Curso Online de Pilates

Curso online de Pilates!

Curso online de Pilates. É possível? Como sabemos há alguns meses fomos surpreendidos por uma situação atípica que foi o aparecimento de um vírus, o COVID-19. Ademais fomos obrigados a nos isolarmos, fechar os estúdios e parar com nossos atendimentos presenciais. Assim, diante desse cenário, precisamos nos reinventar para manter uma renda mensal.

Nem todos se adaptaram ainda às aulas e cursos online de pilates

A grande maioria dos instrutores de Pilates começou a disponibilizar vídeos, fazer lives nas redes sociais para atrair novos clientes e dar aulas online personalizadas ou em grupo para seus clientes antigos. Identificamos duas barreiras nessa nova realidade. Sabemos que nem todas as pessoas se adaptam com aulas online.

A primeira barreira: localizar necessidades dos clientes e corrigir o direcionamento do seu serviço.

Elas precisam do toque, do acompanhamento, da presença do instrutor. Será que realmente isso é mais importante do que manter o corpo em movimento mesmo a distância? Nós sabemos que não. O erro pode estar no seu cliente que não vê a real importância do exercício ou em você, que não soube fazer a venda correta do seu produto ou serviço.

A segunda barreira: falta de prática e conhecimento.

A segunda barreira é a dificuldade dos instrutores em ministrar as aulas online. Comando verbal insuficiente, ausência do toque, falta de equipamentos e acessórios do studio, falta de conhecimento no repertório de mat são alguns dos fatores que mais observamos.

A terceira barreira: falta de planejamento.

Antes de mais nada sabemos que o “boom” das aulas e cursos online aconteceu repentinamentente e por esse motivo todavia existe um despreparo no planejamento das aulas de pilates online.

Saber posicionar a câmera ao mesmo tempo que passa a instrução de determinado exercício, utilizar grupos heterogêneos (terceira idade e atletas, por exemplo) e ademais ter paciência com a caída da internet durante a aula (que pode acontecer), são somente alguns desses fatores.

Curso online de pilates vs curso presencial.

As redes sociais foram muito utilizadas para divulgação de trabalho, repertório e cursos de formação em pilates online. Sabemos que o Pilates sempre exigiu cursos, mentorias, workshops e aulas presenciais para os instrutores. Acredito que você já tenha desistido de um curso por ele ser online.

A credibilidade é muito baixa dos cursos que envolvem saúde e movimento quando não são presenciais. Ou então era. Esse novo cenário nos mostrou que certamente podemos atender e aprender muito utilizando essa nova ferramenta. Claro que devemos seguir com um olhar crítico e profissional para escolher escolas e , ademais, profissionais de qualidade. A pandemia nos abriu um novo leque, um novo ramo de mercado que anteriormente era desconhecido e muito criticado no meio do Pilates.

O curso online de pilates substitui o presencial? Qual a diferença? Será que tem credibilidade?

Em primeiro lugar, no momento em que você busque fazer um curso de certificação, seja ele online ou presencial, você sempre deve pesquisar por escolas de referência. Hoje a oferta é muito grande, então, faça uma pesquisa minuciosa antes de fazer qualquer certificação em Pilates.

Vamos pensar primeiro em tipos de curso online. Você pode encontrar formação online por envio de vídeos apenas ou com acompanhamento online e ao vivo.

Se você já tem experiência com o método, e ademais já conhece os equipamentos, o repertório e já tem dinâmica de aula, acredito que uma experiência online de aprimoramento ou mentoria nos exercícios que utilizam os equipamentos pode ser bastante enriquecedora e válida. Nesse caso se aplica tanto o envio de vídeos como o curso ao vivo. Se você não tem contato algum com o método, uma certificação completa em Pilates deverá ser presencial, pois esse tipo de vivência é fundamental para seu aprendizado.

Curso online de pilates mat, é possível?

E se pensarmos somente no mat Pilates? Seja clássico ou contemporâneo, acredito que a certificação online pode sim ser feita pelos profissionais que queiram atuar com o método.

No clássico, podem ser abordados os exercícios do repertório completo, com suas adaptações e variações. No contemporâneo, os exercícios do método com adaptações, variações e acessórios contemporâneos.

Eu particularmente dou muita importância para o comando verbal durante os atendimentos. Nos cursos que ministro presencialmente procuro sempre chamar a atenção para isso nos meus alunos. Porém, de uma forma geral, noto que a maioria não dá a devida importância para ele e isso justifica a dificuldade que muitos instrutores tiveram para fazer atendimentos online.

O comando verbal deve ser simples e claro. Você pode usar o recurso visual para demonstrar o exercício em um vídeo para seu cliente, mas não consegue corrigi-lo se não souber se expressar, pois você não tem o estímulo do toque disponível.

Qual a principal vantagem de um curso online de pilates?

Uma das vantagens que vejo nos cursos online é justamente essa. Você aprende a valorizar mais o comando verbal e treina seu olhar para corrigir seu cliente à distância. Provavelmente você terá somente um ângulo do seu aluno durante a aula, que nesse caso, é por vídeo. O olhar do instrutor muda e precisamos treiná-lo para não perder a qualidade do nosso atendimento.

Curso online de pilates substitui o presencial?

Não acho que os cursos online substituam os presenciais. Porém, acho que é sim válido pensarmos em certificações de mat Pilates online para abrangermos um público diferente, aumentarmos nosso leque de atendimento e termos outra visão do método. Defendo que há formas corretas de se fazer isso. Um profissional que nunca teve contato com o método não pode, por exemplo, ser certificado somente através de envio de vídeos. Para isso existem vários aplicativos e recursos online que podem ser feitos ao vivo, com correções e troca de experiências com uma turma de alunos.

Conclusão final:

Para concluir, acho que é um novo mercado que está crescendo e tem muito a se desenvolver. Os tempos atuais nos mostraram que sim, é possível fazer workshops, cursos e aulas online. Devemos explorar essas novas ideias e conexões virtuais no método Pilates. O importante sempre é priorizarmos a qualidade dos atendimentos, a saúde e abranger o maior número possível de pessoas que mantenham o movimento e a qualidade de vida.

Gé Horak é fisioterapeuta formada em pilates clássico e contemporâneo e teacher trainer Alves Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!