sabedoria e coragem para enfrentar a pandemia”

Mensagem do estúdio de pilates STUDIO PILATES YOUNG:

Bom dia queridos Alunos!

Tendo em vista o cenário mundial, desde já estamos adotando medidas preventivas para minimizar o risco epidêmico do Corona Vírus no Brasil. Não há recomendação para suspensão de nossos atendimentos. Mas como a evolução do quadro no Brasil ainda é incerta, optamos pela cautela, sempre priorizando o bem-estar de nossos clientes. 🙂

Caso tenha resposta positiva para uma das perguntas abaixo, não deixe de nos comunicar.

1- Esteve em algum outro país nos últimos 14 dias? ✈

2- Apresentou quadro de febre nos últimos 14 dias? 🤒

3- Apresentou alguma dificuldade respiratória ou tosse nos últimos 14 dias?

4- Nos últimos 14 dias, teve contato com alguma pessoa que apresentou suspeita de Corona Vírus?😷

Agradecemos a compreensão.

Tenha um ótimo dia!

Alternativas radicais ao combate ao coronavirus:

Muitas das alternativas radicais citadas acima são ademais recomendadas por diversas prefeituras locais ou até mesmo poderes governamentais. Em algumas cidades a recomendação é que , inegavelmente, fechem as portas dos estúdios para evitar possíveis contágios.

Isso é uma prática que se está dando em realidade em toda América do Sul e que começou na cidade de Córdoba, Argentina, onde foi emitido um comunicado a todas academias e centros de ginástica e reabilitação da cidade para que “fechassem suas portas”.

Alternativas criativas para realizar pilates aos seus alunos ou pacientes:

Solucionar tudo sobre coronavirus e pilates aos clientes tem sido um tema criativo. A realização da metodologia de aulas de pilates online, em tempo presencial, é algo que já é realidade nesse momento devido ao grande crescimento das redes sociais.

Essa metodologia depende muito dos órgãos que regulam a profissão, que são normalmente o CREF ou o CREFITO de cada região.

Veja essa carta de recomendação do Crefito 3, onde pede expressamente que não realizem a metodologia dessa forma:

Pilates ajuda ao combate contra o coronavirus?

Sim, já que o sistema imunológico serve como uma proteção para os seres humanos. Ele representa a defesa de nosso corpo contra doenças, vírus e bactérias. Por este motivo, é necessário mantê-lo forte, e a atividade física, uma boa alimentação e a hidratação são os principais responsáveis por este processo.

Segundo alguns estudos, a prática de atividade física deixa mais eficiente os linfócitos T, células entre as principais em todo o trabalho de imunidade do corpo contra processos infecciosos. Em períodos como o atual, é ainda mais importante que o exercício seja realizado.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com a intensidade e o volume dos exercícios durante períodos como atuais, já que o excesso de esforço pode acabar tendo o efeito contrário e ocasionando um enfraquecimento do sistema imunológico. Citamos o exemplo de um maratonista que treina exaustivamente. Isso está contra indicado.

Conclusão do artigo sobre coronavirus e pilates

Esperamos com esse artigo de coronavirus e pilates , solucionar algumas dúvidas pertinentes ao coronavirus e ademais poder aportar um grãozinho de areia ao conhecimento de todos. Nunca está demais poder ajudar.

Agradecimentos a todos que tentaram ajudar acima de tudo nesse artigo e nossas sinceras desculpas se não conseguimos incluir todos os depoimentos recolhidos nele.

Artigo realizado por Sandro Alves, profissional de pilates , dono de estúdio de pilates e ademais titulado em Comunicação Social, que realizou entrevistas a diversos fisioterapeutas brasileiros por whatsapp.

  • Fonte:
  • https://blogs.medicinatv.com/medicofamiliajaimebarrio
  • https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/04/07/ultimas-noticias-de-coronavirus-de-7-de-abril-em-sc.ghtml

One Response

  1. Estive em aglomeração dia 15/03/2020, adotei todas as medidas de segurança e desde então me coloquei em quarenta para não correr o risco de poder estar infectada e repassar para alguém.não tenho sintomas, mas ficarei reclusa para precaução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!