fbpx

10 dicas de livros de pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

10 dicas de livros de pilates é um artigo criado com o intuito de oferecer uma visão universal do método pilates.

Tudo isso através de diversas obras escritas por renomados autores. Existem muitos livros com o tema “Pilates” no mercado. Com tanta diversidade de leitura separei pra vocês aqueles que realmente fizeram uma grande diferença na minha vida.

São livros complementários a qualquer formação em pilates.

É muito importante que todos nós conheçamos as origens do método pilates assim como todos os benefícios do método.

Espero que gostem!

Melhores livros de pilates

Aqui embaixo deixo a lista dos livros. Se quiser saber detalhes de cada um, é só fazer clic nele.

  1. A obra completa de Joseph Pilates (Your health + Return to life trhough contrology)
  2. Anatomia do Pilates
  3. O corpo pilates
  4. Guia completo de pilates
  5. Pilates com a bola
  6. Joseph Pilates
  7. Hubertus Joseph Pilates
  8. Pilates terapêutico
  9. O método pilates de acondicionamento físico e mental
  10. Leão enjaulado (Caged lion)
  11. Carola Trier
  12. Mat pilates

Sim, coloquei dois a mais de bônus pra você!

Em primeiro lugar vamos com a lista dos melhores livros de pilates traduzidos para o português:

Livro número 1 (de nossas 10 dicas de livros de pilates):

“A obra completa de Joseph Pilates”.

O melhor livro de pilates, para mim, é o que foi criado pelo mestre que criou a metodologia.

E essa obra é uma junção de dois livros que foram escrito pelo próprio mestre Joseph Pilates. Por isso escolhi colocar esse livro na primeira posição. Uma riqueza de detalhes sobre a saúde e ademais sobre a forma de fazer os exercícios que não posso explicar com palavras.

De maneira idêntica aos originais que estão escritos em inglés, encontraremos também a versão 2 em 1 em português.

Por que eu chamo de versão 2 em 1?

Porque esse livro é a junção de dois livros escritos pelo próprio mestre, sem alteraçōes.

Um deles é o “Your health” e o outro é o “Return to life through contrology”.

Qual o conteúdo desse livro top de pilates 2 em 1?

Para descrever melhor vou explicar o que consta em cada metade do livro:

Primeira metade do livro: Your Health (Sua saúde)

A saber:

Esse foi o primeiro livro publicado pelo criador da metodologia.

Esse livro tem sua 1a versão de publicação em 1934.Ademais esta nova reimpressão de Your Health inclui as filosofias, princípios e teorias sobre saúde e preparo físico de Joseph Pilates do início do século 20.

Aliás ele baseia seu trabalho no conceito de corpo e mente equilibrados, baseando-se na abordagem adotada primordialmente pelos primeiros gregos.

Embora algumas de suas filosofias pessoais refletissem as opiniões do início do século 20, suas doutrinas atléticas e de fitness estavam anos à frente de seu tempo.

O que encontraremos na primeira metade do livro “A obra completa”, de Joseph Pilates?

Os leitores conhecerão principalmente suas observações e conclusões sobre a abordagem das pessoas em relação à aptidão.

Ele revela os resultados de décadas de estudo científico e experimentação.

Surpreendentemente encontraremos uma verdadeira pesquisa sobre uma variedade de problemas que alteram o equilíbrio do corpo e da mente.

Esse livro possui ademais declarações extraordinárias sobre os benefícios de sua ciência definida de “Contrologia”.

Define ademais esta ciência de forma muito especial para que todos possam ler e entender. Neste livro, ele exemplifica e esclarece o impacto benéfico de seu trabalho.

Sim, temos que pensar que Joseph Pilates chamava seu método de Contrologia e que o nome foi alterado com o tempo, pelos próprios alunos.

Tudo isso porque eles diziam: “Let’s go to Pilates” (vamos pro Pilates/ sobrenome de Joseph).

Segunda metade do livro “A obra completa de Joseph Pilates”: Return to life through Contrology (Retorno à vida através da Contrologia)

O que veremos aqui nesse incrível livro publicado em 1945?

Pilates verdadeiro e original feito pelo mestre sem nenhuma alteração na metodologia e na forma de ensino, por nenhum discípulo.

