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15 benefícios do pilates

Sim! Preparamos 15 benefícios do pilates pra você!

mulher vestida de camisa rosa dando ok com as duas mãos

Antes de saber os benefícios do pilates temos que entender a metodologia.

O que é o pilates?

O pilates é um método de atividade física e exercícios criado por Joseph Pilates, que trabalha o corpo e a mente em conjunto, partindo de alguns princípios básicos como concentração, respiração, centralização, controle, fluidez e precisão.

Para que os exercícios fluam corretamente é preciso de todos estes princípios em harmonia. Dessa forma, há quem busque a pratica de Pilates para tonificar os músculos ou para aliviar dores nas costas. Porém, não há somente esses dois benefícios proporcionados pelo método, ainda existem muitos outros. Confira alguns deles!

Benefícios do pilates

Relaxamento

A técnica de respiração no pilates exige foco e o objetivo dos exercícios é aliar corpo e mente, promovendo o relaxamento. “Além disso, como qualquer atividade, ele libera endorfina e serotonina, promovendo assim uma sensação de bem-estar.

Alivio de dores simples e crônicas

O pilates trabalha muito alongamento e mobilização articular, por ser um método que direciona o exercício para cada caso, as dores são reduzidas. Observamos melhorias desde uma cervicalgia simples até patologias mais complexas. É importante que a pessoa, antes de começar exercício, faça uma avaliação física completa com um profissional responsável para que não haja complicações.

Melhora da respiração, um dos mais importantes benefícios o pilates.

Todos os exercícios requerem uma respiração especifica. No início do movimento realizamos a inspiração e a expiração junto com a contração da musculatura abdominal e pélvica. Ao direcionar a concentração para a respiração, o diafragma e os pulmões são usados da melhor maneira, aproveitando todas suas possibilidades.

Corrige a postura

Por conta do conhecimento do corpo, o praticante passa a ter consciência de sua postura. O fortalecimento dos músculos do tronco e do abdômen contribuem para a sustentação eficaz da coluna e para uma melhora na postura.

Trabalha a musculatura e melhora flexibilidade

Os exercícios de alongamento, aliados à técnica de respiração, aumentam a capacidade de movimentação do corpo. A aula de Pilates é direcionada para o alongamento, fortalecimento e realinhamento corporal, sendo assim, favorecem a melhora desses fatores.

Prevenir risco de luxação e fraturas

Com o trabalho de propriocepção, onde trabalhamos a percepção do corpo no espaço e o equilíbrio, juntamente com o fortalecimento muscular, prevenimos as quedas com possíveis luxações e fraturas”, comenta a profissional.

Circulação e oxigenação

Junto Com a respiração e os exercícios, temos uma aceleração dos batimentos cardíacos, aumentando o fluxo sanguíneo e a oxigenação no sangue, ensina a consultora. Além disso, os exercícios fazem os membros inferiores e posteriores trabalharem ao mesmo tempo, ativando a circulação dos sangues nessas áreas.

Concentração, um dos benefícios do pilates indispensáveis para o dia-a-dia moderno

O método não é enfocado somente no corpo, os exercícios também fazem a mente trabalhar, para o organismo todo se concentra na atividade. Os exercícios são feitos de forma coordenada entre respiração e controle do CORE, por isso é essencial a concentração para a realização, de forma correta.

Mas o que é o core?

É o centro do corpo e o conjunto de músculos responsáveis pelo equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento. A maioria dos exercícios de Pilates trabalha o fortalecimento dessa região: “esses músculos são estimulados no momento da expiração quando fazemos a contração deles. Isso é importante, pois estes músculos em contração auxiliam na prevenção de lesões na coluna e na melhora da postura”.   

Eleva a autoestima

O praticante, que passa a saber até onde seu corpo pode ir, começa a acreditar mais em sua capacidade física. “Muitas pessoas chegam aos nossos estúdios com características diferentes e passamos a trabalhar junto com o que está afligindo esta pessoa”, explica.

Ademais o pilates libera endorfinas, conhecidas como as hormonas para ter mais felicidade.

Prevenir incontinência urinaria

Na maioria das vezes, a causa do problema é a musculatura enfraquecida do assoalho pélvico e a perda de sensibilidade na bexiga. “Esses são os principais músculos trabalhados no Pilates e, quando estão em equilíbrio, evitam o processo de incontinência urinária e até mesmo fecal”. Segundo ela, esses são os músculos do CORE utilizados em todos os exercícios no momento da expiração.

Melhora da vida sexual , um dos benefícios do pilates com efeito de melhorar a vida íntima do casal.

De acordo com a consultora, esse benefício é a junção de diversos fatores, como a melhora da autoestima, o alívio das dores e o fortalecimento da musculatura do abdômen e pélvica – áreas mais exigidas durante e relação sexual –  promovendo assim mais prazer.

Pilates na Gravidez

O exercício promove a estabilidade da postura e do assoalho pélvico e o fortalecimento e alongamento suave da musculatura. Como benefícios do pilates na gravidez podemos afirmar que melhora a coordenação, concentração, equilíbrio e força postural sem sobrecarregar as articulações.

Melhora de performance do atleta

No nosso curso de pilates no Rio de Janeiro vimos como pilates auxilia na prevenção de lesões e também na melhora do desenvolvimento do atleta através do ganho de força e consciência corporal.

Autonomia para idosos, um dos melhores benefícios do pilates para terceira idade

Ganho de autonomia nas atividades diárias, assim como a prevenção de lesões e melhora na postura corporal.

Reabilitação eficiente

Os exercícios proporcionam maior flexibilidade, o que previne e reduz rigidez das articulações, devolvendo a mobilização articular e melhora de dores. Dessa forma, pode aliviar desconfortos causados por problemas de saúde.

Conclusão do artigo “15 Benefícios do pilates”

fisioterapeuta reabilitando aluna de terceira idade com pilates

Para finalizar o artigo afirmamos que todos os benefícios do pilates citado acima são validados por diversos estudos de caso pesquisados por nossa empresa e que ademais possuímos a copia de cada um, na nossa sede central no Chile.

É muito importante que o profissional que realizará as sessōes ou aulas tenha uma excelente formação em pilates e possa saber explicar esses benefícios a seus alunos ou pacientes.

Sandro Alves, professor de pilates segunda geração e personal trainer.

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