fbpx

Benefícios do Pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Ao conhecer os benefícios do Pilates, você não deixará de querer experimentar a prática! Afinal, esse é um exercício que trabalha o corpo inteiro, trazendo benefícios para a saúde física e mental.

Se você deseja começar a praticar Pilates, mas não sabe se vale a pena, não se preocupe: vamos mostrar alguns benefícios que podem te ajudar a decidir.

Treino de Pilates em grupo para conhecer os benefícios do pilates
Pilates movimenta o corpo todo e pode ser feito em grupo

Entendendo os benefícios do Pilates

O método prega a união do corpo e mente, praticando os movimentos com total concentração sendo um grande diferencial, o fato de ser um método adaptável para cada aluno.

O profissional de pilates observa as necessidades de seu aluno, para adaptar os exercícios e oferecer o máximo possível de benefícios para cada aluno.

Não é como um treino que todos podem copiar os movimentos. O Pilates é adaptável, integrando mente, corpo e espírito em cada movimento.

Por isso mesmo, o Pilates é benéfico para todos os praticantes. Não depende da idade. Seja no mat, máquinas ou com bola de pilates. Se ainda não está convencido, confira alguns dos principais benefícios da técnica.

1.      Melhora da postura

Ao praticar Pilates sempre, a técnica contribuirá para expandir a sua consciência corporal. E isso causa uma melhor postura para sentar e mais fluidez em seus movimentos.

Acima de tudo com os exercícios, é preciso respirar e se conscientizar da sua postura. E é por isso que desencadeia essa melhoria postural mais consciente e alinhada.

Portanto, a técnica é excelente para quem sente dores por estar sempre desalinhado em sua postura. Ao praticar Pilates, a melhora acontece naturalmente evitando que a má postura desencadeie dores no dia a dia.

Por isso mesmo, o Pilates pode ser um tratamento para quem diariamente sofre com dores relacionadas a má postura.

2.      Benefícios do Pilates: melhora a resistência física

Os exercícios trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Por certo e só para exemplificar: o Pilates é capaz de tonificar a musculatura e aumentar a flexibilidade.

Com certeza esses são dois aspectos importantes para pessoas de todas as idades. Afinal, uma musculatura tonificada é importante para a saúde e qualidade de vida.

Bem como a flexibilidade é indispensável para se mover com fluidez, evitando se machucar ou apresentar dificuldades em seus movimentos.

3.      Melhora a qualidade do sono

Ao mesmo tempo que trabalha o corpo, o Pilates trabalha a mente, e te obriga a vivenciar o momento presente. E isso é indispensável para acalmar as mentes ansiosas.

Por isso mesmo, o exercício é capaz de melhorar as noites de quem sofre com insônia devido a ansiedade.

Além disso, o exercício é capaz de estimular a liberação de endorfinas, que atuam acalmando e relaxando o corpo.

Outro fator importante é que, a técnica ajuda a tranquilizar a respiração. Portanto, todo o corpo está mais relaxado e consciente após a prática.

E é justamente esse conjunto de questões que atua sobre a insônia, combatendo esse problema que arruína a qualidade de vida. Ao dormir noites inteiras de sono, a tendência natural é que sua qualidade de vida melhore e sua disposição também.

4.      Aumenta a disposição física

Quando se inicia a prática de uma atividade física, o combate ao sedentarismo é desafiador. No entanto, com o passar dos primeiros treinos o corpo se adapta.

Ao adotar uma atividade física regular, até mesmo as atividades do dia a dia passam a ser executadas com mais destreza.

E isso é um aspecto importante para aumentar a qualidade de vida. Uma vez que, o cansaço se torna parte do seu passado. O aumento do vigor e disposição física são perceptíveis logo após o corpo se habituar ao exercício.

5.      Ajuda a combater a ansiedade

Como dito antes, a atividade física regular é uma aliada para se concentrar no momento presente.

Por este motivo, o Pilates é um grande aliado no combate à ansiedade. Proporciona por certo, ao adepto, um estilo de vida mais saudável.

Em linhas gerais, isso não significa que é possível abandonar o tratamento para transtorno de ansiedade. Mas a adoção de um exercício físico pode e deve fazer parte de seu tratamento.

Todos podem obter benefícios do Pilates?

Sim! Em geral, o Pilates é um exercício que pode adaptar-se e que pode ser feito por pessoas de todas as idades. Inclusive mulheres grávidas podem se beneficiar ao adotar o exercício durante a gestação.

De modo que, todo o período da gravidez seja muito mais saudável. Bem como o parto natural se torna mais fácil. Uma vez que, o Pilates fortalece o assoalho pélvico contribuindo para o trabalho de parto.

Até mesmo os mais idosos e crianças se beneficiam da prática regular de Pilates, que é uma técnica completa.

Mulher realizando exercício de pilates

Em conclusão…..

Pilates contribui para o envelhecimento saudável e bem-estar ao longo da vida. Portanto, se você estava buscando uma atividade física para executar diariamente, experimente o Pilates!

A técnica com certeza poderá te surpreender de forma muito positiva, não só por trabalhar seu corpo inteiro como também aumentando sua qualidade de vida a cada treino.

E ademais garante a deliciosa sensação de prazer e bem-estar do corpo, ao final de cada treino!

A saber:

Artigo revisado por Daniele Medeiros , fisio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!