fbpx

O que é MAT Pilates e como funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

MAT Pilates é uma modalidade que vem se tornando bastante popular, principalmente por seus benefícios. Em pouco tempo de prática, o aluno já nota uma mudança física.

No entanto, muitos ainda não sabem exatamente no que consiste o MAT Pilates e quando vale a pena recorrer a essa modalidade.

Para que você sane suas dúvidas, separamos algumas informações valiosas sobre o MAT Pilates e seu funcionamento. De modo que, você tenha toda a informação que precisa para que possa começar a modalidade, em casa ou em estúdio.

Exercício en pilates mat

O que é MAT Pilates?

O MAT Pilates é uma técnica que usa os movimentos básicos do Pilates, mas não utiliza molas durante os exercícios. Por isso, a técnica só utiliza o MAT (colchonete no chão).

Dessa forma, o corpo é o principal instrumento de trabalho durante uma aula de MAT Pilates. Em que os exercícios são extremamente concentrados na respiração correta, para que sejam adequadamente executados.

Durante o treino de MAT Pilates, o corpo tem os músculos trabalhados duas vezes, por serem alongados e tonificados ao mesmo tempo.

Ao utilizar o corpo como carga, a dificuldade de realizar os movimentos aumenta. O que faz com que, seja preciso ter total controle do corpo e concentração durante a aula.

Para que, durante uma aula todos os movimentos sejam executados com perfeição.

Mat pilates moderno
Mat pilates moderno

Quais são os benefícios de optar por MAT Pilates?

Ao optar por essa modalidade de Pilates, você terá os seguintes benefícios em sua rotina:

  • Aperfeiçoa a flexibilidade;
  • Melhora da postura e alinhamento do corpo;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Aumenta a resistência física;
  • Desenvolve a coordenação motora;
  • Evita a retenção de líquidos no corpo;
  • Evolui a capacidade respiratória de quem pratica a técnica;
  • Melhora da respiração torácica;
  • Alívio de dores no corpo.

Esses são apenas alguns dos benefícios de praticar na sua rotina o MAT Pilates. Tendo em vista que, a técnica é interessante para pessoas de todas as idades.

Que poderão usar o Pilates como uma ferramenta para sair do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.

Tendo em vista que, a aula além de ser benéfica é relaxante e não proporciona desgaste físico. Portanto, pessoas com diferentes condições de saúde podem se beneficiar de uma boa aula de MAT Pilates.

Mat pilates clássico
Mat pilates clássico

Pode ser feito em casa

O treino de MAT Pilates pode ser aprendido e executado sem precisar sair de casa. Com a pandemia, as pessoas passaram a procurar exercícios para executar em casa.

E o Pilates pode ser realizado em qualquer espaço da sua casa, mesmo em locais menores. E por isso, a técnica passou a ser ensinada em videoaulas.

Permitindo que mais pessoas conheçam e se beneficiem do Pilates nesse período, levando a técnica para a vida.

Afinal, o Pilates é um grande aliado da saúde física e mental. Por isso mesmo, é uma técnica interessante nesse período socialmente complicado.

Sendo uma boa opção para quem deseja sair da condição sedentária, sem precisar ficar inteiramente dolorido após o treino.

Além de ser positivo, para gastar a energia física em algo que dá retorno para sua própria saúde.

Trabalha o corpo inteiro ao mesmo tempo

Outra curiosidade interessante sobre o MAT Pilates é que, a modalidade trabalha o corpo inteiro ao mesmo tempo.

Portanto, o seu corpo ganha tônus muscular em todas as regiões, o que é importante para uma postura alinhada e corpo saudável.

Uma musculatura harmoniosa e bem fortalecida, evita sobrecargas sobre alguns músculos e articulações. Com a prática de Pilates, a movimentação do seu corpo passa a ser fluída e natural.

Esse é um aspecto muito importante para a qualidade de vida. Uma vez que, ao evitar sobrecargas é possível evitar lesões e suas complicações.

Prepare o ambiente para o MAT Pilates

Está pensando em praticar MAT Pilates em casa? Então é interessante preparar seu ambiente para que você possa fazer seu exercício com eficiência.

Uma música relaxante em som baixo, por exemplo, é uma maneira de preparar seu espaço para começar seu treino. Sempre que houver necessidade, afaste os móveis logo antes de seu treino.

Dessa forma, você evita perder algum movimento por não ter espaço suficiente ou ter que parar seu momento de treino para organizar melhor o espaço.

Mesmo em casa, vista roupas adequadas para seu treino. De modo que, suas roupas não impeçam os movimentos fluídos de seu corpo.

É importante que você possa se sentir confortável para esticar o corpo todo. Caso contrário, terá dificuldades de executar alguns dos movimentos propostos no treino.

Sempre tenha consigo uma garrafinha de água para consumir conforme necessitar durante o treino. E dedique-se! Cada movimento deve ser feito com concentração e foco total para ter o máximo de resultado.

Agora que você finalmente sabe o que é MAT Pilates e como funciona, aproveite! Se for possível, experimente uma aula, seja em casa ou em estúdio e não deixe para depois.

Sandro Alves, professor de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!