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15 benefícios do pilates

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15 benefícios do pilates pra você!

mulher vestida de camisa rosa dando ok com as duas mãos por que conhece os 15 benefícios do pilates

15 benefícios de pilates: antes de saber os benefícios do pilates temos que entender a metodologia.

Artigo 15 benefícios do pilates: o que é o pilates?

O pilates é um método de atividade física e exercícios criado por Joseph Pilates, que trabalha o corpo e a mente em conjunto, partindo de alguns princípios básicos como concentrar, respirar, centralizar, controlar, e ademais ter fluidez e precisão.

Para que os exercícios fluam de forma certa é preciso ter todos estes princípios em harmonia. Dessa forma, há quem busque a pratica de Pilates para tonificar os músculos ou para aliviar dores nas costas. Porém, não há somente esses dois benefícios feitos pelo método, ainda existem muitos outros. Confira alguns deles!

15 Benefícios do pilates

A fim de pesquisar mais e fazer esse artigo pra você, estudei um resumo de diversos livros de pilates.

Aqui está então o principal que pude ver e resumir, de forma prática e rápida, de todos os que compilei:

Relaxamento

A técnica de como respirar no pilates exige foco e que você é alie corpo e mente, para promover assim a melhoria do corpo. “Além disso, como qualquer exercício, ele libera endorfina e serotonina, o que causa assim uma sensação de bem-estar.

Alivio de dores simples e crônicas

A saber: o pilates faz com que você se alongue muito e mova toda sua parte articular, e por ser um método que direciona o exercício para cada caso, as dores são reduzidas. Pode-se notar melhoras desde uma cervicalgia simples até doenças mais complexas. É crucial que a pessoa, antes de começar exercício, se avalie de forma completa com um profissional.

Melhora da respiração, um dos principais benefícios o pilates.

A saber: todos os exercícios possuem uma respiração única. Ademais no início de cada um realizamos a inspiração e a expiração junto com a contração da musculatura abdominal e pélvica. Ao usar a concentração para poder respirar melhor, o diafragma e os pulmões são usados da melhor maneira, e melhora assim enfim todas suas possibilidades.

Corrige a postura

Quando o aluno conhece mais o corpo, passa então a ter mais consciência de sua postura. Deixar mais forte os músculos do tronco e do abdômen contribuem ademais para sustentar de forma eficaz a coluna e assim sendo, ajudam mais ainda para uma melhoria na postura.

Você saber que tem que ter uma melhor postura e ademais ter seus músculos treinados para isso são 2 fatores cruciais para conseguir seus resultados.

Trabalha a musculatura e melhora flexibilidade

Os exercícios para alongar, aliados à técnica de respiração, aumentam a capacidade do corpo de estar sempre melhor no aspecto físico. A aula de Pilates é guiada para alongar, fortalecer e realinhar o corpo, sendo assim, favorece a melhora desses fatores.

Prevenir risco de luxação e fraturas

Com as aulas de pilates, onde trabalhamos a percepção do corpo no espaço e o equilíbrio, juntamente com o fortalecimento muscular, prevenimos as quedas com possíveis luxações e fraturas.

Circulação e oxigenação

Junto com a forma de respirar e os exercícios, se ativam, de forma mais rápida, os batimentos cardíacos, para aumentar o fluxo sanguíneo e a oxigenação. Além disso, os exercícios ajudam os músculos dos membros inferiores e posteriores ao mesmo tempo, para ativar a circulação dos sangues nessas áreas.

Concentração, um dos benefícios do pilates indispensáveis para o dia-a-dia moderno

O método não tem enfoque somente no corpo, os exercícios também fazem a mente trabalhar, para que o corpo se concentre em diversas açōes durante a aula. Os exercícios são feitos de forma coordenada entre “respirar e controlar” o CORE, por isso é vital a concentração para realizar tudo de forma correta.

Mas o que é o core?

É o centro do corpo e o conjunto de músculos que melhoram o equilíbrio. E ademais deixam estável a postura do tronco em qualquer movimento. A maioria dos exercícios de Pilates deixa mais forte essa região. Esses músculos são usados no momento da expiração quando fazemos a contração deles. Isso é vital, pois estes músculos, em contração, auxiliam na prevenção de lesões na coluna e na melhora da postura”.   

Eleva a autoestima

O aluno, que passa a saber até onde seu corpo pode ir, começa a acreditar mais em sua condição física. “Muitas pessoas chegam aos nossos estúdios com fatores médicos únicos e passamos a trabalhar junto com o que causa aflição a esta pessoa..

Ademais o pilates libera endorfinas, que são hormônios para ter mais felicidade.

Prevenir incontinência urinaria

Na maioria das vezes, a causa do problema são os músculos que estão “fracos” no assoalho pélvico e a perda de sensibilidade na bexiga. Esses são os principais músculos treinados no Pilates e, quando estão treinados juntos, evitam o processo de incontinência urinária e até mesmo fecal. Esses são os músculos do “CORE ou Powerhouse” que usamos em todos os exercícios no momento da expiração.

Melhora da vida sexual , um dos benefícios do pilates com efeito de melhorar a vida íntima do casal.

Esse benefício é a junção de diversos fatores, como a melhora da autoestima, o alívio das dores e o fortalecimento da musculatura do abdômen e pélvica – áreas mais exigidas durante e relação sexual –  promovendo assim mais prazer.

Pilates na Gravidez

O exercício promove a estabilidade da postura e dos músculos da pelve e fortalece e alonga de forma “suave” a musculatura. Como benefícios do pilates na gravidez podemos afirmar que melhora a coordenação, faz com que o aluno se concentre mais, melhora ademais o equilíbrio e a força postural sem carregar muito as articulações.

Melhora das condiçōes físicas do atleta

No nosso curso de pilates no Rio de Janeiro vimos como pilates auxilia na prevenção de lesões e também na melhora do atleta através do ganho de força e consciência corporal.

Autonomia para idosos, um dos melhores benefícios do pilates para terceira idade

Ganho de autonomia nas atividades diárias, assim como a prevenção de lesões e melhora na postura corporal.

Reabilitação eficiente

Os exercícios ajudam a ser mais flexível, o que reduz a rigidez articular, e devolve a mobilização e ademais melhora as dores. Dessa forma, pode aliviar efeitos causados por problemas de saúde como falta de conforto por exemplo..

Conclusão do artigo “15 Benefícios do pilates”

fisioterapeuta reabilitando aluna de terceira idade com pilates

Para finalizar o artigo afirmo que todos os benefícios do pilates citado acima são feitos por diversos estudos de caso de empresas famosas e que ademais temos a copia de cada um, na nossa sede central no Chile.

É crucial que o professor do método, que vai fazer as sessōes ou aulas, tenha uma ótima formação em pilates e possa usar o método a favor de seus alunos.

Sandro Alves, professor de pilates segunda geração e personal trainer.
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