Surpreendentemente foi escrito em pleno período de finalizacão da II Guerra Mundial e só para ilustrar:

Joseph fez questão de publicar muitas fotos passo a passo que ensinam como executar seus exercícios conforme as fotos.

Possui uma leitura simples, clara e didática para a metodologia e é de fácil entendimento.

Na Amazon você pode encontrar “A obra completa de Joseph Pilates”. Separamos já o melhor preço, se você quiser saber mais:

O retorno a vida pela contrologia. Sua saúde

Livro número 2 de nossas 10 dicas de livros de pilates:

Anatomia do Pilates de Rael Isacowitz  e Karen Clippinger

Um dos primeiro livros que li sobre a metodologia Pilates, com detalhes anatômicos de músculos e exercícios com uma aproximação contemporânea ao pilates original e clássico.

Muitos exercícios estão modificados da metodologia clássica e da original, ou seja, não é um livro para quem quer aprender a sequência dos exercícios fielmente como construiu o criador Joseph Pilates mas é o melhor livro da atualidade para anatomia do pilates.

E se pensamos em musculatura exercitada, veremos que a variação anatômica dos músculos é quase idêntica aos dos exercícios originais e clássicos.

Muita atenção: disse anatômica e não biomecânica, para que não se confundam depois. Opinião pessoal: de conformidade com o descrito anteriormente é o melhor livro dos dias atuais para você que quer analizar músculo a músculo cada exercício de pilates do mat.

Nosso livro número 3 do artigo “10 dicas de livros de pilates” é…. “O corpo pilates”, de Brooke Siler

Um livro apaixonante que aborda muitos aspectos do que Joseph revelou pra gente sob uma visão de pilates clássico de Romana Kryzanowska, aluna direta do mestre Joseph Pilates.

Brooke Siller, a autora do livro, aprendeu pilates com Romana, que criou o sistema básico, intermédio e avançado de aprender os exercícios pilates, uma vez que o mestre Joseph Pilates faleceu.

Quem é a autora?

Só para ilustrar: Brooke Siler começou seu treinamento de Pilates com a aluna de Joseph Pilates, Romana Kryzanowska em 1994 e passou uma década sob a tutela magistral de Romana, desfrutando de sua experiência e sabedoria.

Ela abriu seu estúdio premiado em Nova York, re: AB Pilates, em 1997 e foi rapidamente abraçada pela classe A de Hollywood, desde Madonna a Dustin Hoffman.

Brooke ficou provavelmente muito conhecida por escrever o best-seller do New York Times, The Pilates Body, que se tornou esse livro que eu indico pra vocês agora:

Sem dúvida é o livro de Pilates de maior bilheteria de todos os tempos.

Ela depois escreveu muitos livros , entre eles o famoso livro “Desafios do corpo pilates“, e seu primeiro DVD, Pilates Weight Loss for Beginners.

Em setembro de 2013, Rodale lançou o livro mais recente de Brooke, The Women’s Health Big Book of Pilates, que subiu ao topo das paradas da Amazon.

Brooke foi vista em centenas de publicações nacionais e internacionais, da Vogue e Glamour a New York and People e foi a primeira instrutora de Pilates escolhida para figurar na capa da revista Pilates Style. Além disso, ela apareceu em várias dezenas de programas de notícias e estilo de vida, do Good Morning America ao Entertainment Tonight.

Brooke permaneceu na vanguarda da comunidade Pilates por quase 20 anos porque ela sempre foi apaixonada e autêntica em seu trabalho. Ela sempre ministra workshops recorrentes em instituições de prestígio, bem como eventos e conferências internacionais para profissionais de Pilates.

Com a finalidade de aprender mais, o que posso esperar do livro “O corpo pilates”?

Com o intuito de mostrar o melhor do método é, em síntese, um verdadeiro guia para alongar, fortalecer e tonificar o corpo sem o uso de máquinas.

Ademais é um livro onde explica, por certo, todo o sistema clássico do mat (colchonete) e serve para todos os leitores e praticantes do método que querem aprender mais sobre o sistema clássico do método pilates da linha de Romana Kryzanowska.

