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Pilates Na Gestação: Os 9 Principais Benefícios Para As Gestantes!

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O pilates é um ótimo tipo de exercício, e na gestação é perfeito para quem quer se manter ativa enquanto está grávida.

Se você acha que esse modo de exercício não é indicado para mulheres grávidas, está muito enganada. O pilates é um grupo de ações que tem como foco principal ter qualidade e não excesso de movimentação.

Sendo assim, é um exercício que respeita cada individualidade e seus limites. Portanto, é por causa disso que ele se torna uma atividade excelente para quem está grávida.

Quer saber sobre os principais benefícios que a atividade proporciona? Continue lendo.

Pilates Na Gestação E Seus 9 Benefícios

Pilates Na Gestação E Seus 9 Benefícios

Sabemos o quanto uma mulher muda quando ela engravida. E as mudanças são literais em todos os aspectos da vida, tanto fisiológicos, psicológicos ou outras mudanças.

Ao resolver fazer pilates na gestação a mulher escolhe melhorar sua condição física, assim como também contribui para um parto melhor e mais relaxado.

O assoalho pélvico proporciona a sustentação do útero. Ou seja, com o passar dos meses, principalmente do terceiro trimestre, ele dá indícios de que está enfraquecendo.

Você consegue saber quando isso está acontecendo quando você sente os seguintes sintomas:

  • Incontinência urinária por urgência: quando você sem querer perde urina de modo involuntário;
  • Incontinência urinária por esforço: quando há perdas de urina ao provocar algum tipo de esforço, como tosse, riso, etc.

Esse enfraquecimento pode causar desconforto nas costas e dor em sínfise pública. Sendo assim, é imprescindível que haja um fortalecimento dessa área principalmente no período de gravidez.

Desse modo, mostraremos aqui alguns dos principais benefícios que o pilates na gestação pode ajudar a mulher.

1. Respiração

A frequência respiratória na gestação é muito maior do que o normal. Sendo assim, a respiração tende a ficar mais profunda.

A respiração tem um papel fundamental na melhora das sensações como cansaço, ativação dos músculos abdominal e do tronco.

Quando há uma respiração mais profunda e equilibrada, toda a consciência corporal é elevada.

E ainda se tem como benefício, uma postura melhor, que ajuda a acalmar não só o humor como o físico.

2. Músculo do abdômen

O pilates trabalha com os músculos de maneira inteligente. Desse modo, com tais exercícios, você atinge o músculo mais profundo nomeado de transverso do abdômen.

Todos os músculos tem importância de desenvolvimento durante a gravidez. Isso porque sua distensão traz desequilíbrios na postura e isso não é legal.

3. Pilates na gestação proporciona melhora de postura:

Quando o bebê cresce, tudo dentro da mulher vai mudando. Sendo assim, o pilates na gestação é fundamental para que o deslocamento do bebê não faça a mulher sofrer com alterações na postura.

Sendo assim, o pilates auxilia e faz toda uma reeducação dos movimentos para que os desconfortos sejam amenizados assim como as dores.

4. Circulação saudável:

Um dos grandes problemas com o passar da gestação se dá por conta do inchaço provocado por ela.

Então, quando uma mulher opta por se exercitar principalmente com o pilates, ela faz uma escolha de passar a gestação da melhor maneira que puder com o seu corpo.

Por se tratar de uma modalidade que preza pelo dinamismo, o pilates auxilia na melhora da circulação sanguínea em todo o corpo.

Desse modo, câimbras e inchaços são prevenidos.

5. Preparação de parto:

No pilates, é muito comum exercícios que estimulam a pelve e a articulação. E não só isso, tanto o corpo quanto a mente se exercitam enquanto as atividades acontecem.

Sendo assim, prepara a gestante não só para as mudanças que acontecem, mas também para um melhor autocontrole no dia do parto, proporcionando uma respiração adequada e uma melhor consciência de postura.

6. Pilates na gestação dá melhor qualidade de vida:

As atividades físicas são benéficas para todas as pessoas em todas as idades e isso é indiscutível.

O pilates na gestação acaba sendo vital para a mulher grávida. Os benefícios proporcionados por ele são incontáveis. 

Isso porque principalmente acabam trabalhando o equilíbrio da musculatura dorsolombar, do abdômen e do assoalho pélvico.

A respiração faz com que o corpo tenha consciência de si e portanto, tudo pode se desenvolver melhor.

As gestantes podem fazer pilates desde que a gravidez seja saudável e autorizada por um médico.

7. Melhor fortificação pélvica:

Como foi dito, o assoalho pélvico é vital para melhorar a capacidade de relaxamento durante a hora de parto.

Sendo assim, toda a circulação e fortificação dessa área proporcionam a prevenção de incontinência urinária e um melhor apoio dos órgãos da pelve. 

Ainda, faz a prevenção de um mal alinhamento das articulações do sacrilíacas e quadril.

8. Fortalecimento de membros:

O pilates na gestação trabalha com o corpo inteiro. Portanto, todos os músculos acabam sendo bem trabalhados. Sejam eles superiores ou inferiores.

Isso dá uma melhor resistência e condicionamento físico. Além disso, todos os exercícios costumam ter baixo impacto nas articulações. 

Portanto não prejudicam em nada e só ajudam.

9. Pilates na gestação com exercícios eficazes: 

A dinâmica de vários exercícios provocam e estimulam uma melhor locomoção da gestante.

Portanto, ela consegue ter flexibilidade e maior disposição, mesmo que o peso da barriga atrapalhe muita das vezes.

Essa acaba sendo uma das principais reclamações das mulheres. Sua falta de disposição acabam atrapalhando sua rotina e seus afazeres.

O pilates então trabalha justamente para que isso não aconteça. Através de aparelhos, exercícios e o próprio peso do corpo, fazem com que a otimização seja eficaz.

Logo, você consegue mais qualidade de vida do que se não fizer nenhum exercício.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos quais os principais benefícios que o pilates na gestação traz na vida da mulher.

Essa modalidade não é apenas um exercício e, sim, um estilo de vida que tem como objetivo, manter não só o corpo como a mente saudável.

Para gestantes, o pilates tem a função principal de aumentar sua qualidade de vida e a do bebê.

Se você é um profissional que está interessado na área, se inscreva em uma mentoria de pilates profissional online.

Marque sua aula e aproveite os benefícios presentes.

Gostou de saber sobre esse artigo? Nos conte nos comentários e compartilhe em suas redes.

A saber: artigo realizado por Daniele Medeiros, fisioterapeuta que realiza aulas de pilates para gestantes a mais de 10 anos e ademais possui estúdio de pilates

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