fbpx

O novo “boom” de aulas online de Pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Percebeu que recentemente ocorreu um boom nas aulas online de Pilates ao vivo? As aulas online de Pilates sem dúvida estão populares devido ao bem-estar proporcionado pela técnica.

O Pilates é um grande aliado para combater ansiedade, diminuir estresse e ademais aumentar a qualidade de vida.

Portanto, em tempos de pandemia é interessante praticar aulas de Pilates, mesmo que assistindo remotamente.

Dessa forma, você consegue manter uma atividade saudável em seu cotidiano e garante seu bem-estar.

Mulher alongando na frente do computador

A saber: criamos um índice pra você:

O boom das aulas online de Pilates e o covid-19

Por causa da pandemia, muitas atividades tiveram que ser adaptadas, inclusive as aulas de Pilates.

E a melhor forma de fazer o exercício nesse período foi online. Afinal, as aulas online de Pilates permitem copiar os movimentos e ter orientação de um bom professor.

Além disso, por estar em casa o praticante não se expõe ao risco de contrair covid-19. Garantindo o bem-estar físico e mental durante a pandemia sem precisar correr riscos.

Vale a pena participar de aulas online de Pilates?

Sim! Pilates pode ser aprendido e reproduzido em casa sem precisar de equipamentos. É óbvio que o acompanhamento presencial tem diferenciais.

No entanto, a aula online permite te treinar os movimentos e melhorar a sua saúde física e mental nesse período difícil.

Garantindo que você não fique sedentário por causa da pandemia. Afinal, o sedentarismo é um problema grave para a saúde.

Uma vez que, adotar o estilo de vida sedentário diminui a flexibilidade, pode trazer dores nas costas e em outras regiões do corpo.

Portanto, se movimentar mesmo que em casa, é importante para ter evolução na prática de Pilates e garantir sua saúde.

Mulher realizando aula online de pilates

Vantagens e desvantagens de aulas online.

Decerto que existem muitos fatores a pensar na hora de escolher uma aula online. Ainda mais que existem diversos tipos de aulas como aulas de pilates online para principiantes, aulas de pilates online para gestantes e muitas mais.

Portanto fizemos uma lista das principais vantagens e desvantagens de realizar uma aula online de pilates ao vivo.

Vantagens:

  • Em primeiro lugar existe a flexibilidade em relação ao tempo, você pode coordenar suas aulas com o professor e estar pronto logo depois da aula para fazer outras coisas.
  • Pois em segundo lugar está o fato de realizar a aula desde a comodidade da sua casa. Você aprende no seu ambiente onde tem total liberdade.
  • Já em terceiro lugar podemos dizer que quase sempre as aulas online possuem custos mais baixos em relação as aulas presenciais.
  • E por último temos ademais o fato de economizar em relação aos gastos extras como transporte e alimentação.

Desvantagens

  • Decerto o primeiro fator é não ter um professor que te corrija através do “toque” para ajeitar sua postura. Quando realizamos uma aula online devemos ser auditivos e visuais e não tão táteis.
  • Em segundo lugar está o fato de que o aluno deve ter uma auto disciplina forte, já que não tem o fator motivacional da presença física do grupo e do professor.
  • Por último está a possibilidade de distração que é provável que aconteça em casa se passa o seu gato ou cachorro, se sua mãe te chama ou coisas do tipo. Isso não aconteceria na aula presencial.

Como fazer uma aula online?

Com efeito de realizar uma excelente aula, existem diversas plataformas de video conferências que você pode usar. Todas são bem intuitivas. Em primeiro lugar selecionamos as mais famosas:

  • Google Meet
  • Zoom
  • Microsoft Teams
  • Jitsi
  • Cisco Webex
  • ezTalks

Essas plataformas anteriores possuem uma ótima relação de quantidade de pessoas vs funçōes.

Ademais existem outro meios e formas de realizar suas aulas assim que em segundo lugar, no meu ponto de vista, estariam:

  • Skype
  • Facebook Messenger
  • Whereby
  • Whatsapp

Se quiser saber mais sobre as melhores apps para aulas online deixamos o link nessa mesma frase.

Existe mais de um tipo de sistema de aula de pilates?

Sim. Existem as aulas ao vivo online e as aulas tipo video aulas.

Aulas ao vivo e online:

Com certeza é o sistema que mais se utiliza já que o professor comparte o momento da sua aula contigo e te guia passo a passo.

A presença do seu professor ao vivo, mesmo que online é essencial para você aprender melhor. Aliás o professor pode te corrigir caso algum exercício não seja bem executado , o que não aconteçe na forma de video aula.

Video Aula:

Nesse tipo de aula o aluno faz uma aula de um video já gravado antes pelo professor. Também é possível realizar as aulas conforme o seu tempo e disponibilidade.

A saber: nesse caso, não é preciso agendar dias e nem horários mas você deverá ter com certeza, mais força de vontade, já que seu professor não vai estar interagindo contigo a toda hora.

É provável que para assistir as aulas, deva ter um link de acesso exclusivo a uma plataforma de videos.

Pilates em estúdio é melhor?

Não há como negar que, o Pilates em estúdio com o acompanhamento de um professor através do toque corretor oferece qualidade de treino.

Afinal, o acompanhamento é o grande diferencial nesse caso. O profissional pode definir presencialmente quais são os melhores exercícios para você.

Sempre adaptando as suas necessidades ao treino, para que os exercícios melhorem a sua qualidade de vida.

E essa é a grande vantagem de treinar Pilates como exercício, afinal, a técnica é inteiramente adaptável.

