fbpx

Estúdio De Pilates Em Rio das Ostras O Guia Absolutamente Completo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você já procurou mas não achou um estúdio de pilates em Rio das Ostras? Então calma que neste artigo te diremos um dos melhores estúdios para você fazer suas atividades.

Mas antes, diremos um pouco mais sobre a atividade e outros pontos como:

  • O que ela representa?
  • Sua importância;
  • E o porquê fazê-la?

Nem todo mundo entende o pilates como uma atividade auxiliadora.

Isso porque mesmo que ele ajude a manter a saúde física das pessoas, ele também acaba sendo uma atividade ótima para aquelas pessoas que tem algum tipo de patologia.

E, ao contrário de algumas atividades que fazem restrição de idade para que possam ser executadas, o pilates não faz nenhum tipo de restrição.

Sendo assim, ele é um afazer capaz de abranger todos os públicos e oferecer uma ótima qualidade de vida para quem a executa.

Se você tem interesse por pilates mas ainda não sabe muito bem sobre o que se refere, como ele pode te ajudar e quais tipos de exercício ele proporciona, continue lendo este conteúdo.

Onde encontrar o melhor estúdio de pilates em Rio das Ostras?

Onde encontrar o melhor estúdio de pilates em Rio das Ostras

Se você já procurou mas ainda não achou o lugar ideal para fazer suas aulas na região de Rio das Ostras, não se preocupe.

Você irá encontrar o melhor estúdio dessa região situado no seguinte endereço:

Estúdio Alves Pilates Rio das Ostras Avenida Brasil, 708 Extensão do Bosque – Rio das Ostras / RJ CEP 28893-304.

Este é o endereço do Alves Pilates, um lugar que conta com os melhores aparelhos e toda técnica que você precisa, seja de forma presencial ou online.

Além disso tem algo que é crucial falar: o diretor do estúdio é o conhecido Sandro Alves, melhor professor de pilates da América do Sul em 2018 e segundo lugar em 2019 (ganhador do prêmio Contrology Awards). Ele aprendeu o método com Lolita San MIguel que, por sua vez, aprendeu com Joseph Pilates, criador da técnica. Sandro ensinou aos seus professores, que vão te atender de forma mais que especial.

Sim, o pilates de verdade chegou a Rio das Ostras! Nada de misturas com outras técnicas como se faz hoje em dia e sim o Pilates real, tal qual o criador do método o fez!

O local possui toda estrutura necessária para receber seus alunos. Além disso, o Alves Pilates é a maior empresa do Brasil a oferecer cursos para formação em pilates.

Todos os profissionais disponíveis possuem uma excelente formação, dando todo apoio e suporte para os alunos terem um melhor desempenho.

Mas o que você vai encontrar lá e por que você deve procurar esta unidade, devem ser questões que passam pela sua cabeça neste momento, certo?

Sendo assim, falaremos melhor sobre toda a didática do pilates, quem pode fazê-lo e quais as aparelhagens você encontrará.

O que é o pilates?

O que é o pilates

Apesar de ser uma atividade que tem ganhado bastante popularidade e notoriedade nos últimos tempos, o pilates já é bem antigo.

Seu fundador, Joseph Pilates criou o método em meados de 1920 como sendo uma ação de recuperação para pessoas que precisavam e, em especial, aquelas com problemas respiratórios.

Mas além disso, Joseph pensou o método de forma completa, atuando não só no corpo e na saúde física, como também trabalhou para que o método atuasse na mente da pessoa.

Sendo assim, o pilates gera controle entre mente e corpo e uma conexão com essas duas partes, fazendo com que a saúde seja restaurada por inteiro.

Conforme a prática vai avançando, muitas pessoas ficam curiosas sobre se o pilates oferece tudo isso mesmo. E, por conta disso, o nicho vai aumentando cada vez mais.

Hoje em dia, não só no Brasil mas no mundo inteiro, o pilates tem sido uma das ações mais procuradas para manter a saúde mental e física em dia.

Mas nem todos os lugares possuem uma estrutura completa para oferecer a experiência total que a atividade pode oferecer.

Quem nunca fez pilates fica surpreso pela técnica ser suave e não precisar de pesos e muito esforço para mostrar resultados.

Sendo assim, quem quer ter uma melhor condição física, pode usar o pilates como um apoio a outras ações de maior intensidade para que você tenha um melhor desempenho.

Quais exercícios o pilates oferece?

