fbpx

Existe Uma Melhor Idade Para Começar A Praticar Pilates? Saiba Mais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Existe um limite de idade para praticar pilates? Essa é a dúvida de várias pessoas que não sabem sobre o método pilates.

O método é conhecido por gerar diversos benefícios à saúde através de movimentos de alongamento e respiração.

No entanto, não é só com esses fatores que o pilates trabalha. Ele pode através de um treino específico, tratar problemas crônicos, lesões ou qualquer coisa que venha interferir na qualidade de vida de uma pessoa.

Se você quer saber para qual idade o pilates é mais indicado e quem pode se beneficiar dele, continue lendo esse artigo.

Com Qual Idade Devo Praticar Pilates?

Com Qual Idade Devo Praticar Pilates

Como explicamos no curso de formação em pilates São Paulo desse ano, o pilates é um modo de exercício bastante flexível que tem como principal vantagem, a adaptação para cada pessoa diferente.

Sendo assim, ele é indicado para todas as idades desde que tenham o aval de um médico para saber se tal ação é a ideal para determinada pessoa.

Seja solo ou com aparelhos, fazer uso do pilates ajuda qualquer pessoa a melhorar o seu condicionamento físico.

Em cada idade é possível ver suas vantagens, veja.

1. Praticar pilates com crianças:

O pilates na infância é ideal para manter a criança ativa e livre do sedentarismo e obesidade.

Ainda, é ótimo para desenvolver uma noção corporal e espacial, e ainda, oferecer o posicionamento correto da coluna para uma postura adequada.

Todos os exercícios feitos dentro do pilates podem ser modificados para cada idade e cada necessidade diferente.

O estímulo de práticas saudáveis desde criança faz com que ela cresça como um adulto com menos complicações e com maior noção corpórea e mental.

2. Pilates com jovens:

Os jovens que praticam pilates se beneficiam de uma série de coisas. Principalmente porque é na juventude que problemas como má postura começam a surgir e a se agravarem com o passar do tempo.

Portanto, os maus hábitos em geral, iniciados nessa faixa etária, impactam significativamente o corpo, o bem estar e a saúde mental no futuro.

Sendo assim, se manter ativo e praticar exercícios que foquem para que corpo e mente se alinhem, é importante para diminuir riscos e prevenir ocasiões mais graves.

Além de tudo, o pilates desenvolve uma habilidade social necessária para que a autoestima e o domínio corporal sejam elevadas.

3. Idosos praticando pilates:

Um dos maiores benefícios talvez para quem pratica essa modalidade é destinada para os idosos.

Isso porque todos sabem que com o passar do tempo, o corpo vai perdendo a resistência, força, musculatura e nutrientes necessários para que se mantenha forte.

Sendo assim, os idosos são muito mais propensos a sofrerem com quedas e doenças por causa dessa degradação natural que acontece por conta do envelhecimento.

Portanto, uma maneira de ajudar pelo menos que o idoso se mantenha ativo e que consiga ter mais flexibilidade e força para as práticas do dia a dia é através do pilates.

Então, com exercícios especiais é possível tratar, ao mesmo tempo, problemas como dores locais, como também promover uma série de benefícios para a mente e o corpo desse idoso.

É muito importante que nessa fase a independência de quem se encontra na terceira idade se mantenha ativa.

Afinal, todo mundo preza por sua independência e perde-la faz com que a autoestima e a saúde, acabem sendo prejudicadas.

Então, não só o corpo e as articulações e os músculos devem ter atenção, mas também todo o trabalho em questão mental do idoso.

Existe Uma Idade Melhor Para Praticar Pilates? 

Existe Uma Idade Melhor Para Praticar Pilates

Como pudemos ver todas as faixas etárias de alguma maneira se beneficiam do pilates tratando exatamente aquilo que a idade pede.

Sendo assim, todas as idades tem indicação para fazer uso do pilates.

Quanto mais cedo for a prática, melhor para o desenvolvimento da saúde e do corpo. Isso porque você estará prevenindo e/ou tratando os seguintes pontos:

  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Falta de concentração;
  • Fortalecimento muscular;
  • Consciência corporal;
  • Equilíbrio;
  • Dores nas costas;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Tonificação muscular;
  • Menos atrito nas articulações.

Entre milhares de outras vantagens que se pode obter através do método pilates. Ainda que você não esteja doente ou com algum tipo de sintoma para tratar, se matricular nesta atividade é ótimo para você manter o equilíbrio em sua vida.

Isso porque o pilates nasceu da ideia de um homem que passou sua vida inteira sofrendo com doenças que o prejudicavam.

Através de muito estudo e a implementação de muitas técnicas orientais e ocidentais, Joseph Pilates conseguiu criar não só a metodologia que pode ajudá-lo em seus problemas, como também criou os aparelhos para ajudar outras pessoas.

Portanto, o pilates funciona como uma atividade fisioterápica que tem como foco principal apenas manter a saúde do indivíduo em dia.

Além disso, você pode combinar o pilates com outras atividades e seus exercícios podem aliviar as tensões musculares causadas por movimentos mais bruscos de outras práticas.

Por que se matricular no pilates?

Os motivos para se matricular no pilates não faltam.

Além disso, o pilates não restringe idade e muito menos condição física. Sendo assim, mulheres grávidas podem e devem praticá-lo para uma gestação equilibrada.

Pessoas acima do peso também podem praticar pilates, ainda que a atividade não tenha foco na perda de peso e nem na hipertrofia.

Sendo assim, para que se possa alinhar com atividades de musculação ou aeróbicas, o pilates ajuda muito a pessoa a manter o foco necessário em suas metas.

Se você é um profissional na área de educação física ou fisioterapia e quer saber mais sobre o pilates e suas funções, conheça o curso de formação em pilates.

Ele é completo para que você tenha o melhor desempenho dentro de um estúdio e indique aos seus alunos quais os exercícios ideais para sua faixa etária.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos que praticar pilates pode ter grandes vantagens em qualquer idade.

Sendo assim, procure um estúdio que atenda as suas necessidades e tenha profissionais voltados aos interesses de sua idade e condição física.

Isso é importante para fazer com que seu treino seja flexível e de acordo com o que você espera.

Comente aqui se você tem vontade de conhecer o pilates e não se esqueça de compartilhar este artigo.

Dani Medeiros, fisioterapeuta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

2 respostas

  1. Hola. Sí, en total acuerdo con la información, Pilates para mí en lo personal, me ha dado muchoo beneficios, corregir posturas, la activación y Trabajo de toda mi faja abdominal en conjunto con mi suelo pélvico, eso para mí era desconocido en su totalidad! Comenzé a practicarlo a los 37 años, hoy día, con 42 años mi abdomen no es ni la sombra de lo que era antes, no solo en la apariencia física, sino, por dentro, mi forrma de respirar es muy fluida gracias a Pilates. Y Todo mi Templo Ama a este Hermoso Método #Pilates

    Soy instructora de Pilates Suelo he Implementos, me encantaría realizar certificaciones para Niños y embarazadas…

    @gennypilates

    Gracias. UnAbrazoPilates

    Desde Venezuela/ Guanare.

    1. Hola, muchas gracias. Pilates realmente es hermoso. Tenemos un artículo con cursos gratis que a lo mejor te puede interesar, en la sección “novedades” y “carrera”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!