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Extensão de coluna no pilates

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Veja aqui os principais exercícios de extensão de coluna no pilates!

Extensão de coluna no pilates ! Quando lemos essa frase devemos pensar seriamente e incorporar o pensamento de que é de grande importância incorporar esses exercícios na nossa rotina diária, porque atualmente temos hábitos e costumes que nos levam a ficar em uma postura curvada por um longo tempo.

Provavelmente você também tem o hábito de participar de atividades de escritório ou com uso excessivo de computadores, telefones celulares etc. Isso vai ademais enfraquecendo os músculos das costas. Como conseqüência disso, similarmente vamos perdendo mobilidade e flexibilidade.

Lembre-se de que uma postura curvada retira o corpo inteiro de seu alinhamento natural e principalmente leva ao desequilíbrio.

Inegavelmente, levaremos a uma má postura e nos exporemos a possíveis lesões ou patologias.

Como os exercícios de extensão da coluna vertebral ajudam?


No curso de formação em pilates em São Paulo, explicamos que os exercícios de extensão ajudam a equilibrar nosso corpo, tentando corrigir essas posturas inadequadas (que na vida cotidiana percebemos como naturais) e que estamos adotando sobretudo no decorrer de nossas vidas.

Lembre-se de que se a coluna está inflexivelmente rígida aos 30 anos, você é velho; se você é completamente flexível aos 60 anos, é jovem. ” Joseph Pilates

coluna vertebral humana

O que é extensão de coluna?


A extensão é descrita como uma inclinação posterior da coluna a partir de uma posição flexionada, ou primordialmente um movimento para trás que excede à posição vertical.

O movimento para trás, muito além da linha normal do corpo, também pode ser chamado de hiperextensão da coluna vertebral e é caracterizado por concavidade posterior.

Quais músculos são responsáveis ​​pela extensão da coluna vertebral?

Espinhoso (espinhal torácico)
Iliocostal torácico
Longuissimo
Iliocostal lombar
Multifidos
Quadrado lombar

Benefícios de realizar esse movimento biomecânico

É importante enfatizar que exercícios de extensão da coluna vertebral devem ser praticados, desde as aulas de Pilates para crianças e adolescentes até as aulas de Pilates para mulheres grávidas. Portanto, fazendo exercícios de extensão vamos conseguir ademais de uma boa postura, o seguinte:

  • Maior mobilidade da coluna,
  • Flexibilidade,
  • E fortalecimento da região posterior.
  • Prevenção de dores nas costas

Ao praticar esses exercícios, conseguiremos corrigir ademais a postura ou simplesmente encontrar uma posição mais saudável para a coluna.

Dicas para extensão da coluna vertebral na posição prona

  • Realize uma pequena retroversão pélvica
  • Ajustar o glúteo máximo
  • Transversal abdominal de contrato
  • Ativar o assoalho pélvico
  • Encontre alongamento axial e dorsiflexão

Exercícios de extensão de coluna no método pilates

No método pilates, encontramos vários exercícios de extensão da coluna vertebral. Por exemplo, no Pilates MAT, temos os seguintes:

Swan

Extensão assistida. Também temos o Baby Swan para iniciantes com apoio no antebraço e o Swan Dive para o avançado.

mulher realizando exercício swan de pilates

The one leg kick

Extensão assistida do tronco, estabilidade escapular e coordenação.

mulher realizando exercício one leg kick de pilates

The double leg kick

Extensão de coluna, coordenação e fortalecimento.

mulher realizando exercício de extensão de coluna de pilates

Swimming (contemporâneo)

Extensão de coluna e quadril, para fortalecimento e coordenação.

exercício swimming de pilates

Rocking

Extensão de coluna, quadril e ombros para fortalecimento, equilíbrio e coordenação.

mulher realizando exercício de extensão de coluna chamado the rocking

“A contrologia desenvolve o corpo de maneira uniforme, corrige posturas incorretas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espírito”. JOSEPH PILATES.

Conclusão final do artigo

Geralmente, há uma certa relutância em realizar extensões, vamos superar esse medo porque afinal elas são muito necessárias e benéficas para o nosso corpo.

Portanto, precisamos apenas saber como escolher aquele que melhor se adapte às nossas necessidades e habilidades físicas. Enquanto as indicações forem respeitadas e realizadas com controle, não teremos problemas.

Se combinarmos nossa prática de extensão com um bom trabalho de estabilizadores da escápula, como a série de enfileiramentos e um bom alongamento peitoral, conseguiremos desse modo uma boa postura, uma coluna saudável e contida.

Lembre-se de que nossos exercícios devem ser harmoniosos e abrangentes em relação a todo o corpo e que qualquer exercício deve ter a presença ao vivo de um profissional que fez um curso de Pilates com pelo menos 450 horas de estudo.

Nunca se esqueça

“Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz.” Joseph Pilates.

María Victoria Garcia  

É professora de Pilates Staff Teacher Trainers Argentina e realiza. Atualmente, atende no F&S Pilates Studio, Buenos Aires, onde realiza também cursos de pilates.

Bibliografia consultada.:

Anatomia de Pilates, Rael Isacowitz e Karen Clippinger
Return to life, Joseph Pilates.

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