Você se interessou no assunto, mas não sabe para quem o pilates é indicado? Então calma pois nesse conteúdo separamos tudo o que você precisa saber sobre ele.
Isso porque o método, apesar de muita gente falar dele, ainda é uma prática recente a qual nem todas as pessoas possuem acesso e não sabem do que se trata, mesmo que leiam os melhores livros de pilates.
Há uma confusão entre pilates e alongamento pois as pessoas consideram ambas a mesma coisa. Mas a verdade é que o pilates vai muito além disso.
Se você então quer melhorar sua qualidade de vida e desenvolver melhor tanto sua musculatura, postura, concentração e saúde mental você deve conhecer o que o pilates tem a oferecer.
Para Quem O Pilates É Indicado?
Para que você saiba de forma completa para quem o pilates é indicado, você deve então conhecer sua história desde o início.
A atividade acabou sendo fundada pelo alemão chamado Joseph Pilates lá pelos anos de 1920. O inventor construiu não só a metodologia como também seus equipamentos.
Pilates buscou através desta nova técnica um meio de você conseguir conectar mente e corpo em uma só atividade. Assim, o indivíduo poderia restaurar não só sua saúde como também sua qualidade de vida.
Apesar de tanto tempo sendo praticada, no Brasil o pilates começou a crescer na década de 2000. Portanto, a atividade ainda soa como algo novo para muita gente.
Mas conforme a prática vai avançando e as pessoas têm conhecimento, maior acaba sendo o interesse na atividade.
Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber é que o pilates vai te garantir um ótimo condicionamento físico. Além disso, ele tem muito uso por fisioterapeutas.
Isso porque a metodologia garante uma reabilitação física e ainda é uma ótima aliada para quem deseja perder peso junto a outras atividades.
Uma das principais vantagens que o pilates possui é ser acessível para todas as pessoas. Portanto, desde crianças até idosos podem executá-lo.
E não importa se você tem alguma limitação, o pilates não exclui ninguém mas sim, se adapta a condição da pessoa. Do nível básico ao avançado, você consegue aproveitar tudo.
Como funciona o pilates?
O pilates funciona da seguinte maneira: nenhum movimento é feito ao acaso. Portanto, tudo exige uma precisão e uma consciência tanto corporal quanto mental.
Muitas pessoas da área de fisioterapia, como dissemos, se utilizam do pilates para realizar uma reabilitação eficaz em seus pacientes.
Então, se você é um profissional da área de saúde e deseja abranger seus conhecimentos, o ideal para você é realizar o curso de formação em pilates.
Lá, você tem tudo o que é necessário para conhecer a técnica e saber como aplicá-la com seus alunos. Desde a teoria até a prática.
O pilates tem como objetivo algo muito simples que é fortalecer a musculatura e promover uma maior mobilidade nas articulações a partir da reeducação dos movimentos.
Portanto, ele proporciona ao indivíduo uma maior fortificação, consciência corporal, melhor postura e músculos mais saudáveis.
Então o pilates vem a ser a soma de diversos fatores que fazem bem para a saúde.
E ademais que busca conectar no meio disso, corpo e mente para que haja um equilíbrio.
Vamos conhecer mais do método:
Por se tratar de um método completo, como dissemos, o pilates pode acabar sendo feito por várias pessoas. Alguns dos aspectos que você pode tratar com ele são:
- Aspectos corporais;
- Tonificação muscular;
- Obesidade e hipertensão;
- Postura;
- Condicionamento físico;
- Respiração;
- Alongamento;
- Relaxamento;
- Alívio de tensão, ansiedade e estresse;
- Entre outras coisas.
O pilates trabalha com seis princípios básicos que são concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez. Dito isso, é fácil dizer o quanto ele é benéfico.
Então se você sente que no seu dia a dia você precisa de uma melhor movimentação e que deve melhorar sua qualidade de vida, o pilates é o programa voltado para você.
Por conta de seus movimentos precisos, você consegue ter um aumento de sua resistência tanto física quanto mental e uma melhora em suas patologias.
Para quem sofre com dores nas costas, o pilates tem vários exercícios que focam no tratamento dessa dor. Além disso, consegue melhorar sua postura e prevenir outros incômodos.
Pontos que o pilates trabalha
Outra coisa que o pilates faz muito bem é trabalhar a parte mental do aluno. A tal ponto, que se a prática da atividade for combinada com alguma terapia, pode-se ver o alívio dos sintomas mais rápidos.
Portanto a ansiedade e depressão passam a ser distúrbios um pouco mais fáceis de lidar com o tempo e bastante prática.
Além disso tudo, se pode usar o pilates como um tratamento para dores crônicas e para prevenção de lesões, pois aumenta o condicionamento físico do indivíduo.
Saber para quem o pilates é indicado é fácil pois por se tratar de uma atividade que não se utiliza de pesos ou aparelhagens complexas, qualquer um pode praticar.
Ainda, a técnica pilates se mostra ótima pois permite ao aluno utilizar o peso do próprio corpo.
Portanto, em qualquer lugar e a qualquer hora, a pessoa pode praticar o pilates, desde que tenha espaço o suficiente para fazê-lo.
E de acordo com os objetivos que cada aluno deseja, acaba sendo possível se utilizar também de aparelhos para potencializar o exercício.
Por exemplo, o uso de molas pode servir para que um movimento ganhe uma maior dificuldade ou ajude algum aluno a executá-lo melhor.
Conclusão
Por fim, se você tinha dúvidas sobre para quem o pilates é indicado, com esse conteúdo você pôde ver que qualquer um pode praticá-lo.
Isso porque ele é uma atividade simples, mas precisa, que faz com que todo o corpo de dentro para fora tenha um melhor condicionamento.
Então, através dele acaba sendo possível melhorar várias áreas de nossa vida relacionadas à saúde e assim, fazer com que o condicionamento físico se mantenha fortalecido.
Nos conte aqui se você tem interesse em praticar pilates e quais suas dúvidas sobre a atividade. Compartilhe este conteúdo para que outras pessoas o vejam.