Podemos apreciar as diferenças com os exercícios do livro de Joseph Pilates, “A obra completa” e ver como o método foi explicado aos alunos de Romana, com uma visão bem particular.

“Neste livro, encontramos a seqüência de movimentos fiéis às intenções originais de Pilates, com instruções e desenhos explicativos precisos e esclarecedores.”

A saber: um livro imperdível pra você que quer conhecer o método clássico de Romana Kryzanowska, com a visão de Brooke Siler.

Guia completo de pilates, o quarto livro da nossa lista!

Um manual conciso sobre Pilates no solo para qualquer pessoa que queira ensinar o método ou para o praticante dedicado.

Em primeiro lugar, apresentei o método original, do livro do próprio Joseph Pilates para que , acima de tudo, você pudesse ter as bases reais do pilates.

Já em segundo lugar te mostrei as as bases da anatomia do pilates.

Em terceiro lugar mostrei o pilates clássico do livro da Brooke Siler.

Por analogia a essa verdadeira sequência didática que passei pra você, chegou a hora de você adaptar os exercícios. Sim! Adaptar…mas adaptar com base! E não meramente com exercícios criativos pois aqui pegamos a linha clássica e adaptamos exercícios com fundamentos.

O autor Alan Herdman nos conduz passo a passo por todos os exercícios de Pilates originalmente concebidos e praticados por Joseph Pilates, com exercícios de Pré-Pilates para iniciantes e aqueles que estão nos níveis intermediário e avançado.

O livro inclui a história do Pilates, instruções sobre como adaptar as posturas com apoios como travesseiros e blocos, bem como movimentos alternativos para pessoas com lesões e necessidades especiais, até informações sobre como abrir e gerenciar um estúdio de Pilates.

Quem escreveu o “Guia completo de Pilates”.

Antes de mais nada temos que saber que o autor Alan Herdman é um dos mais respeitados professores de pilates da atualidade. Estudou na London School of Contemporary Dance e estava trabalhando como professor e dançarino quando, no final dos anos 1960, foi convidado a ir a Nova York para aprender sobre o Método Joseph Pilates. Lá, ele trabalhou intensamente com Carola Trier e Bob Fitzgerald, dois instrutores que haviam sido treinados pelo próprio Pilates.

Depois de muitos anos de experiência escreveu essa perfeita obra pra você:

Nossa quinta dica e a última em português: “Pilates com a bola” de Colleen Craig!

Agora que você já sabe as bases do pilates original e do clássico, que tal aprender um pouco de pilates contemporâneo?

A bola é conhecida por todos os alunos de pilates como bola suíça, fitball ou stability ball. O acessório moderno pode ser considerado uma das melhores formas de trabalhar o corpo de forma global. 

No entanto, diferente dos outros equipamentos utilizados no Pilates, a bola não foi inventado pelo criador do método, Joseph Pilates. 

O nome “bola suíça” surgiu porque foi lá onde o acessório começou a ser utilizado, no início do século XX. A bola de Pilates também passou por países como Inglaterra e Estados Unidos. Nos quais começou a ser empregada para processos de tratamento de reabilitação física e cinesiológica. 

Sim, os fisioterapeutas são os grandes profissionais que mais utilizam a bola para tratar pacientes nos dias de hoje e ademais foram os principais responsáveis de divulgar essa forma de realizar pilates moderno.

Atualmente, esse equipamento é usada não só no Pilates mas em outras atividades físicas. Ela pode ser encontrada em diversos tamanhos para que possa ser utilizado em inúmeros exercícios de correção da postural. 

E esse livro mostra muitas possibilidades de pilates moderno com a bola! Pra todos que querem ter uma visão mais ampla do pilates, desde as bases até as aproximaçōes modernas do método, essa é uma leitura indispensável.

Quem é a autora de “Pilates com a bola”?

Colleen Craig é uma treinadora certificada por Moira Merrithew, que foi certificada por Romana Kryzanowzka, que foi aluna de Joseph Pilates, criador do método.

É também uma das primeiras escritoras que desenvolveu uma técnica única de condicionamento corporal ao adaptar o método Pilates à bola de exercícios.

Colleen usa bolas de exercício grandes e pequenas para adicionar resistência, desafio e variedade ao trabalho com o mat (colchonete). Todos os seus exercícios foram adaptados especificamente para adultos maiores.