A prática oferece mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados de maneira moderada ou intensa.

O pilates tem dois tipos, solo e clássico. O pilates clássico traz os exercícios feitos por Joseph Pilates junto aos aparelhos que ele também desenvolveu.

Esses exercícios são feitos de maneira rítmica, controlada e ligada à correção de postura e respiração. Os equipamentos oferecem uma grande possibilidade de movimento.

Além disso, pode-se ajustá-los de acordo com a dificuldade desejada dos exercícios. Em geral, a maioria dos aparelhos clássicos possuem molas que são usadas para ajustar esse nível de intensidade.

Já o pilates solo trabalha com o próprio peso do corpo e com o acréscimo de novos objetos para auxiliar as atividades.

Esta modalidade dá foco na respiração e no centro da força e acaba exigindo um pouco mais do praticante. Por conta de ter que usar mais o corpo, o exercício acaba sendo mais pesado.

Então o corpo inteiro acaba sendo fortalecido somente com seu peso ou com a ajuda dos acessórios. Podemos dividir os acessórios de pilates clássico e moderno (fazemos aulas dos dois).

Clássicos:

  • Breath a cizer
  • Airplane board
  • Foot corrector
  • Entre outros.

Moderno (que foram acrescentados ao longo do tempo):

  • Bolas;
  • Elásticos;
  • Pesinhos;
  • Entre outros.

A partir dessas duas vertentes é que você pode procurar saber o que o pilates trata em cada uma delas. Mas, basicamente no pilates você encontrará os seguintes pontos:

Exercícios para coluna

Como o pilates foi criado com o intuito de ser uma atividade de reabilitação, ele é ótimo para pessoas que sofrem com patologias na coluna e outros. 

A causa de dor na lombar está muito ligada ao desequilíbrio muscular causado pela má postura do cotidiano. E a desestabilização do músculo pode gerar vários danos ao corpo, principalmente à coluna.

O pilates então, consegue ter exercícios apropriados para aliviar e tratar essas dores. O tratamento é eficaz justamente porque os exercícios feitos no pilates são aptos para reduzir esses problemas.

Se tratando da coluna, o pilates ajuda a fortalecer os músculos mais profundos para que se possa estabilizar a coluna e impedir que novos desvios aconteçam. Sendo assim, toda parte de:

  • Rotação e extensão do tronco;
  • Trapézio;
  • Ombro;
  • Diafragma.

Entre outros lugares que acabam sendo beneficiados. Os exercícios podem ir aumentando a cada vez que o instrutor notar uma melhora do quadro do aluno.

O pilates, antes de mais nada, é preciso que seja trabalhado com foco e concentração total para que cada músculo vá ganhando consciência.

Exercícios para gestante

Engana-se quem pensa que gestante não pode fazer nenhuma atividade. Logico que ações de grande impacto podem ser ruins.

No entanto, como o pilates é uma atividade leve e que não gera um alto impacto para quem a pratica, ele acaba se tornando ideal para mulheres grávidas.

Além disso, não só antes como depois da gravidez também ele é bastante útil para ajudar no fortalecimento dos músculos e na volta do corpo para o lugar.

Mães que praticam pilates durante sua gestação, conseguem ter:

  • Uma melhor postura;
  • Menos dores;
  • E menor desconforto nas atividades de rotina.

Todavia, é importante que as gestantes consultem um médico para que ele possa avaliar as condições de sua gestação. Há casos em que o repouso durante toda a gravidez é algo exigido.

Mas tirando esse fato, as mulheres grávidas se beneficiam e muito da técnica pois conseguem ter:

  • Uma melhor saúde física;
  • Melhor bem-estar;
  • Controle de seu peso;
  • E um abdômen mais forte para ajudar na hora do parto.

Exercícios para idosos

A terceira idade é uma das que mais sofrem por conta da falta de exercício. O sedentarismo desses idosos acaba sendo perigoso durante a sua rotina.

Isso porque ele acaba aumentando as chances que o idoso tem de sofrer uma queda e se machucar. Muita gente acha que com o chegar da idade as pessoas passam a ser inválidas.

Mas velhice não é sinônimo de falta de saúde. É claro que um idoso saudável foi uma pessoa que se cuidou enquanto jovem e, assim, em sua terceira idade consegue ter melhores benefícios.

No entanto, ainda aqueles que não foram muito ativos enquanto mais novos, devem recorrer às atividades físicas.

