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Sabe quais são as 8 Principais modalidades de Exercícios Para Gestantes?

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Saber quais exercícios para gestantes fazer durante a gravidez, é vital para manter a saúde da mulher em dia e fazer com que ela se prepare melhor para o momento do parto.

No entanto, há muitas atividades das quais as gestantes não podem fazer uso. Ainda mais se envolverem grande esforço físico.

No entanto, se manter ativa durante esse período é necessário para evitar:

Entre muitos outros fatores que podem comprometer a gravidez.

Então, se você tem dúvidas sobre este assunto, continue lendo este artigo pois listamos os principais.

Os Melhores Exercícios Para Gestantes

Os Melhores Exercícios Para Gestantes

Para uma gestante, o tempo ideal de exercícios indicado é de no mínimo, 30 minutos em pelo menos três a cinco vezes na semana.

A prática de atividade física é recomendada desde o início até o fim da gestação, pois ela dá vários benefícios para a gestante.

Sendo assim, veja algumas opções para mulheres grávidas a seguir.

1. Musculação:

Pode-se realizar a musculação desde que  a gestante seja observada por um profissional e não se esforce demais.

A musculação é ótima para fazer com que os músculos tenham um melhor desenvolvimento e consigam ter uma fortificação maior, evitando assim, dores nas costas e articulações.

Pode-se faze a atividade durante todo o processo de gravidez.

2. Pilates para exercícios para gestantes:

O pilates é uma das melhores, senão a melhor opção de atividade para se fazer quando se está grávida.

Isso porque ele é uma dos principais exercícios para gestantes que tem como fundamento não só manter o bem estar físico, mas também ele promove toda diferença tanto no interior quanto no exterior.

Sendo assim, mente e corpo se alinham para que alcancem juntos, um equilíbrio perfeito. 

Ainda, conseguem trabalhar pontos de alongamento e fortalecimento dos músculos, ajudando o corpo a sustentar melhor o peso da criança e também na hora do parto.

Ao se descobrir grávida, toda mulher deveria fazer uso do pilates pois ele é ótimo para ajudar com a postura.

Vale a pena você conhecer mais a fundo essa atividade.

3. Natação:

A natação é ótima para promover o relaxamento e aliviar a tensão da gravidez. Seu exercício de modo maneirado promove a tonificação da musculatura e faz com que a respiração tenha um melhor desempenho.

A partir do terceiro trimestre, é um ótimo exercício a se pensar.

No entanto, esse tipo de exercícios para gestantes é mais recomendado se você já tem costume de nadar.

O motivo é que dependendo da frequência, a natação pode deixar a mulher grávida sem fôlego. Por isso é bom fazer essa atividade por profissionais específicos que deem aulas direcionadas para o público gestante.

4. Alongamento:

O alongamento é um dos exercícios para gestante que pode-se achar ao praticar pilates.

Mas também pode-se executar somente ele. Assim como o pilates, a gestante consegue faze-lo até mesmo em sua casa em um lugar espaçoso. 

Mas, o ideal é que o exercício tenha o apoio de um profissional para que nenhum movimento errado possa ocorrer. 

Para as gestantes, se alongar é muito benéfico pois estimula as articulações, promove maior flexibilidade e ajuda na postura.

5. Hidroginástica:

Diferente da natação, a hidroginástica é como se fosse exercícios feitos na piscina.

Sendo assim, tem como objetivo principal melhor o cardiovascular, tonificar os músculos, promover o relaxamento e aliviar o estresse, entre outros benefícios.

Todo e qualquer exercício feito na água, tem alto poder relaxante e gera inúmeras vantagens para a mulher.

6. Yoga:

A ioga é um dos exercícios para gestantes que tem como objetivo trabalhar a mente e o corpo juntos.

Aliados com outras práticas acaba sendo um ótimo combo pra se preparar para esse período da melhor forma possível.

A ioga trabalha com:

  • Flexibilidade;
  • Equilíbrio;
  • Tônus muscular;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Exercícios de respiração;
  • Entre outros;

É recomendável que se faça ioga desde a descoberta até o fim da gravidez. Além disso, existe grupos específicos dessa atividade para grávidas.

7. Ginástica local:

Considera-se ginástica local toda série de movimento repetido para um grupo muscular.

Seus benefícios acabam sendo bastante favoráveis para gestantes, pois a fortificação de algumas partes do corpo é muito necessária.

Para mulheres adeptas a academia, essa é uma opção boa para manter o corpo em dia sem prejudicar a gravidez.

Alguns exercícios como abdominal podem ter execução desde que se mantenham adaptados. 

8. Exercícios para gestantes com dança:

Muitas pessoas acreditam que quando se engravida atividades que envolvam movimentos devem ser evitadas a todo custo.

No entanto, isso é uma grande mentira. Tirando o esforço em excesso, toda atividade que promova o bem estar corporal e mental da mulher, acabam sendo bem vindas.

Sendo assim, a dança é uma delas. Desde que observada por um profissional da área, gestantes podem fazer aulas de dança normalmente.

A ação promove o progresso cardiovascular, ajuda a manter o peso, diminui a ansiedade e relaxa.

Sendo assim, é recomendada durante todo o período de gestação. Contudo é preciso cuidado.

Todas as atividades listadas aqui tem como foco, preservar a saúde da mulher e melhorar sua qualidade de vida durante a gravidez.

Por mais que sejam saudáveis, é necessário ter um cuidado e um controle com os movimentos para que não machuque e nem prejudique o bebe.

Assim, recomenda-se que qualquer que tenha sido sua escolha de atividade, é preciso que ela tenha um supervisão de um especialista na área.

Isso fará com que os movimentos tenham segurança e não ofereçam risco a ninguém.

Conclusão

Conclusão

Os exercícios para gestantes tem papel fundamental na vida de uma mulher saudável. Então, sua prática é recomendável desde o inicio até o fim da gestação.

Não hesite em procurar o melhor exercício para você. Contudo, procure um médico antes para avaliar suas condições físicas.

Essa etapa é importante para a sua assegurar que você pode fazer exercícios.

Dentre todos dessa lista, o mais indicado é o pilates, pois engloba uma série de fatores que dão a mulher tudo o que ela precisa em um exercício.

Assim, estimula a:

  • Coordenação;
  • Equilíbrio;
  • Musculatura;
  • Respiração;
  • Postura;

Entre muitas outras coisas. Se você tem interesse de conhecer o método, conheça o curso de formação na área de pilates.

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários e compartilhe.

Patricia Valeriano, fisio que se dedica a diversos anos em pilates para gestantes.

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2 respostas

  1. Inclua o LPF nos exercícios para gestantes.
    Altamente recomendado para manter uma boa postura,equilibrar o sistema nervoso,melhorar a respiração e evitar dores,além de propiciar uma fascia mais resiliente podendo evitar problemas como diástase e incontinência urinária.

    1. Oi! Não temos um especialista em LPF para escrever aqui. Se você é especialista e gostaria de ajudar, escrevendo um parágrafo para melhorar o artigo, envia uma foto simples do seu título e o parágrafo que você pode ajudar a insertar nesse artigo sobre LPF que agradecidamente nós publicaremos. Pode enviar diretamente para o email alvespilates@hotmail.com .Muito obrigado!!!

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