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O Pilates Pode Melhorar o Rendimento De Outras Atividades Físicas?

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Para quem não sabe, o pilates é ótimo para melhorar o rendimento em outras atividades físicas.

Isso porque ele é um método que requer que você seja flexível, e que exige muito de várias partes do corpo, portanto, ele trabalha a musculatura por inteiro.

Além disso, o pilates não foca só no corpo, a mente também é uma área muito trabalhada e, por conta disso pode-se melhorar a prática em outras áreas da vida.

O motivo está no trabalho do foco e do equilíbrio. Portanto, para quem deseja ter uma performance completa seja lá onde for, pode começar pelo pilates. Veja abaixo um pouco mais sobre este assunto.

Pilates Pode Melhorar O Rendimento Nas Atividades Físicas?

Pilates Pode Melhorar O Rendimento Nas Atividades Físicas

Muitas pessoas que não conhecem o pilates acabam sem saber que sua função principal, quando foi criado, era ser um método de reabilitação.

Com o passar do tempo, e ao notar-se os seus benefícios, ficou claro que a ação beneficiava além daquilo que ela prometia.

Portanto, o pilates acabou sendo usado como um método reabilitador, mas também com outras propostas, por exemplo:

  • Ser um meio para melhora da condição física;
  • Melhorar a qualidade dos gestos esportivos em atletas;
  • Atuar no preparo para o parto;
  • Aliviar dores, em especial na lombar;
  • Melhorar a qualidade de vida dos idosos;
  • Entre outros.

Então, com tantos benefícios, logo pode-se perceber que a realização do pilates contribuía para melhorar o rendimento nas atividades físicas.

Uma coisa que o pilates faz muito é a ativação do centro de força, conhecido como power house.

O power house possui o músculo transverso do abdômen que, quando ativado, faz com que a força se espalhe para as extremidades do corpo.

Sendo assim, ele acaba sendo um dos responsáveis por tornar segura a estabilidade da coluna lombar e potencializar os exercícios.

O pilates também trabalha muito com a questão da respiração, o que é ótimo no dia a dia, em especial quando se trata de realizar outras atividades.

Assim, uma respiração adequada ajuda a melhorar o trabalho dos músculos, a aumentar a porcentagem de ativação e melhora a permeabilidade sanguínea dos órgãos.

Portanto, quando uma pessoa começa a realizar aulas de pilates, ela consegue obter uma maior fluidez, tem uma melhora no controle de seus movimentos e ainda consegue evitar o aparecimento de lesões causadas por atividades.

Atividades Físicas E Pilates

Atividades Físicas E Pilates
Alunas de ginástica

Como dissemos, é possível melhorar o rendimento nas atividades físicas ao praticar o pilates. Então, uma das principais atividades feitas pelas pessoas é:

Quando esses exercícios se juntam ao pilates, o efeito no corpo da pessoa é ainda melhor.

Todos os tipos de esporte exigem que a pessoa tenha algum tipo de desenvoltura e preparo para que o corpo aguente as demandas e sobrecargas necessárias.

Para isso, acaba sendo necessário uma preparação plenamente adequada.

Quando o trabalho desenvolvido pelo pilates  é levado em consideração, pode-se dizer que o corpo inteiro é trabalhado e preparado para executar outras atividades.

O pilates atua no corpo e na mente por inteiro, como dissemos.

Portanto, a individualidade de cada aluno é priorizada, assim como a musculatura mais profunda do corpo, fazendo com que as articulações sejam preservadas.

Veja abaixo como o pilates pode ajudar você a realizar outras tarefas.

1. Corrida

A corrida é um dos esportes preferidos das pessoas, por conta da alta qualidade de vida que ela proporciona, sendo uma atividade de fácil acesso e simples de se fazer.

No entanto, ainda que correr seja uma atividade de fácil acessibilidade, para executá-la é preciso que a pessoa tenha algum tipo de condicionamento.

Isso porque a corrida, se feita da maneira errada, pode causar lesões.

Desse modo, é necessário que a pessoa se atente a:

  • Não dar uma passada maior do que pode;
  • Colocar os pés no chão do jeito certo;
  • Controlar sua respiração;
  • Entre outros.

Portanto, o pilates aqui ajuda a melhorar o rendimento nessas atividades físicas, fazendo com que a pessoa tenha:

  • Boa distribuição do seu peso durante a corrida;
  • Aumento do desempenho;
  • Evita lesões;
  • Fortalece os grupos musculares;
  • Etc.

2. Natação

A natação é um esporte muito praticado também, e serve como um tratamento para pessoas com problemas de bronquite.

Dentro da natação, milhares de nados são feitos. Os movimentos realizados, principalmente de costas, podem fazer com que o praticante desenvolva algum desequilíbrio muscular.

Sendo assim, sua postura pode ser alterada causando desequilíbrio muscular e na estrutura óssea.

Além disso, a natação trabalha com ambos os membros do corpo. Portanto, quem faz natação está sujeito a sofrer diversas alterações corporais.

Então, o pilates, nesse ponto, pode ajudar no trabalho da:

  • Respiração;
  • Estabilização da coluna;
  • Qualidade dos movimentos;
  • Ativação muscular;
  • Menor risco de lesão;
  • Mais controle e precisão nos movimentos.

O pilates é, então, uma atividade completa, capaz de atuar em todo o corpo, de dentro para fora.

Sua prática diária oferece equilíbrio e um monte de outros benefícios, que podem ser aproveitados nas tarefas do dia a dia ou em outros exercícios. Dessa forma, os principais benefícios do pilates, podemos destacar:

  • Fortalecimento da musculatura;
  • Flexibilidade;
  • Melhor extensão respiratória;
  • Melhor postura;
  • Aumento da consciência corporal;
  • Menor índice de dor lombar e cervical.

Portanto, não só nesses dois exemplos o pilates serve como complemento, mas sim para todas as atividades físicas que exigem um preparo do corpo.

O pilates serve até mesmo como um aquecimento, pois já deixa o corpo preparado ao longo do dia.

Seja profissional ou amador, melhorar seu condicionamento físico é muito importante.

Conclusão

Conclusão
Aluna de musculação

Por fim, vimos então como o pilates ajuda a melhorar o rendimento nas atividades físicas.

Portanto, é recomendável que as pessoas aliem o esporte que praticam aos benefícios do pilates.

Não importa o esporte. Pode ser corrida, natação, musculação, futebol, o que for! Você precisa do condicionamento certo para que possa fazê-lo com tranquilidade.

Então, se você quer conhecer mais a fundo tudo o que o pilates tem a oferecer, clique aqui e se surpreenda.

Gostou deste artigo? Então deixe aqui seu comentário e compartilhe-o com outras pessoas para que elas saibam dos benefícios que o pilates tem a oferecer.

Sandro Alves, personal trainer e dono de estúdio de pilates

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