Colleen documentou esse trabalho inovador no vídeo campeão de vendas “Pilates On The Ball de Colleen Craig“. Esse livro já foi traduzido em cinco idiomas e está amplamente disponíveis nas livrarias.

E aqui está a lista dos melhores livros de pilates que ainda não estão traduzidos para o português. Ou seja, estão em inglês ou outros idiomas:

Livro 6 das 10 dicas de livros de pilates:

“Joseph Pilates, da autora Eva Rincke”.

Inegavelmente a melhor biografia do lado humano de Joseph Pilates!

Escrito por Eva Rincke, cidadã alemã, que pesquisou por muito tempo a vida de Joseph Pilates.

Foi escrito primeiramente em alemão e como eu não sabiar falar o idioma certamente não conseguia entender nada de nada.

Entrei em contato com a escritora via facebook, para saber quando ia lançar a versão em inglês pelo menos, sem esperar resposta.

Inesperadamente recebo no meu facebook messenger o primeiro capítulo inteiro, de presente, do livro que estava sendo traduzido ao inglês!

Nesse sentido…

Posso confessar que esse foi um dia genial!

Atualmente já temos disponível no mercado a versão em inglês e pude constatar que existem muitos dados do lado humano e pessoal de Joseph Pilates no livro.

Alguns exemplos são os dados de interesse do mestre Joe pela atividade física, da influência disso pelo seu próprio pai que frequentava uma academia perto de casa e muitas outras mais…

Leitura indispensável pra entender as origens do mestre e também nesse sentido, da própria metodologia Pilates.

Capa do livro Joseph Pilates de Eva Rincke

Livro 7 das 10 dicas de livros de pilates: “Hubertus Joseph Pilates” de Javier Perez Pont e Esperanza Aparicio.

A biografia histórica e didática do mestre Joe, por uma visão de discípulos de Romana Kryzanowska, os professores Javier Pérez Point e Esperanza Aparicio Romero.

Por analogia dos escritores do livro “Hubertus Joseph Pilates, a biografia”, serem treinados pessoalmente por Romana, muito da visão do mesmo possui um pouco de “Romanismos”.

Mas inegavelmente possui fatores de pesquisa que nenhum outro livro de pilates posuiu jamais.

Aqui poderemos encontrar sobretudo a descendência genealógica de Joseph Pilates e ademais muitos documentos históricos como patentes, certidōes de nascimento, “vistos de entradas em países”, etc…

Sem dúvida é um livro com muito material histórico e que se nota que houve muito tempo investido em pesquisa para a realização da obra.

Capa do livro Hubertus Joseph que é uma das 10 dicas de livros de pilates

Livro 8 das 10 dicas de livros de pilates: Pilates terapêutico para o aparelho locomotor.

Por certo:

Simplesmente é a Bíblia do pilates terapêutico para todas patologias do sistema locomotor.

Um trabalho minucioso de pilates contemporâneo realizado pelo médico Juan Bosco Calvo onde ademais aprenderemos modelos de exercícios para cada doença. Um dos poucos livros que vi que somente tem 5 estrelas no Amazon! Repleto de comentários excelentes! O melhor do melhor do pilates terapêutico!

Esse livro deve ter sido escrito por muitos anos antes de ser vendido.

E do mesmo modo isso se reflete no preço salgado dele: por volta de 1.200 reais no Brasil, com impostos de importação incluídos!

Depois que você abra o livro verá muitas fotos e poderá praticamente “copiar” fase a fase de cada exercício de reabilitação para praticamente todos as doenças do sistema locomotor.

Certamente cada caso de paciente é um caso e nem todos os exercícios que servem a um paciente servirão à outros.

Mas todas as fotos desse livro são mostradas de forma clara e precisa.

Que servem de base para todas as patologias.

Ler esse livro é algo tão simples como:

  • Em primeiro lugar abrir o livro e ir ao índice
  • Já em segundo lugar escolher a patologia que deseja
  • E por último ver fase a fase (com fotos!) cada etapa de reabilitação.

É fenomenal! Totalmente recomendável a leitura desse livro.

