Emagrecer com pilates

mulher realizando preparação para exercício mermaid de pilates

Emagrecer com pilates: Confira como a técnica pode auxiliar na perda de peso saudável

Procurado tanto para reabilitar algumas patologias quanto para prevenir doenças e obter melhor forma física, o pilates proporciona inúmeros benefícios à saúde. O exercício melhora a aptidão física, a postura e a consciência corporal. Assim, a atividade também auxilia no alongamento e fortalecimento da musculatura, deixa o corpo preparado para atividades diárias e previne e trata problemas de coluna ou articulares causados por má postura. Porém, uma dúvida pode surgir: ele ajuda a emagrecer?

Emagrecer com pilates: como é o profissional?

De acordo com as leis brasileiras, tanto o educador físico, quanto o fisioterapeuta estão habilitados a dar aulas de Pilates, desde que tenham feito um curso de formação em pilates específico para a pratica.

E nesse momento o mercado está abrindo ainda mais….diversos conselhos estão atribuindo a utilização do método, como por exemplo o da enfermagem e o da terapia ocupacional e ademais muitos professores titulados em dança estão ganhando liminares para trabalhar com o pilates.

No geral, o fisioterapeuta é habilitado para trabalhos com diagnósticos, avaliação, prevenção, fortalecimento e reabilitação física. O educador físico é habilitado para trabalhar com a avaliação física e o condicionamento físico. E assim por diante…cada um cumprindo suas funçōes.

Emagrecer com pilates: resolvendo a questão

menina com mão no short mostrando que baixou de peso

Mesmo não sendo o foco da atividade, o Pilates pode, sim, auxiliar no emagrecimento.

O método aumenta a produção da massa magra, o que acelera o metabolismo e faz com que o gasto calórico aumente mesmo em repouso e isso foi inegavelmente comprovado por diversos estudos modernos. Por isso, quem deseja unir o exercício com a perda de peso deve associá-lo a uma alimentação balanceada (orientada por um profissional) e ás atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, bicicleta etc….

Para esse fim de emagrecimento, a atividade pode ser realizada três vezes na semana, em sessões de 1 hora. Fazendo isso já é possível ter resultados satisfatórios em algumas semanas. É importante lembrar que por não exigir um período de descanso para que o corpo responda aos estímulos, o Pilates pode ser praticado todos os dias.

No corpo

Além de fortalecer a musculatura, o Pilates melhora a respiração, diminui o estresse, desenvolve o equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e a mobilidade articular, proporciona relaxamento, corrige desvios e trata e previne dores. Também trabalha o core ou powerhouse, que podemos resumir como uma área do tronco e da pelve envolvida na estabilização da coluna.

Pilates trabalha não somente os músculos principais (que ativemos movimentos), mas também os secundários (que “freiam” os movimentos) e os estabilizadores (que auxiliam na sustentação).

Diversos sistemas são exercitados no pilates. Sistema muscular, ósseo articular, nervoso e circulatório. Como dado curioso pilates surpreendentemente pode desaparecer com dores nas pernas até a prevenção de varizes.

“Os princípios do pilates são concentração, centralização, calma, equilíbrio e controle, associando a consciência corporal a respiração”, completa a profissional.

Para atingir os benefícios, é necessário estar disposto a resgatar a consciência e o controle sobre si mesmo, buscando a tão desejada integração e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Emagrecer com pilates: aparelhos X solo

Tambem conhecido como Mat Pilates, o Pilates de solo utiliza a força do próprio corpo para os exercícios. Exige alongamento, equilíbrio e consciência corporal. Além disso, há a possibilidade de utilizar acessórios como bolas e faixas elásticas. Já nos aparelhos, as molas facilitam a realização das atividades. Essa modalidade é mais indicada para a reabilitação ou para quem está iniciando a prática. Para o emagrecimento, associar os dois é uma ótima opção.

Contraindicações

O Pilates não é recomendado para pessoas que não possuem autorização médica para realizar atividades físicas, indivíduos hipertensos sem controle de medicamentos e casos de lesões com quadro de dor aguda. Tirando essas exceções, pode ser praticado por qualquer pessoa, de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

Na aula

Com duração de 50 minutos a 1 hora, as aulas devem ser realizadas em ambientes tranquilos e com músicas suaves. Nada deve desviar a atenção, já que o método foca na respiração e na contração muscular. Além disso, o pilates pode ser praticado em locais fechados ou ao ar livre.

As primeiras orientações das aulas são quanto ao alinhamento da coluna e o ensino da respiração, que conduz todos os movimentos.

A prática tem como foco o fortalecimento dos músculos abdominais, da lombar e dos glúteos. Existe uma sequência predeterminada no pilates clássico mas não no pilates contemporâneo, já que nesse predomina a escolha dos exercícios de acordo com o objetivo do aluno ou da evolução da turma.

Conclusão do artigo

O foco do pilates não é o emagrecimento mas por ser uma atividade anaeróbica faz com que o corpo sempre tenha um gasto maior de glucogênio (açúcar) contribui a emagrecimento principalmente se está associado a uma atividade aeróbica, dieta e boas horas de sono.

Vamos às evidências científicas:

O estudo Hearty feito com mais de 300 adolescentes com sobrepeso mostrou que ambos os treinamentos, isoladamente, ajudam no emagrecimento.

O estudo mostra que a perda de gordura é maior quando se combinam os dois treinamentos do que quando se faz o aeróbico sozinho.

A isso nos referimos ao treinamento de resistência + aeróbico. .

Fato também importante é que a aderência ao treinamento aeróbico isolado é menor do que no treinamento de resistência ou misto, como citado anteriormente.

Outro estudo feito na New York Obesity Nutrition Research Center, publicado em outubro de 2014 no Diabetes Care de Gallagher, mostrou dois grupos (todos pacientes com sobrepeso) em acompanhamento de um ano. Um grupo foi orientado a fazer exercícios físicos e dieta.

prato de maçã, agua e garfo para representar uma dieta

Já o outro grupo, além das orientações, teve um acompanhamento diário dos treinos por profissionais de educação física, o que lhes garantiu uma incrível perda de peso em mais de 7%.

Assim que a conclusão é óbvia: dieta e aeróbicos são excelentes para baixar de peso. Mas com pilates é melhor!

Sandro Alves, professor de Pilates e personal trainer

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