fbpx

Conceitos do Método Pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O método Pilates já mudou a vida de várias pessoas ao redor do mundo, mas muitos sequer sabem como ele surgiu.

Quando conheça essa história inspiradora, temos certeza que você vai querer praticar uma aula. E se fizer o método Pilates, com toda certeza irá se encantar e querer praticar para sempre.

Mulheres realizando aula do método pilates

Como surgiu o método Pilates?

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates. O criador do método foi uma criança muito pobre e que decidiu contrariar seu possível triste destino.

Desde cedo, Joseph decidiu praticar natação, mergulho, boxe, esqui e com o conhecimento de todas essas atividades físicas ele aliou o que sabia de fisiologia, anatomia e medicina oriental.

Conforme analisava seu conhecimento técnico e sua vivência nos esportes, Joseph desenvolveu o método aos 32 anos de idade.

Era época de I Guerra Mundial e o mestre encontrava-se em um campo de detenção. Na época, uma epidemia de gripe vitimava muitas pessoas nesses campos. Foi então que Joseph aplicou sua técnica nos internos e nenhum deles foi vitimado pela pandemia. Não há provas disso mas são histórias em relação ao “mito” do mestre.

Mais tarde, conta-se que Joseph criou suas primeiras máquinas nesse campo. Talvez tenha usado a sua técnica em soldados feridos pela guerra. Período no qual ele começou a utilizar molas das camas dos soldados para treinar.

E percebeu que a recuperação do tônus muscular acontecia mais rápido, graças ao uso das molas.

Aos 46 anos, já na cidade de Nova Iorque, Joseph conheceu sua “esposa” Clara, que trabalhou junto com ele aplicando o método para recuperar importantes bailarinos do New York City Ballet.

O método Pilates e a contrologia

O método Pilates foi desenvolvido baseado na contrologia, que é justamente o desenvolvimento consciente de cada movimento executado pelo corpo.

Acima de tudo, essa é a maneira correta de agir com seu próprio corpo ao longo do dia.

Uma vez que, controlar os movimentos permite que eles sejam fluídos. Isso evita assim, qualquer tipo de lesão ou dor por repetir movimentos em posturas equivocadas.

Portanto, podemos dizer que o Pilates não se trata somente de uma atividade física! A forma como Joseph via o corpo e sua evolução era muito diferente do que se fazia nos anos de 1920.

Uma aula de Pilates é 100% baseada em força, mobilidade e concentração. Sendo uma técnica que pode contribuir para diferentes tipos de recuperação.

Além disso o método é mais que exercício físico puro. De forma que, possibilita a reabilitação e o aumento da qualidade de vida.

É um método livre de impactos

Um profissional capacitado em pilates, é fundamental para seu sucesso. De forma que, praticamente se tornam nulos os riscos com relação a lesões.

Tendo em vista que, o método não gera qualquer impacto para as articulações. Por este motivo, o Pilates é completamente seguro para pessoas que estão muito acima do peso ideal ou que estão em reabilitação.

Desde que, o treino seja feito com um profissional capacitado. Além disso, é preciso alertar o profissional sobre todas as suas limitações de saúde.

Dessa forma, o profissional poderá adaptar o treino para as suas necessidades, fazendo com que, o método Pilates realmente contribua para a sua recuperação por completo.

Isso permite a recuperação da qualidade de vida e bem-estar, a partir da técnica que reabilita o corpo.

Mulher realizando exercício push up do método pilates

Pilates é bom para pessoas de todas as idades

Se está em busca de uma atividade física que você possa adotar e manter por toda a sua vida, o Pilates pode ser o ideal.

De maneira geral, a prática regular de Pilates pode ajudar crianças, grávidas e idosos. Em todas as fases da vida o Pilates pode oferecer benefícios e ajuda para melhorar a sua saúde.

Inclusive, a principal prova de que o Pilates é uma técnica que revoluciona a saúde, é o próprio Joseph, criador do método uma vez que se tornou um adulto capaz de chegar na terceira idade com saúde.

Portanto, quem busca uma atividade física para praticar durante toda a vida, pode sempre contar com o Pilates.

Mulher grávida y menina em aula de pilates

A atenção é indispensável para praticar Pilates

Em primeiro lugar, é importante dizer que o treino de Pilates é construído de acordo com a necessidade de cada aluno.

No curso de pilates em Porto Alegre vimos portanto, que é uma técnica que se molda ao aluno, que irá executar movimentos básicos, intermediários e avançados de acordo com o seu tempo na técnica.

Isso depende diretamente da capacidade de realizar os treinos de maneira correta. Quem deseja evoluir no Pilates precisa ter foco durante a execução do exercício.

Ao prestar atenção em cada respiração e movimento, a evolução ocorre de forma natural.

Com toda a certeza, quem executa o Método Pilates sem atenção no momento do exercício, o pratica de modo mecanizado e sem perceber cada movimento.

Isso é prejudicial para a sua progressão, além de impedir que a técnica agregue benefícios para a sua saúde física e emocional.

Ao concentrar-se em cada movimento, executando de forma certa os exercícios, o Pilates irá transformar a sua saúde.

Do mesmo modo se você já é praticante ou se sofre com alguma alteração de saúde emocional, como ansiedade ou depressão. Nesses casos, trabalhar a concentração exigida pelo Pilates é uma maneira de acalmar a mente e o corpo.

Tudo isso de forma que, você consiga focar no momento presente e trabalhar esses sentimentos que atrapalham seu bem-estar.  

Em conclusão ao artigo:

A saber:

Pilates é uma técnica e um método que muitos estudiosos fizeram e estão fazendo testes. São muitos estudos que dizem que o método é eficaz para diversas doenças e além disso melhora as qualidades físicas.

Todos esses estudos podem ser vistos em diversas páginas webs e buscadores como o Google.

A saber:

Artigo aprovado por Daniele Castro, fisioterapeuta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!