Isso porque o fortalecimento dos músculos é ideal nessa fase para que tombos e fraturas não ocorram. Como dissemos, o pilates é uma atividade de baixo impacto.

Sendo assim, qualquer pessoa de qualquer idade e condição física pode praticá-la. Acima de tudo, o instrutor de pilares irá avaliar os limites de cada pessoa e trabalhar o melhor que ele puder dentro disso.

Assim, cada aluno em seu ritmo e em seu tempo terá melhores condições de:

  • Se movimentar melhor;
  • Perceber mais seus movimentos;
  • Ter equilíbrio;
  • Aliviar suas dores;
  • Menos estresse;
  • Mais flexibilidade;
  • Mais autoestima.

Além disso, a autonomia nessa idade é muito importante para que os idosos não dependam tanto de terceiros. E ter autonomia com um corpo fortificado traz toda segurança necessária para essas pessoas.

Quais os maiores benefícios do pilates?

mulher realizando pilates em rio das ostras
mulher realizando pilates em rio das ostras

Como pudemos ver, a melhor vantagem do pilates, sem dúvidas é ser eclético e conseguir atingir todas as pessoas em qualquer condição.

Até mesmo quem está recém operado pode usar a atividade para se recompor. Por exemplo, quem tem silicone pode fazer pilates sem nenhum medo.

A não ser que a cirurgia tenha sido muito recente, aí recomenda-se repouso pelo menos nos primeiros meses para que os pontos não se rompam.

Um dos grandes benefícios que o pilates apresenta é ser uma atividade acessível a todos. Ainda que a pessoa seja um atleta de alto rendimento ou um verdadeiro sedentário, ela consegue ser eficaz.

O pilates respeita a capacidade de todos os indivíduos e nenhuma ação é feita de modo automático e, sim, com completa consciência, precisão e rigor técnico.

Dentre as principais coisas que podemos citar como destaque, você poderá ver:

  • Menos estresse;
  • Menos dor crônica e tensão;
  • Estímulo do sistema circulatório;
  • Maior oxigenação do sangue;
  • Mais mobilidade articular;
  • Maior relaxamento do músculo;
  • Melhora na respiração;
  • Equilíbrio corporal;
  • Correção da postura;
  • Coordenação motora;
  • Condicionamento físico;
  • Fortalecimento de órgãos internos.

O método age totalmente com foco em fortalecer o corpo e em especial o músculo do abdômen. A atividade é ótima para quem busca flexibilidade e mais coordenação motora.

Ainda, ajuda na descompressão de lesões fazendo com que o corpo fique mais móvel. Quem sofre com dores crônicas sente mais alívio, tendo uma maior qualidade de vida.

Quais os principais aparelhos que um estúdio de pilates em Rio das Ostras possui?

Como dissemos, o pilates possui mais de 500 exercícios que podem ser feitos de formas muito diferentes e a partir de várias intensidades.

Quando um aluno opta por seguir a linha clássica do pilates, ao chegar no estúdio ele irá se deparar com vários aparelhos.

Esses aparelhos foram criados por Joseph Pilates e foram adaptados à medida do tempo para que se pudesse adequar a modernidade.

Os exercícios feitos nesses aparelhos garantem ao usuário toda uma estabilidade e segurança para que possa tratar uma área específica do corpo.

Dentre os aparelhos mais famosos e que você mais ouvirá falar sobre, estão:

  • Reformer;
  • Cadeira;
  • Cadillac;
  • Barrel;
  • Wall Unit;
  • Combo chair;
  • Entre outros.

Somos o único estúdio da cidade que temos máquinas clássicas de pilates, ou seja, iguais aos que o criador do método (Joseph Pilates) fez. Sim, você vai treinar nas máquinas originais de pilates!

Para que serve cada máquina de pilates?

Cada máquina serve para uma atividade em especial. Por exemplo, o reformer é o primeiro equipamento feito por Joseph. 

Ele tem o formato de cama e é feito por um carrinho com cinco molas. Possui também uma barra alta e uma mais baixa que pode ser usada em dois níveis.

Quanto mais perto o uso, mais intenso será o exercício. E quanto mais afastado, menos intenso ele será. O aparelho possui também cordas que se encaixam nos pés e nas mãos, além de outros pontos.

Este é um aparelho bom de ser usado para desenvolver os braços e pernas, além de corrigir a postura e atuar na melhora na coluna.

