fbpx

Para Quem O Pilates É Indicado? O Guia Completo Sobre o Assunto!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você se interessou no assunto, mas não sabe para quem o pilates é indicado? Então calma pois nesse conteúdo separamos tudo o que você precisa saber sobre ele.

Isso porque o método, apesar de muita gente falar dele, ainda é uma prática recente a qual nem todas as pessoas possuem acesso e não sabem do que se trata, mesmo que leiam os melhores livros de pilates.

Há uma confusão entre pilates e alongamento pois as pessoas consideram ambas a mesma coisa. Mas a verdade é que o pilates vai muito além disso.

Se você então quer melhorar sua qualidade de vida e desenvolver melhor tanto sua musculatura, postura, concentração e saúde mental você deve conhecer o que o pilates tem a oferecer.

Para Quem O Pilates É Indicado?

Para Quem O Pilates É Indicado

Para que você saiba de forma completa para quem o pilates é indicado, você deve então conhecer sua história desde o início.

A atividade acabou sendo fundada pelo alemão chamado Joseph Pilates lá pelos anos de 1920. O inventor construiu não só a metodologia como também seus equipamentos.

Pilates buscou através desta nova técnica um meio de você conseguir conectar mente e corpo em uma só atividade. Assim, o indivíduo poderia restaurar não só sua saúde como também sua qualidade de vida.

Apesar de tanto tempo sendo praticada, no Brasil o pilates começou a crescer na década de 2000. Portanto, a atividade ainda soa como algo novo para muita gente.

Mas conforme a prática vai avançando e as pessoas têm conhecimento, maior acaba sendo o interesse na atividade. 

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa saber é que o pilates vai te garantir um ótimo condicionamento físico. Além disso, ele tem muito uso por fisioterapeutas.

Isso porque a metodologia garante uma reabilitação física e ainda é uma ótima aliada para quem deseja perder peso junto a outras atividades.

Uma das principais vantagens que o pilates possui é ser acessível para todas as pessoas. Portanto, desde crianças até idosos podem executá-lo.

E não importa se você tem alguma limitação, o pilates não exclui ninguém mas sim, se adapta a condição da pessoa. Do nível básico ao avançado, você consegue aproveitar tudo.

Como funciona o pilates?

O pilates funciona da seguinte maneira: nenhum movimento é feito ao acaso. Portanto, tudo exige uma precisão e uma consciência tanto corporal quanto mental.

Muitas pessoas da área de fisioterapia, como dissemos, se utilizam do pilates para realizar uma reabilitação eficaz em seus pacientes.

Então, se você é um profissional da área de saúde e deseja abranger seus conhecimentos, o ideal para você é realizar o curso de formação em pilates.

Lá, você tem tudo o que é necessário para conhecer a técnica e saber como aplicá-la com seus alunos. Desde a teoria até a prática.

O pilates tem como objetivo algo muito simples que é fortalecer a musculatura e promover uma maior mobilidade nas articulações a partir da reeducação dos movimentos.

Portanto, ele proporciona ao indivíduo uma maior fortificação, consciência corporal, melhor postura e músculos mais saudáveis.

Então o pilates vem a ser a soma de diversos fatores que fazem bem para a saúde.

E ademais que busca conectar no meio disso, corpo e mente para que haja um equilíbrio.

Vamos conhecer mais do método:

Para Que O Método Pilates É Indicado

Por se tratar de um método completo, como dissemos, o pilates pode acabar sendo feito por várias pessoas. Alguns dos aspectos que você pode tratar com ele são:

  • Aspectos corporais;
  • Tonificação muscular;
  • Obesidade e hipertensão;
  • Postura;
  • Condicionamento físico;
  • Respiração;
  • Alongamento;
  • Relaxamento;
  • Alívio de tensão, ansiedade e estresse;
  • Entre outras coisas.

O pilates trabalha com seis princípios básicos que são concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez. Dito isso, é fácil dizer o quanto ele é benéfico.

Então se você sente que no seu dia a dia você precisa de uma melhor movimentação e que deve melhorar sua qualidade de vida, o pilates é o programa voltado para você.

Por conta de seus movimentos precisos, você consegue ter um aumento de sua resistência tanto física quanto mental e uma melhora em suas patologias.

Para quem sofre com dores nas costas, o pilates tem vários exercícios que focam no tratamento dessa dor. Além disso, consegue melhorar sua postura e prevenir outros incômodos.

Pontos que o pilates trabalha

Outra coisa que o pilates faz muito bem é trabalhar a parte mental do aluno. A tal ponto, que se a prática da atividade for combinada com alguma terapia, pode-se ver o alívio dos sintomas mais rápidos.

Portanto a ansiedade e depressão passam a ser distúrbios um pouco mais fáceis de lidar com o tempo e bastante prática.

Além disso tudo, se pode usar o pilates como um tratamento para dores crônicas e para prevenção de lesões, pois aumenta o condicionamento físico do indivíduo.

Saber para quem o pilates é indicado é fácil pois por se tratar de uma atividade que não se utiliza de pesos ou aparelhagens complexas, qualquer um pode praticar.

Ainda, a técnica pilates se mostra ótima pois permite ao aluno utilizar o peso do próprio corpo.

Portanto, em qualquer lugar e a qualquer hora, a pessoa pode praticar o pilates, desde que tenha espaço o suficiente para fazê-lo.

E de acordo com os objetivos que cada aluno deseja, acaba sendo possível se utilizar também de aparelhos para potencializar o exercício.

Por exemplo, o uso de molas pode servir para que um movimento ganhe uma maior dificuldade ou ajude algum aluno a executá-lo melhor.

Conclusão

Conclusão

Por fim, se você tinha dúvidas sobre para quem o pilates é indicado, com esse conteúdo você pôde ver que qualquer um pode praticá-lo.

Isso porque ele é uma atividade simples, mas precisa, que faz com que todo o corpo de dentro para fora tenha um melhor condicionamento.

Então, através dele acaba sendo possível melhorar várias áreas de nossa vida relacionadas à saúde e assim, fazer com que o condicionamento físico se mantenha fortalecido.

Nos conte aqui se você tem interesse em praticar pilates e quais suas dúvidas sobre a atividade. Compartilhe este conteúdo para que outras pessoas o vejam.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!