fbpx

O Pilates Pode Ajudar Na Reabilitação Respiratória Pós COVID-19?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O COVID 19 tem sido a preocupação do mundo no último ano, e a reabilitação respiratória de pessoas com o vírus por meio do pilates é crucial em sua recuperação.

Isso porque o pilates é conhecido não somente pelas suas funçōes de melhorar o tônus físico do músculo, mas também para tratar algumas patologias.

Por exemplo, no método é possível trabalhar a capacidade de respiração e melhorar a forma de “estocar” o ar nos pulmões, algo muito sério para quem passou por um vírus grave.

Para os pacientes que venceram o COVID 19 é crucial cuidar da saúde e de sua forma de respirar, pois é aí onde o vírus mais se revela.

Reabilitação Respiratória Pós COVID 19 Com Pilates

Reabilitação Respiratória Pós COVID 19 Com Pilates

Os cuidados com o COVID 19 não podem acabar mesmo que a pessoa já tenha contraído e se livrado da doença. Isso porque a reabilitação é fundamental para que outros problemas não surjam.

Sendo assim, não é porque você se livrou da doença que o seu corpo está 100% de novo. Muito pelo contrário, a reabilitação serve para deixar mais forte o pulmão debilitado.

O motivo do cuidado constante é por conta do impacto que a doença pode ter e ainda por causa dela reduzir a capacidade pulmonar.

Portanto, é vital que haja um equilíbrio entre a força do músculo ao se expandir e a força elástica gerada pelo sistema em alto volume.

Então, para que se possa manter íntegra a função muscular e respiratória, acaba sendo essencial que sejam feitos trabalhos nesses músculos.

E é aqui que o método pilates age, pois ele altera os músculos que envolvem a respiração e faz com que haja uma melhora na função pulmonar.

Quando uma pessoa contrai o coronavírus, o órgão mais afetado pela doença é o pulmão. Há pacientes que não possuem sintoma algum, no entanto, há outros que precisam até “entubar” para melhorar .

Ao chegar nesse ponto o dano se torna tão grave que o paciente vai precisar do máximo de apoio respiratório para que consiga lutar contra a doença.

Ademais essas pessoas mais afetadas, precisam ter a melhor recuperação entre todas, pois elas ainda lidam com as sequelas deixadas pelo vírus.

Uma dessas sequelas, por exemplo, é a fibrose pulmonar que se caracteriza como algo progressivo fazendo com que a deterioração da função pulmonar se espalhe.

Assim, os pacientes acabam se tornando menos ativos de modo físico e isso afeta de forma negativa em sua capacidade funcional e na sua qualidade de vida.

Como a reabilitação respiratória através do pilates pode ajudar?

O pilates ajudará o paciente a melhorar as sua funçōes físicas proporcionando um bem-estar maior. Tudo isso através dos exercícios feitos.

E por sua vez, quando você utiliza o pilates com um propósito, você acaba por melhorar outros fatores como:

  • A coordenação respiratória;
  • Melhorar a musculatura abdominal;
  • Fortalecimento de outros músculos do tronco;
  • Entre outras mudanças.

Quando se utiliza do pilates para fazer uma reabilitação, os exercícios que acabam sendo propostos têm ênfase na respiração ao começar o movimento.

Assim, torna-se possível organizar o tronco e melhorar os músculos inspiratórios e cervicais de modo sincronizado com a ação do músculo, fazendo com que a ventilação pulmonar melhore.

Dessa maneira, por conta de um maior fluxo sanguíneo a pessoa se torna mais resistente ao cansaço.

Por que se deve trabalhar a respiração no pilates?

Dentro do pilates a respiração serve para que você conduza melhor os movimentos feitos. No entanto para aqueles que precisam de reabilitação respiratória dentro do pilates, o método também serve.

Então sempre que o aluno fizer os movimentos terá um controle maior de sua musculatura e assim, terá bons resultados mesmo após o exercício.

Ao executar o exercício de respiração, você pode relaxar o seu corpo e aliviar as tensões ao mesmo tempo em que você vai trabalhar o músculo.

A respiração profunda ativa o CORE e estabiliza tanto a coluna quanto os músculos através da oxigenação, e assim faz com que a postura melhore.

Além disso, trabalhar a respiração no pilates evita com que infecções apareçam pois a troca de gases é elevada e faz com que o ar residual seja trocado e mantenha o pH do pulmão em um nível ideal.

O que acontece quando se tem uma respiração adequada?

Quando você treina sua respiração, algo que acontece é você ter uma melhor disposição. Ao respirar corretamente, se torna possível fortalecer o sistema imunológico.

Desse modo, inúmeros outros fatores dentro do nosso corpo acabam sendo atingidos para melhor como:

  • Combate a doenças respiratórias;
  • Menos enxaquecas;
  • Digestão;
  • Mais eliminação de toxinas;
  • Maior disposição;
  • Entre outros.

Para que esses benefícios tenham seu proveito, acaba sendo necessário usar os músculos do tórax e das costas para que a caixa torácica se amplie na hora de respirar.

A respiração torácica deve acontecer de modo lento e contínuo durante todo o exercício. O pilates trabalha muito com técnicas.

E quando se trata de reabilitação respiratória, o pilates tem papel fundamental na hora de tratar o paciente e o conduzir a sua melhora.

Se você é um profissional da saúde, e quer saber mais sobre as técnicas utilizadas, então talvez tenha interesse em conhecer o se aperfeiçoar no método pilates.

Este curso te oferecerá todo conhecimento necessário para aplicar as técnicas em sua profissão. Portanto, desde o conhecimento técnico ao conhecimento prático, tudo acabará sendo passado.

Se você quer acrescentar mais especialidades em seu currículo então não deixe de conferir a grade do curso e tudo o que ele pode te oferecer.

Conclusão

Conclusão

A reabilitação respiratória por meio do pilates para quem contraiu o COVID 19 é fundamental para que a pessoa consiga melhorar de modo saudável.

Isso porque o pulmão, que é o órgão mais afetado pelo vírus, ainda fica bastante frágil e debilitado, podendo ser infectado por outros fatores externos.

Sendo assim, fortalecer a musculatura se faz essencial para se manter saudável e o pilates pode ajudar muito bem nisso devido aos seus métodos.

Deixe então sua opinião sobre este artigo aqui nos comentários e nos diga se você já sabia sobre as vantagens que o pilates proporciona na respiração.

Dani Castro, fisio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!