Já a “chair” foi um aparelho criado a partir da ideia de uma cadeira de rodas, onde se colocou um pedal para que pudesse realizar exercícios mesmo sentado.

Outras criações

Joseph na época, disse que a “wunda chair” era a versão do reformer na vertical.

Já o “cadillac” foi feito a partir da ideia de uma cama de hospital.

Ele possui duas barras de ferro fixas a um colchão, uma barra de trapézio, dois pares de alça de tornozelo e coxa ajustáveis, mais duas barras móveis.

Esse aparelho é ótimo para quem quer corrigir os problemas de desequilíbrio muscular e ter uma maior solidez nas articulações. É muito usado para os exercícios aéreos.

O barrel é um aparelho que atua no relaxamento e na tonificação muscular, sendo assim ajuda a melhorar a respiração, e atua na coluna para corrigir a postura e movimentos errados.

O wall unit é um aparelho de ferro fixo com molas e alças que ajuda no tratamento de postura e ajuda bastante nos processos de reabilitação e também de saúde física.

Por último, a “eletric chair” oferece toda a flexibilidade, fortalecimento, controle muscular e alongamento. Além do mais, melhora a respiração e coordenação motora.

Pilates serve para reabilitação e para perder peso?

Professor de pilates traz a melhora da postura em paciente

Uma das grandes dúvidas que tiramos dos nossos alunos do curso de formação em pilates no Rio de Janeiro e também de todo público acerca do pilates é se ele serve para pessoas com lesões e se ele faz perder peso.

Primeiramente, o pilates é uma atividade que serve sim para tratar diversas patologias e lesões. Isso porque a fundamentação do pilates é ser reabilitador.

Além disso, somente profissionais de educação física ou fisioterapeutas que estão aptos a darem aulas de pilates. Sendo assim, aquelas pessoas lesionadas vão encontrar todo o suporte na atividade.

Isso porque além dos exercícios focados em suas necessidades o pilates te ajudará a se recuperar daquilo que você precisa para solucionar suas questões.

O princípio do pilates se baseia na cinesiologia e na biomecânica, coisa que faz com que seja proporcionada uma execução segura e focada na lesão.

Sendo assim, o pilates ajuda e muito os pacientes que precisam de um cuidado maior em uma área específica.

Agora, se referindo ao emagrecimento, o pilates não é tão eficaz. Mas calma, se você está procurando a atividade somente para emagrecer ela não será a melhor via por ser de baixo impacto.

No entanto, se você combinar o pilates com uma atividade de alta intensidade como a musculação ou exercícios de alta intensidade, os resultados serão ainda mais rápidos e melhores.

O pilates ajuda na tonificação do músculo e na fortificação do mesmo, principalmente no que se trata do power core. Sendo assim, ele oferece uma ótima base para quem faz outras atividades.

Pois acaba potencializando os resultados e dando uma melhor execução nas ações. O pilates fará você ter mais disposição e melhor consciência corporal.

Vale a pena fazer pilates em Rio das Ostras?

O pilates então acaba sendo uma atividade de investimento para toda a vida e em Rio das Ostras a prática já se encontra presente. Portanto, facilitando que essa possa ser iniciar desde a infância até a terceira idade.

É muito bom para quem não gosta de exercícios intensos, como o de musculação, mas ainda assim não quer ficar sedentário.

Além disso, ele pode tratar e prevenir diversas patologias e é ótimo principalmente para quem tem:

  • Problemas de coluna;
  • Problemas respiratórios;
  • Má circulação;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Hérnia de disco;
  • Espondilólise;
  • Alzheimer;
  • Síndrome de Parkinson;
  • Efeitos colaterais de AVC;
  • Paralisia;
  • Doenças reumáticas;
  • Tendinite;
  • Artrose;
  • Entre outros.

Alves Pilates em Rio das Ostras

Alves Pilates em Rio das Ostras

Por fim, você poderá encontrar todos os benefícios citados acima frequentando o estúdio Alves Pilates em Rio das Ostras.

É crucial que venha nos fazer uma visita para ver a qualidade, dedicação dos profissionais e a infraestrutura do local.

A rede é muito bem preparada para te ajudar a se manter saudável e a tratar e prevenir quaisquer que sejam seus problemas. O pilates é um método revolucionário e que tem contribuído com a vida de várias pessoas.

Conte aqui se você tem interesse na área e compartilhe este conteúdo com outra pessoa que queira saber mais sobre a atividade.

Daniele Medeiros, diretora Alves Pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!