fbpx

Série De Pilates No Solo: Um Método Eficaz Contra Dores No Corpo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você sabia que o pilates é ótimo contra dores no corpo? A técnica faz muito sucesso desde os anos 2000 e vem crescendo desde então, com milhares de pessoas adeptos ao método.

Conforme o pilates vai crescendo, mais pessoas acabam tendo interesse na atividade e procuram saber como ele funciona, para que possam executá-lo.

O método pilates combate dor nas costas, dor lombar, joelhos, no ombro, em toda a coluna e muito mais!

O método possui duas modalidades interessantes. Uma parte para uma linha mais clássica e a outra para algo mais moderno.

Você quer saber a diferença e como ele funciona e beneficia a vida de quem o utiliza? Então veja este artigo!

Uso Do Pilates Contra Dores No Corpo

Uso Do Pilates Contra Dores No Corpo

Um dos fatores que tornaram o pilates uma atividade física tão popular entre as pessoas é o aumento de qualidade de vida que ele oferece aos seus adeptos.

Hoje, neste artigo, apresentaremos a linha do pilates mais moderno, com o pilates solo.

Essa atividade nada mais é que a execução dos movimentos do pilates sem que haja ajuda de molas, cama ou equipamentos em geral.

Portanto, a única coisa que esse método demanda é a força do próprio corpo da pessoa.

No entanto, durante a utilização dessa modalidade, alguns acessórios acabam sendo inseridos com a função de facilitar ou dificultar os movimentos.

Alguns desses acessórios de pilates moderno como:

  • Bola suíça;
  • Faixa elástica;
  • Pesos leves (bolas com peso/ toning balls);
  • Entre outros.

Ambas as modalidades do pilates são eficazes. Portanto, em pouco tempo você já consegue notar as diferenças em seu corpo.

Uma das grandes vantagens do pilates solo contra dores no corpo é por conta da maior estabilidade que a pessoa tem por usar justamente o seu próprio peso como ferramenta.

O método já é algo que trabalha bastante com os músculos. Então o pilates solo acaba trabalhado ele duplamente.

Desse modo a tonificação e o alongamento acontecem ao mesmo tempo e de modo mais rápido.

Esta é uma modalidade que tem um nível de dificuldade maior do que as outras, por conta da consciência corporal aqui ser muito maior.

Desse modo, os aspectos:

  • Força;
  • Equilíbrio;
  • Alongamento.

Acabam sendo muito mais exigidos. Sendo assim, o aluno acaba tendo que ter uma técnica maior na execução de seus movimentos, com uma maior consciência, precisão e rigor.

Como o método beneficia contra as dores no corpo

Há vários benefícios que podem ser extraídos do pilates.

O aluno acaba se tornando muito mais forte e flexível, sendo assim, o método poderá ajudar contra a má postura e dores em geral.

Ainda, o pilates solo ajuda a pessoa a melhorar sua respiração e coordenação.

Para quem possui muitas dores nas costas, a atividade acaba sendo benéfica no realinhamento da coluna, por conta de todo o trabalho que faz no reestabelecimento de equilíbrio.

Para as mulheres, a atividade ajuda a melhorar a celulite, a definir melhor a silhueta, a aliviar os sintomas da TPM, entre outras coisas.

Além disso, os ensinamentos durante o pilates não ficam somente presos àquele momento, mas sim, podem ser executados em qualquer lugar.

Por exemplo, a respiração é algo muito trabalhado. Portanto, seu benefício não fica preso somente na hora em que a pessoa está realizando o exercício, mas sim em cada atividade que a pessoa fizer ao longo do seu dia.

Ainda, outro ótimo fator do pilates solo ser bom contra as dores no corpo se dá pelo fato de o método trabalhar com o corpo sendo seu próprio eixo.

Assim, o equilíbrio retirado disso contribui para o dia a dia dos alunos.

Em geral, as pessoas acabam saindo muito de seu eixo e isso acaba trazendo uma sobrecarga para os músculos e todas as partes do corpo.

Com o pilates, é possível estabelecer um alívio dessas dores e melhoras em outros aspectos como:

Alguns Exercícios De Pilates Contra Dores No Corpo E Suas Vantagens

Alguns Exercícios De Pilates Contra Dores No Corpo E Suas Vantagens

Abaixo, você poderá ver alguns exercícios presentes em uma série de pilates solo que são capazes de diminuir as dores no corpo.

1. Swimming

Esse é um exercício que traz como benefício a melhora da movimentação do quadril, o fortalecimento da coluna e a melhora nos movimentos mecânicos.

Ele é realizado de bruços e com as pernas e braços paralelos ao corpo. Assim, a ponta do nariz deve se manter voltada para o colchonete.

Para realizá-la basta que você inspire e erga a perna direita junto com o braço esquerdo de modo lento.

Inspire e retorne à posição inicial repetindo o processo com o outro lado. Então, são feitas aqui de 5 a 10 repetições em cada lado.

2. Shoulder bridge ou Ponte de ombros

A ponte de ombros traz benefícios na diminuição da carga de peso na coluna e em sua mobilidade.

A atividade é realizada com o aluno deitado no chão e com os joelhos flexionados de modo que os pés fiquem apoiados no chão.

Então, para realizá-lo, basta que você inspire enquanto faz a elevação do quadril. Somente expire quando o quadril estiver retornando a posição inicial. Aqui, é indicado que se faça 3 séries de 10 repetições.

3. The hundred ou cem

Um dos exercícios de pilates contra dores no corpo que promove tonificação do abdômen, fortalecimento do core, equilíbrio e melhora de energia é o Cem.

O exercício começa então com a pessoa deitada de costas com as pernas flexionadas ou estendidas. Cabe a pessoa decidir por isso.

Assim, a execução será feita da seguinte maneira, com as pernas flexionadas, você estenderá uma das pernas em um ângulo de 90° e em seguida estenderá a outra. Sendo assim, as duas devem se manter nesse ângulo.

Em seguida, você irá inspirar e elevar sua cabeça como se fosse realizar um abdominal. Você deve mover seus braços ao longo do corpo para cima e para baixo como se estivesse bombeando.

Expire durante 5 movimentos e assim, retorne a posição de início. Aqui, indico 10 séries de 10 movimentos.

Em conclusão…

Conclusao

De modo rápido, pudemos ver então como o pilates solo age contra dores no corpo.

Esta é uma atividade muito benéfica para todas as pessoas em todas as idades.

Se você tem um interesse maior em pilates e quer saber mais a fundo sobre como ele funciona, conheça o curso de formação em pilates para instrutores. Gostou deste artigo? Nos conte e compartilhe!

Dani Medeiros, fisioterapeuta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!