fbpx

Você Sabe Para Que Serve A Bola De Pilates? Descubra Agora!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quando se fala de pilates muitas pessoas já lembram logo da bola. Isso porque ela é um objeto muito usado no solo como uma acessório de pilates contemporâneo.

O pilates feito junto a bola acaba ajudando a prevenir lesões e fazer com que a pessoa ganhe uma maior força muscular e a ser mais flexível.

Há vários exercícios possíveis de se fazer com a bola. Veja aqui o que você precisa saber sobre o uso dela.

Para que a bola de Pilates serve?

Para que a bola de Pilates serve

A bola de pilates é a famosa bola suíça, e é uma das melhores maneiras de você conseguir trabalhar o corpo por inteiro.

A bola suíça fez parte do pilates depois de um tempo. Isso porque a bola não foi criada por Joseph, o fundador do método.

O primeiro uso da bola foi na Suíça. E daí veio o seu nome. Depois ela passou pelos EUA e também Inglaterra para cuidados de reabilitação física.

Segundo o Wikipédia a bola suiça tem sua data de criação em 1963 pela Aquilino Cosani, uma fabricante de plásticos italiana. Ele melhorou um processo de moldagem por grandes punção para tornar resistentes bolas de plástico.

Essas bolas fitball foram usadas pela primeira vez em programas para tratar recém-nascidos e lactentes por Mary Quinton, fisio britânica que atuava na Suíça. Mais tarde, a Dra. Susanne Klein-Vogelbach, diretora da Escola de Fisioterapia em Basileia, na Suíça, integrou o uso de exercício com bolas como terapia física para melhoras no neuro-tratamento.

Com base no conceito de “cinética funcionais”, Klein-Vogelbach defendeu a tese do uso de técnicas de esferas flexíveis para tratar adultos com problemas ortopédicos ou motor. O termo “bola suíça” foi usado quando fisios dos Estados Unidos usaram essas técnicas na América do Norte depois de ver os seus benefícios na Suíça.

Esses exercícios são usados no treino atlético, como parte de uma rotina de treinos físico geral e em outros exercícios, como yoga e pilates.

A bola, que se conhece como uma bola suíça, também tem vários nomes distintos, como bola de equilíbrio, bola corporal, bola de fitness, bola de ginástica, physioball, bola pilates, bola Pezzi entre outros.

Abaixo, veja algumas dos principais usos para a bola de pilates:

1. Melhorar a postura

Como a postura é ainda um fator crucial em relação a saúde do corpo, muito ainda precisa se discutir e tratar sobre ela. O pilates ajuda e muito com esse fator.

A bola consegue oferecer para o praticante uma maior consciência corporal para que ele possa então, fazer a correção de sua postura. Isso porque durante o exercício, ela ajuda na percepção dos movimentos.

A bola ainda deixa os músculos da coluna em melhor posição, com relax e prontos para se tornarem mais fortes.

2. Melhorar o equilíbrio

Muitas pessoas podem nem perceber, mas uma coisa que a bola de Pilates oferta ao corpo, é a de trabalhar o equilíbrio individual.

Existem muitos exercícios que podem acabar sendo feitos no pilates contemporâneo no solo. Além do mais, com ela é possível que o cliente melhore sua concentração e força abdominal.

3. A bola de Pilates ativa os músculos

No nosso curso de pilates em Curitiba falamos que, por conta dos exercícios com a bola ativar mais a camada profunda dos músculos do corpo, ela é ótima para fazer com que o cliente fique mais móvil.

Além disso, ela serve como um apoio para a coluna e o glúteo para que eles não sofram muito impacto. Seu uso se se expande para outros músculos e contribui para deixar mais forte em áreas difíceis e ângulos dos músculos difíceis de se atingir com outro tipo de treino.

Sendo assim, com o passar dos anos, o exercício físico com a bola de Pilates acabou ficando muito popular e se tornou crucial para alcance de ótimos resultados.

Conclusão

Bola de pilates verde da Metalife Pilates

Por fim, vimos então alguns usos que a bola de Pilates oferece na vida daqueles que fazem uso do pilates solo. Ela é ótima para ajudar e também facilitar para que a realização de um exercício consiga ter mais eficiência.

Nos conte aqui se você já sabia de algum desses benefícios. Além disso, comparta esse conteúdo com outra pessoa que queira saber mais a fundo sobre a prática do pilates, e porque é crucial para nossa saúde.

Sandro Alves, professor de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!