fbpx

Pilates Para Atletas: Descubra Os Principais Benefícios Desse Método

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Se os benefícios para uma pessoa comum já são bons, os benefícios Pilates para atletas são ainda melhores. Isso porque essas pessoas já possuem uma rotina bastante regrada.

Então, no mundo esportivo, o pilates servirá como um treino extra para que o atleta consiga aumentar a sua performance. Desse modo, ele é um ótimo estímulo.

A prática de exercício físico contribui para uma melhor condição física e para os atletas, ajuda a recuperar músculos e a reabilitar de algumas lesões.

Se você pratica algum tipo de esporte e quer saber como essa atividade pode te beneficiar, continue a leitura deste conteúdo.

Quais os benefícios pilates para atletas?

Quais os benefícios pilates para atletas

O pilates possui ótimas vantagens para quem faz qualquer tipo de esporte, pois a atividade não só beneficia o atleta fisicamente como mentalmente também.

Isso porque o método é capaz de fazer com que a pessoa aumente sua concentração. Ao passo que oferece a ela uma maior consciência corporal.

Para o atleta, isso é vital para que consiga prevenir e controlar seu estresse e ansiedade. Essas condições são bem comuns em sua rotina, devido as cobranças e competitividade existentes.

Uma das chaves que os atletas se utilizam para que possam manter a calma é a respiração. Dessa maneira, o pilates ajuda e muito nessa tarefa.

Principalmente porque um dos fatores que mais se fala no pilates é sobre a respiração correta. Então, seja qual for a modalidade que o atleta está, o pilates é perfeito para ele.

Outro ponto a se falar sobre a atividade, é que ela permite que o aluno consiga controlar seus músculos conscientemente enquanto se movimenta.

Abaixo, veja o que a atividade pode proporcionar para cada tipo de atleta e suas respectivas modalidades.

Benefícios do pilates para atletas de futebol

Uma coisa é inegável, o esforço que os jogadores de futebol fazem dentro e fora do campo são enormes. Portanto, toda e qualquer ajuda a seu condicionamento físico é bem-vinda.

Dentre os benefícios que a atividade pode proporcionar para o atleta, está a prevenção de lesões e também sua recuperação.

Atletas que correm muito e que precisam de um alto rendimento, tem maiores chances de que lesões apareçam. Dessa maneira, é importante encontrar meios de fazer com que esses riscos sejam diminuídos ou evitados. 

Nesse caso, o pilates ajuda bastante e tem um papel importante na vida dessas pessoas, pois contribuem para o fortalecimento de seu músculo.

Benefícios para atletas de vôlei

Uma coisa que o vôlei precisa é ter pessoas bem-dispostas para que possam executar bem suas jogadas e consigam tem um melhor desempenho na partida.

Assim, o trabalho do pilates em conjunto com a respiração coloca em equilíbrio todo o corpo do indivíduo.

Para que se possa chegar no seu melhor desempenho, é preciso que o seu instrutor seja qualificado e tenha conhecimentos específicos sobre a atividade que você realiza.

O método pilates irá proporcionar ao jogador, uma noção de movimento mais eficiente e seguro que, com certeza, ajudará em quadra na correção de desequilíbrios.

O pilates então age no fortalecimento corporal, do abdômen, dos músculos que sustentam a coluna, entre outras coisas.

Benefícios do pilates para atletas de basquete

Uma das coisas que os atletas de basquete mais precisam é de consciência corporal e de uma respiração que favoreça sua movimentação para que não se cansem com facilidade.

Dessa maneira, ele terá uma disposição melhor e uma resistência mais elaborada. Para que os benefícios possam ser eficazes, é necessária uma frequência.

Ou seja, além dos treinos comuns que o atleta já faz, é preciso conciliar isso com o pilates. O atleta que precisa ter alto rendimento necessita de uma rotina.

O resultado disso é um corpo com menos desgaste e com mais chances de rápida recuperação.

Benefícios para os surfistas

Uma das queixas que os surfistas mais possuem é sobre dores nas costas. Estima-se que 90% desses atletas ao longo da vida sintam incômodos nessa área.

Se não cuidado, o problema pode se tornar crônico. O surf exige de quem o pratica um equilíbrio, concentração e respiração bem trabalhadas.

Dessa maneira, o pilates pode ajudar bastante quanto a isso e ainda melhorar 100% o desempenho do atleta.

A força no músculo também é um ponto a se trabalhar e que é muito essencial na prática do surf.

Outros benefícios do pilates para atletas diversos

Não só atletas de baixo rendimento, como também os de alto rendimento são plenamente beneficiados com o pilates. Confira abaixo mais algumas das vantagens:

  • Melhor equilíbrio;
  • Melhor movimentação e força muscular;
  • Movimentação mais eficaz;
  • Ajuda na estabilidade do músculo;
  • Atua na correção da postura;
  • Melhora o alinhamento corporal;
  • Desenvolve consciência corporal;
  • Acelera na recuperação de lesões;
  • Entre outras coisas.

É importante informar que para o pilates dar certo é preciso que os instrutores tenham a qualificação ideal para instruir de acordo com cada especialidade.

Assim, os atletas terão suas limitações respeitadas e características de esporte preservadas. Ter um treino voltado para cada atividade é vital para que os resultados apareçam.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acham, somente o treino não é suficiente. O atleta deve então, sempre complementar sua jornada com algo a mais.

Ter conhecimento do seu corpo é vital para que o atleta saiba seus limites e assim, não force além disso.

Preservar e cuidar do músculo permite que depois de cada carga de treino feito, o indivíduo não se sinta exausto. Se atentar a suas particularidades é a chave do sucesso de cada pessoa.

Conclusão

Conclusão

Vimos aqui alguns benefícios Pilates para atletas e no que essa atividade pode ajudar em cada modalidade.

Como muitas pessoas sabem, o pilates é uma metodologia criada com o intuito de oferecer a pessoa uma melhor consciência de si mesmo e do seu próprio corpo.

Dessa maneira, ele atua também como um reabilitador, que cuida de diversas patologias enfrentadas pela população, de modo leve.

Nos conte aqui se você já sabia dos benefícios do pilates para atletas e não deixe de partilhar esse conteúdo com outras pessoas para que elas também conheçam.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!