fbpx

Acessórios e máquinas de Pilates: Conheça Os Equipamentos Que São Mais Usados!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você sabe quais são os principais acessórios e máquinas de pilates mais usados em aula?

Apesar de você conseguir fazer exercícios de pilates basicamente só usando o peso do seu corpo. Essa modalidade também conta com diversos aparelhos que ajudam os praticantes em suas atividades.

Muitas pessoas acabam procurando essa modalidade por ela ser prática e saudável e não exigir do corpo uma sobrecarga.

Bem como, promover a saúde, tonificação muscular e controle de movimentos. Tudo feito sem pressa para que qualquer estresse não aconteça.

Se você já participou de uma aula e viu vários aparelhos e não teve ideia para que eles serviam. Continue lendo, pois, vamos te contar tudo neste post.

Principais Acessórios e máquinas de Pilates

Principais Acessórios De Pilates

O pilates nasceu de Joseph Pilates. O criador não pensou apenas em inventar uma modalidade de exercícios para auxiliar quem necessitava.

Mas também pensou em todos os aparelhos que seriam necessários para que as atividades ocorressem.

Sendo assim, ele desenvolveu os principais acessórios de pilates. Para quem já trabalha com o pilates, sabe que isso não é uma novidade.

No entanto, a importância de conhecer os equipamentos criados é muito relevante.

Sendo assim, aqui vai uma lista dos principais acessórios e máquinas de pilates.

1. Reformer

Simplesmente a máquina mais usada e conhecida de pilates. Uma espécie de cama universal com um carro que se movimenta, onde você pode ademais treinar muitos exercícios.

Reformer

2. Magic Circle:

O magic circle surgiu das partes de suporte dos barris de madeiras e pode ser usado em vários exercícios. Seu design é como um aro flexível de 40 cm.

Ele possui duas empunhaduras que dão a quem o utiliza uma maior resistência em diferentes movimentações realizadas.

Magic circle pilates

2. Cadillac:

Um dos principais aparelhos utilizados dentro do pilates. Alguns o chamam de trapézio pois há possibilidades de fazer exercícios aéreos, cuja estrutura se assemelha ao instrumento circense.

Com ele, é possível trabalhar mais o corpo inteiro e de modos diferentes, trazendo então para a pessoa, uma diversidade de exercícios que atendam suas necessidades particulares.

Cadillac Pilates

3. Eletric Chair

Sua criação teve origem a partir de uma cadeira de rodas.

A ideia inicial era permitir que ainda que estivesse sentado, a pessoa conseguiria executar movimentos e praticar uma atividade física.

Podendo ser durante refeições ou realizando algum estudo. No início, sua criação também possibilitava o exercício dos braços.

Hoje, quase não se usa esse tipo de modelo, mas ele já foi muito comum nos studios de pilates. Geralmente encontra-se esse modelo em locais mais clássicos.

Eletric chair pilates

4. Wunda Chair:

A Wunda Chair, um dos acessórios e máquinas de pilates, teve sua inspiração baseada na high chair. No entanto, sua criação serviu para que os exercícios fossem mais desafiadores.

Sendo assim, ela não possui alças nem apoio para as costas. Essa versão de cadeira tem a possibilidade de ser combinada com outros equipamentos criados por Joseph.

Sua invenção fez com que a cadeira fosse mais um dos equipamentos de pilates que pudessem ser usados em casa.

Wunda chair
Wunda Chair
Step Chair de pilates
Versão mais moderna da wunda chair conhecida como step chair da Metalife Pilates

5. Ladder Barrel:

A inspiração para esse equipamento veio através de um barril. Portanto Joseph pensou que este aparelho poderia acabar sendo usado, principalmente em exercícios que exigissem a extensão e flexão da coluna.

Ainda, seria uma forma de exercitar os músculos do quadril e flexão do joelho.

Seu design proporciona um favorecimento em relação a exercícios feitos de forma simples.

Nesse caso, o equipamento tem a intenção de realizar uma redução da diminuição do músculo posterior dos membros inferiores.

É principalmente utilizada por atletas ou alunos que estão em um nível mais avançado e executam movimentos com um grau de dificuldade mais alto.

Step Barrel de Pilates

6. Spine Corrector e Small Barrel:

Ambos possuem formato arredondado, sua única diferença é em relação a sua altura.

Portanto, cada um permite que um exercício diferente seja feito de forma mais intensa ou diversa.

Esses aparelhos nasceram para suprir a necessidade de trabalhar com a flexibilidade da coluna, assim como as articulações dos quadris e ombros.

spine corrector
Spine corrector
Small barrel
Small barrel

7.Wall Unit:

Essa é uma versão menor do aparelho Cadillac. Ele tem uma adaptação para lugares que são menores e mais baixos.

Ele é um aparelho de parede e deve ser preso a ela. Portanto, por se assemelhar ao Cadillac, quase todos os exercícios podem ser feitos neles.

Utilizado com alta frequência por aulas com grupos reduzidos, o aparelho proporciona uma aula mais dinâmica e com maior variedade de exercícios.

Entre os acessórios e máquinas de pilates a menos usada é a Guilhotina:

Criado com a proposta de um acessório de pilates que pode ter uso caseiro.

No entanto, desde 1967 quase nenhum studio o utiliza mais, portanto, está caindo em desuso. Ela funciona para o exercício de membros superiores.

Guillotine pilates

A máquina de pilates menos conhecida: arm chair (baby chair)!

O modelo teve sua criação a partir da eletric chair. Isso porque Joseph decidiu criar um equipamento exclusivo só para treino de braços.

Portanto, essa é uma cadeira menor que trabalha com foco nos braços. O apoio nas costas possibilita uma estabilidade mais alta na execução dos movimentos.

arm chair

É Necessário Fazer Uso De Todos Esses Equipamentos?

É Necessário Fazer Uso De Todos Esses Equipamentos

Não! A maioria dos locais que dão aulas de pilates quase não tem utilizado esses equipamentos.

O principal motivo disso se dá pela falta de espaço que geralmente esses ambientes têm. Outro motivo fica por conta dos equipamentos, em sua maioria, custarem muito caro.

Além disso, conhecer os equipamentos pode demorar, sendo assim, dificulta saber precisamente como eles devem ser utilizados.

Hoje em dia os principais acessórios de pilates acabam sendo mais simples. Como o uso das bolas meia lua e bolas suíças, do pilates moderno.

Hoje, os equipamentos podem ser encontrados em versões menores e mais simples. Portanto, um studio pode fazer uso de algumas aparelhagens mas o ideal seria intercalar com novos equipamentos.

Isso proporcionará maior benefício, diversidade, facilitação, além de ter uma economia maior.

Conclusão de ” acessórios e máquinas de pilates” que são mais usados.

Conclusão

A saber:

Por fim, pudemos ver os nomes dos principais acessórios e máquinas de pilates criados por Joseph e que tiveram bastante uso desde sua invenção.

Todos os equipamentos têm como objetivo cumprir a função de levar uma melhor qualidade de vida para quem o utiliza. Sendo assim, os aparelhos trabalharão para que você consiga ter um melhor controle sobre seu corpo.

Se você está interessado a saber mais como os equipamentos podem ser usados, se inscreva no curso de formação de pilates e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o método.

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários e compartilhe-o em suas redes.

Daniele Castro, formada em fisioterapia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!