Capa do livro Pilates Terapêutico

Livro 9 das 10 dicas de livros de pilates: O método pilates de acondicionamento físico e mental

Não apenas um livro de pilates comum mas muito pelo contrário.

É o livro onde se criaram os princípios do pilates!

Sim. Os princípios do método não foram criados por Joseph Pilates!

Esse excepcional livro mostra principalmente exercícios do pilates clássico de Romana Kryzanowska.

Foi escrito por Philip Friedman e ademais por Gail Einsen que foram as primeiras pessoas do mundo em citar os princípios do pilates:

  • Controle
  • Concentração
  • Centralidade
  • Precisão
  • Respiração
  • Fluidez

Esse livro é considerado o primeiro “Best Seller” do pilates!

Também é um ícone dos livros da metodologia a serem escritos por conseguinte depois dos livros próprio mestre Joseph Pilates.

Capa do livro de pilates de Gail Einsen

Livro 10 das 10 dicas de livros de pilates: Caged Lion

Barato para um livro desse calibre, Caged Lion é um livro moderno escrito por um dos melhores amigos de Joseph Pilates, John Howard Steel.

Ele acompanhou toda a caminhada do mestre desde que chegou a Nova Iorque (New York City) até seu último dia de morte.

Depois dessa leitura desaparece completamente o mito do Pilates.

De tal forma que fica somente o ser humano Joseph Pilates, um gênio é claro, mas não um Deus, como muitas escolas de pilates pregam por aí.

Em contrapartida esse livro elucida muitos dos mistérios em torno ao homem genial que foi Joseph Pilates, suas crenças, medos e afirmaçōes.

Em conclusão:

É um livro magnífico escrito por John Howard, que foi ademais um amigo muito próximo do mestre. Outra leitura imperdível!

Capa do livro Caged Lion que é uma das 10 dicas de livros de pilates

Não resisti e vou passar um bônus com outros 2 livros de bônus pra você!

Bônus 1 das 10 dicas de livros de pilates: Carola Trier

Que tal ler sobre a primeira mulher em montar um estúdio de pilates na cidade de “New York”?

Sim! Nessa época praticamente 85% dos alunos eram do sexo masculino.

E Carola Trier vai e abre seu estúdio de pilates a poucos quarteirōes do mestre Joseph Pilates!

A saber:

Carola Trier recebeu autorização de Joseph para abrir seu estúdio!

Como um dos fatos legais de se contar é o de que ela cobrava um dólar a mais (segundo relatos de Lolita San Miguel) pelo cafézinho que oferecia no final da sessão.

O livro “Carola Trier” foi escrito por Reiner Grootenhuis, conhecido na comunidade de pilates na Europa..

Reiner tem um dos primeiros e melhores grupos de pilates no Facebook.

Ademais disso nos conta da autorização para montar seu estúdio pelo mestre Joe e sob o mesmo ponto de vista ciúmes posteriores do mestre.

Por certo:

É uma leitura para “saborear”.

Capa do livro "Carola Trier"

Bônus 2 das 10 dicas de livros de pilates: Mat pilates

Sim, incrível! Um livro brasileiro escrito por uma autora brasileira é um dos meus preferidos.

Por certo:

A escritora Adriana Coldebella se esmerou na escrita. Um livro muito top que explica sobretudo os exercícios do mat pilates da prática à cinesiologia.

Só para ilustrar:

É um livro grande com muita informação, fotos e ademais depoimentos de grandes mestres do pilates atual.

Explica o passo a passo dos exercícios e por conseguinte desvenda o melhor da metodologia clássica.

Leitura completamente nacional e imperdível!

Para pedir esse livro você tem que entrar em contato direto com a autora, Adriana Coldebella.

Capa do livro Mat Pilates

Conclusão do artigo

A saber:

Certamente existem muitos outros livros de pilates no mercado.

Não quis restar a importância dos demais livros que existem, somente fiz as minhas escolhas preferidas de livros.

Com o tempo você também terá sua lista preferida.

O que eu mais pensei ao elaborar essa lista foi a de estabelecer livros que realmente fizessem a diferença na sua vida.

E decerto que estes farão!

Ótima leitura a todos!

Sandro Alves

Director de curso de formação em pilates.

Veja também aqui nossos posts mais recentes:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!