As articulações do corpo mobilidade ajudam e são muito úteis para o nosso dia a dia. Isso porque sem elas é impossível praticar qualquer tipo de atividade.
Todos as ações que fazemos provém das articulações. Uma vez que, elas conectam ossos e cartilagens para que nosso deslocamento possa acontecer de um melhor modo.
As juntas é o que podemos chamar de local de encontro entre os ossos. Quando afetadas, toda rotina pessoal se torna ruim.
Então, veja abaixo tudo sobre as articulações do nosso tire suas dúvidas sobre como o pilates pode ajudar você a ter um desenvolvimento melhor delas em sua vida.
Quais são as principais articulações do corpo?
Primeiramente, quando se fala de articulação é preciso saber que nosso corpo faz três tipos de divisão, que são:
- Sinartrose;
- Anfiartrose;
- Diartrose.
É preciso que se tenha esses três tipos de divisão para que se possa indicar o nível de mobilidade que elas oferecem.
Dessa maneira, a sinartrose se refere as articulações fibrosas. Ou seja, aquelas que se localizam entre um osso e outro e são inflexíveis.
Isso porque suas duas superfícies são quase contínuas e se separam só por um tecido conjuntivo ou cartilaginoso. Como exemplo de uma articulação sinartrose, temos:
- O crânio;
- Os dentes;
- O maxilar.
Entre outras que se podem encontrar no nosso corpo e que possuem então a mesma característica.
Já a anfiartrose são aquelas articulações semi-móveis, um pouco mais flexíveis e que possuem mais cartilagem. Por conta disso, os movimentos podem acabar sendo feitos sem que haja muito desgaste.
Assim, os ossos podem se movimentar e deslizar melhor um sobre o outro. Mas isso depende do tipo de movimento que a pessoa esteja fazendo. Um exemplo desse tipo de divisão é o osso do quadril e das vértebras.
Por último, a diartrose são as juntas flexíveis. Seu traço principal é a presença de bolsas sinoviais que possuem o líquido sinovial.
Assim, ele é o agente que faz com que o desgaste seja evitado. Um exemplo bem claro desse tipo de articulação são:
- Os ombros;
- Os joelhos;
- E cotovelos.
Principais articulações do crânio e sua mobilidade
Quando se fala de articulação ninguém nunca imagina que o crânio faz parte dela. Isso porque ele não faz nenhum tipo de movimento.
Mas, como já foi dito, esse tipo de articulação fixa se chama sinartrose. Assim, outro exemplo que caracteriza esse tipo de articulação são as costelas e ossos esterno.
Articulações do corpo e a mobilidade do ombro
Nas articulações dos ombros, pode-se citar a articulação glenoumeral, acrômio-clavicular e esternoclavicular. Desse modo, todas elas juntas permitem ao indivíduo o conjunto de ações que permitem o:
- Deslizamento;
- Flexão;
- Rotação;
- Etc.
Quando essas articulações se deslocam, as famosas luxações acontecem. Um dos motivos mais comuns para isso ocorrer é quando se pratica algum esporte. Mas, em geral, são esportes que exigem muito dessas articulações como a natação, vôlei ou basquete.
Juntas do cotovelo e sua mobilidade
As articulações do cotovelo permitem que o braço e o antebraço se conectem e funcionem como uma dobradiça. Ou seja, para facilitar os movimentos com os de flexão e extensão. Dentre as articulações do cotovelo, podemos citar o:
- Úmero-ulnar;
- Úmero-radial;
- E rádio-ulnar proximal.
Articulação do punho e mãos
As juntas desta região nos permitem segurar, flexionar, deslizar, realizar extensão, e tudo isso para que possamos conseguir realizar as atividades básicas do dia a dia. Nesta área se encontram o:
- Rádio-ulnar dital;
- Rádiocárpica;
- Carpometacarpiana,
- Entre outras que possibilitam essas ações.
Articulações do quadril e sua mobilidade
No quadril os únicos movimentos capazes de se realizar são os movimentos de deslizamento, abdução e adução.
Desse modo, ele só é feito a partir da existência da articulação Sacroilíca e coxofemoral. O coxofemoral também permite os movimentos de rotação e circundação.
Articulação do joelho
O joelho permite ligar a tíbia, o fêmur e a patela. Assim, acabam sendo vitais por conta de sua biomecânica.
Isto é, a firmeza e absorção de impactos só acontece a partir disso. Algumas vezes, essa cartilagem se desgasta e alguns movimentos são afetados.
Como o pilates pode ajudar as articulações do corpo?
Um dos fatores tratados no pilates são os exercícios de flexibilidade e mobilidade. Sendo assim, por meio de exercícios voltados a estes dois fatores, se torna possível trabalhá-los bem.
Há várias pessoas que não podem realizar uma ação básica por falta de mobilidade. Portanto, o pilates ajuda muito nessa parte.
Isso porque ele tira uma pessoa do sedentarismo e oferece a ela uma melhor qualidade de vida. Logo, o método pilates é então muito usado como um meio fisioterápico para ajudar as pessoas a reabilitarem suas condições.
Um dos pontos tratados no método é ver o corpo como uma coisa só. Ou seja, ele não possui separações e reage de um único modo, tanto corpo quanto mente.
Por meio de exercícios simples, é possível que se tenha um equilíbrio melhor, uma maior estabilidade e uma rotina mais saudável. Desse modo, uma das grandes vantagens de trabalhar a mobilidade, são:
- Produção de movimentos eficientes;
- Prevenção de lesão;
- Melhor performance;
- Estabilidade;
- Evita dores;
- Evita doenças;
- Livra de tensões;
- Entre outros.
O pilates entende que cada área articular do nosso corpo possui uma função distinta. Dessa maneira, sabe-se que, se houver uma sobrecarga, o resultado será ruim.
Isso porque principalmente as articulações, exercem as seguintes funções: dar mobilidade e estabilidade ao corpo.
Quando uma dessas funções deixa de funcionar bem, a outra passa a ficar prejudicada. Algumas das principais doenças que o pilates ajuda a combater são:
- Artrose;
- Artrite;
- Reumatismo;
- Artrite séptica;
- Febre reumática.
Grande parte dessas patologias acabam sendo cuidadas por medicações e fisioterapia. No entanto, o pilates ajuda a prevenir o aparecimento das mesmas.
Conclusão
Por fim, vimos então algumas das articulações do corpo mobilidade e para que elas servem. Em resumo, podemos notar que os principais movimentos que elas proporcionam são de:
- Flexão;
- Extensão;
- Abdução;
- Adução;
- Rotação interna;
- Rotação externa;
- Suporte de peso;
- Inclinação;
- Rotação.
Cuidar desses meios faz com que o corpo se mantenha saudável e ativo. Isso porque cumprir uma rotina de exercícios é a melhor forma de se combater qualquer patologia.
Prevenir também é uma forma de cuidar, por isso, dar a atenção necessária a pontos que não vemos se torna muito importante.
Diga aqui então se você conhecia essa variedade de articulações e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.