E essa vantagem pode se perder quando o treino é feito à distância, sem que o professor possa tocar o aluno.

Além disso, na aula online o professor acaba ficando limitado a passar exercícios que possam ser copiados sem equipamentos.

Mas isso não significa de forma alguma, que é melhor aproveitar o isolamento para descansar e voltar aos exercícios depois.

O ideal é buscar um profissional do método que possua o melhor curso de pilates possível para alcançar resultados a curto prazo.

Esse período difícil pode ser usado inclusive, para começar na técnica e melhorar seus treinos quando tudo se normalizar.

Aula online de pilates solo ou com acessórios de pilates?

Do mesmo modo que seu professor pode realizar uma aula de pilates solo, ele também pode realizar essa aula com diversos acessórios. Existem alguns que são específicos do pilates clássico e por certo, outros que são do pilates moderno.

Mas o mais notável de tudo é que com o boom das aulas de pilates online todos os profissionais do método começaram a buscar peças de pilates “modernas” por assim dizer.

Neste caso estão as garrafinhas de água PET, os cabos de vassoura que servem como bastōes, meias calças que servem como faixas elásticas e muitas mais.

Por que fazer aulas online de pilates?

Sempre que pensamos em período de isolamento social, é importante se atenta à saúde mental das pessoas.

Afinal, o isolamento é um período complexo e cada pessoa encara de uma forma. Quem tem o hábito de passar grande parte de seu dia na rua, tende a ter maior dificuldade de se manter em isolamento social por muito tempo.

No entanto, por causa do início da pandemia essa é a conduta que mais se adequou para resguardar a própria saúde e cuidar de todos.

Portanto, adotar o Pilates nesse período é uma boa ideia. Tendo em vista que, o exercício ajuda a controlar ansiedade e manter a depressão longe.

Ao mesmo tempo que se exercita, mantendo o sedentarismo longe de sua rotina, você estará focando sua mente no presente.

E isso é muito importante para evitar as crises de ansiedade. Dessa forma, você consegue superar o isolamento cuidando da sua saúde como um todo.

Tal qual o corpo é visto por Pilates, como uma unidade que precisa funcionar de forma harmônica.

Mulher realizando exercício swan na aula de pilates online

Com que frequência devo fazer Pilates em casa?

Não é raro a dúvida em relação à frequência ideal de treinos de Pilates em casa, afinal, o aluno fica livre para se exercitar quando quer.

Portanto, é preciso ter cuidado com a constância para que ela permita a progressão dos movimentos. No entanto, sem expor o praticante ao risco de lesões que podem ocorrer por causa do excesso de exercícios.

Sempre que possível, o ideal é praticar Pilates entre 2 e 3 vezes na semana. Se você pretende se exercitar todos os dias, pode intercalar a prática com outra modalidade de sua preferência.

Dessa forma, consegue obter benefícios de dois exercícios diferentes e sempre prioriza sua saúde.

Como é o processo de agendar uma aula online de pilates ao vivo?

Em primeiro lugar se agenda um horário com o professor ou coordenador técnicos para identificar que será enfim seu o plano de treinamento ideal. A sua aula pode ser personalizada ou grupal.

Você pode escolher a grupa mas se você tiver alguma patologia é melhor agendar aulas com poucas pessoas ou de forma individual. Dessa forma terá mais atenção do professor e portanto mais foco na sua restrição. É o que indico se você tiver alguma, dor crônica ou qualquer limitação.

Geralmente as aulas são vendidas por pacotes de aulas ou meses. De fato é normal que ao pagar por mais aulas, os preços baixem. Pagar por uma aula única é com certeza mais cara do que o preço individual de uma aula em um plano ou pacote de aulas.

Minha opinião pessoal? Aconselho a comprar 2 a 3 aulas por semana em um pacote de mínimo 3 meses.

Você vai poder fazer todas as aulas do conforto da sua casa, mantendo o corpo em movimento e se cuidando sempre que possível.

Como deveria ser construída a aula de pilates online em si?

Todas as aulas, seja de pilates original, clássico ou moderno, devem ter 3 partes específicas. São elas:

  • Aquecimento
  • Aula
  • Volta a calma

Em primeiro lugar toda aula de pilates deve ter a parte do aquecimento. É onde o professor realiza o processo de início da aula com efeito de preparar o corpo para tal. Aqui encontramos componentes de respiração, mobilidade do corpo e ademais alongamento inicial, que não seja excessivo.

Já em segundo lugar o professor realiza sua aula de pilates online com enfoque no treinamento integral de todo o corpo.

De acordo com o que expliquei na lista anterior, o final da aula é com a volta à calma. Nessa parte voltamos os latidos do coração à normalidade do que o metabolismo basal exige no nosso dia a dia.

Exercícios de Pilates Online em casa

Separamos pra você alguns videos de exercícios de pilates que você pode fazer em casa, do canal Alves Pilates do Youtube. Fique a vontade para ver quando quiser.

Exercício de braços

Exercício de braços e pernas

Exercício de abdominais oblíquos

Em conclusão….

Quem já fazia Pilates com maior frequência em estúdio, pode aproveitar a disponibilidade de tempo e manter o ritmo anterior à pandemia.

De modo que, o exercício ajude a manter seu bem-estar durante esse período único na história da humanidade.

Aproveite o tempo em casa para cuidar mais de si e fazer todas as coisas que gosta, seu corpo encontrará a frequência ideal.

Artigo supervisado por Sandro Alves, profissional de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!