fbpx

Pilates Emagrece? Descubra O Que Não Te Contaram Sobre Isso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Tem interesse em fazer pilates mas ainda está em dúvidas porque não sabe se pilates emagrece?

Por incrível que pareça essa é uma das principais dúvidas de quem está interessado na modalidade mas não sabe muito bem como ela funciona.

Não se pode deixar de lado o fato de que a prática da modalidade é crucial para manter o bem-estar tanto do corpo quanto da mente.

Portanto, com a mentalidade certa você consegue atingir seus objetivos.

Então, para te ajudar a responder essa pergunta, continue lendo. Pois, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber a respeito do pilates!

Pilates Emagrece? Descubra Os Mitos A Cerca Do Assunto

Pilates Emagrece? Descubra Os Mitos A Cerca Do Assunto

Para começar respondendo se o pilates emagrece, logo adiantaremos: sim, essa modalidade de exercício é uma atividade que auxilia o indivíduo praticante a perder peso.

No entanto, essa não é sua principal meta. Isso porque, pensando em sua origem, o pilates foi desenvolvido  para ajudar pessoas que precisavam ser reabilitadas.

Muito porque o pilates é uma atividade que tem como objetivo trabalhar não só a parte externa como também a interna do corpo.

Portanto, inúmeros benefícios são trazidos para quem o adota. Um deles é o auxílio a perda de peso.

Os praticantes do pilates podem usá-lo de diversas maneiras: contra hérnias, prevenção de lesões, alongamento, tonificação muscular, entre outros.

Se você ainda quer saber como pilates emagrece, vamos responder mais a fundo.

O seu instrutor pode focar em aulas voltadas para o emagrecimento. Mas não pense que isso irá substituir uma academia, por exemplo. Os efeitos do pilates são bem menores.

A longo prazo, você pode ver uma mudança corporal. Como é uma atividade que preza a fortificação dos músculos e no fortalecimento do mesmo, o pilates acaba trabalhando o corpo por inteiro.

Além disso, o pilates preza pela estabilização das articulações e na reeducação dos movimentos.

Portanto, tudo que é feito dentro do pilates acaba por estimular o metabolismo e promover o equilíbrio do seu organismo. Com um organismo em dia, a perda de peso é estimulada de maneira muito melhor.

Alguns dos movimentos de pilates acabam gerando um aumento de gasto de energia.

Como utilizar pilates para emagrecer?

No nosso curso de pilates em São Paulo desse ano explicamos que como o método não é uma atividade que substitui a academia, o interessante é utilizar o pilates como um complemento das atividades que proporcionam maior queima de caloria.

Mas, se você só fizer pilates, você pode praticá-lo por pelo menos 3 vezes na semana. Esse tempo acaba sendo ideal para trabalhar todas as partes do corpo.

O pilates focado na perda de peso costuma ter uma duração de pelo menos 1 hora. E nesse tempo, é possível que você consiga perder cerca de 400 a 500 calorias conforme for o estilo da aula.

Se você for comparar com uma academia ou exercícios aeróbicos por exemplo, essa quantia não é muito expressiva, mas devemos lembrar que o pilates não tem o foco na queima de calorias.

Principais Mitos Do Pilates e Se Emagrece

Principais Mitos Do Pilates

Os princípios básicos do pilates consistem em ser:

  • Respiração;
  • Concentração;
  • Controle;
  • Centralidade;
  • Precisão;
  • Fluidez.

Sendo assim, ele é uma atividade completa que consiste em oferecer ao indivíduo, um controle maior e consciente dos movimentos do seu corpo.

Muitas pessoas acham que ao entrar no pilates, por saber que ele é uma atividade que tem uma concentração maior na fortificação dos músculos, vai ficar sarada.

Para quem tem esse tipo de pensamento, é importante sempre lembrar que os benefícios colhidos pelo pilates, vem com o passar do tempo. Portanto, é algo de longo prazo.

O pilates emagrece sim, mas a atividade é fundamental para quem só deseja se manter em dia com o seu peso e seu corpo. Melhorando então toda sua qualidade de vida e seu desenvolvimento corporal e mental.

Cada indivíduo possui suas limitações e desenvoltura. Portanto, não espere ter resultados iguais a outras pessoas.

Quando se realiza uma atividade, é fundamental que se entenda que a comparação com outras pessoas não é algo saudável. Isso porque cada um tem o seu tempo de desenvolvimento.

Portanto, cada indivíduo reagirá diferente a seus exercícios.

Algumas pessoas têm dúvidas quanto ao pilates para pessoas obesas, visto que seu principal intuito não é o emagrecimento.

Apesar disso, a atividade do pilates é indicada sim para essas pessoas que estão acima do peso. A obesidade é uma doença que gera uma série de disfunções no corpo.

Portanto, seu tratamento não pode ser focado em apenas perder peso. Como o pilates foi inventado para auxiliar pessoas com problemas de saúde e limitações, ele acaba sendo ótimo para obesos.

Com uma diversidade de movimentos de intensidades diferentes, o pilates respeita sua mobilidade de articulação e minimiza a sobrecarga da mesma, sendo assim, quem a prática não chega a ficar exausto.

Dicas sobre pilates:

Ao buscar ter uma melhora em manter sua força muscular, o seu corpo queimará gorduras de forma mais natural.

O pilates cumpre seu papel de transformar a vida de um indivíduo para melhor. Principalmente se quem o pratica buscar outros meios para que o emagrecimento venha a acontecer de modo mais veloz.

Portanto, manter a alimentação saudável em dia é um aliado, assim como a ingestão de líquidos, principalmente água, para ajudar a desinchar o corpo.

Alinhar isso com exercícios mais intensos como aeróbicos pode lhe conceder resultados muito mais rápidos e mais eficientes.

Juntar tudo isso com o pilates, faz com que você tenha um combo ótimo no auxílio contra o aumento de peso. Isso porque não só o corpo terá seu trabalho feito, como também sua mente.

Conclusão

Conclusão

Vimos se o pilates emagrece e a resposta foi que ele é um dos auxiliadores para que este processo aconteça.

Portanto, fazê-lo pode melhorar fortemente seu estilo e qualidade de vida.

O bom do pilates acaba sendo principalmente se utilizar do peso do próprio corpo como uma ferramenta, ele pode ser feito de qualquer lugar. Basta que você tenha espaço suficiente para que isso aconteça.

Se você é um profissional e está curioso e quer saber mais sobre a atividade, faça sua inscrição para pilates online e veja os benefícios que ele pode proporcionar em sua rotina.

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários e compartilhe-o.

Artigo supervisado por Sandro Alves, profissional de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

9 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!