fbpx

Pilates para a saúde mental: conheça os benefícios do método

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Pilates para saúde mental, essa é uma combinação que você nunca imaginou existir? Pois saiba que a modalidade de atividade física é muito eficaz para auxiliar em tratamentos de saúde mental.

A concentração exigida no Pilates, somada a necessidade de vivenciar o momento presente em cada exercício, são grandes aliados da saúde emocional.

Quem opta por praticar Pilates, encontra um exercício que é capaz de curar a saúde física e mental de diferentes problemas.

Pilates para saúde mental: qual a relação?

Fazer atividade física é essencial para manter a saúde mental em dia. Principalmente quando essa atividade física exige concentração e foco no momento presente.

Uma aula de Pilates não pode ser executada sem concentração e foco. Por isso mesmo, é natural que, pessoas com ansiedade consigam melhorar sua saúde mental com a aula.

Justamente devido ao fato de ser uma técnica que exigirá a concentração no momento presente. Não sendo possível executar os movimentos corretamente sem estar vivenciando o exato momento da aula.

Portanto, é uma maneira de fazer com que a mente ansiosa se acalme e vivencie o momento presente. Aproveitando a aula como um horário para relaxar, se concentrar no hoje e relaxar.

Liberação de hormônios relacionados ao prazer

Ao praticar uma atividade física regular, seu corpo libera hormônios relacionados ao prazer.

Esse é um aspecto muito importante do Pilates para a melhora da qualidade de vida e saúde mental. Tendo em vista que, a endorfina e outros hormônios são responsáveis por relaxar o copo e proporcionar bem-estar.

Aspectos que são fundamentais para combater problemas como depressão e outras doenças que acometem a saúde mental.

Ao encontrar prazer na vida e na própria rotina, é possível combater a doença. Mas obviamente, não é recomendado deixar seu tratamento de lado!

A adoção de Pilates na sua rotina é apenas uma parte importante de seu tratamento. Tendo em vista que, a liberação de hormônios positivos para o seu bem-estar auxilia no combate a depressão e ansiedade.

No entanto, somente com o acompanhamento de equipe especializada em saúde mental, será possível eliminar efetivamente essas doenças de sua rotina.

Pilates para saúde mental? É bom em todas as idades!

Algo que sempre reforçamos aqui é sobre os benefícios de praticar Pilates em todas as idades. Portanto, independente de qual seja a sua fase de vida, a prática de Pilates poderá te auxiliar a ter benefícios.

Contribuindo para que você se sinta melhor em seu próprio corpo, tenha endorfina circulando em seu organismo e com isso, sinta prazer em viver.

Além das questões referentes a sua saúde mental, o Pilates é benéfico por outros fatores, como a melhora da sua postura.

Que contribui para um aumento da consciência corporal, fluidez na movimentação de seu corpo e muitos outros aspectos positivos.

Inclusive, o envelhecimento se torna mais saudável quando existe a prática regular de uma atividade física.

No curso de pilates do Rio de Janeiro esse ano, falamos portanto que, além de cuidar da sua saúde mental, o Pilates também cuidará de seu corpo. Em relação a sua saúde, assim como, em relação as questões estéticas.

Aproveite que a técnica pode ser feita por pessoas de todas as idades, para praticar ao longo de toda a sua vida.

Dessa forma, é possível evitar que o sedentarismo seja um fator que atrapalha a sua qualidade de vida.

Convívio em grupo: a sensação de pertencimento

Uma aula de Pilates costuma ser executada em grupo. Esse simples fato é suficiente para que você possa suprir uma carência básica humana: a de pertencer a um grupo.

Muito embora não pareça uma necessidade urgente, se sentir parte de um grupo é importante em todas as idades.

Uma vez que, socializar faz parte da vida humana, sendo necessário para seu bem-estar físico e emocional.

Ao pertencer a um grupo, a sensação de solidão poderá deixar de fazer parte da sua rotina. Além disso, conhecer pessoas, conversar novos assuntos e ter coisas em comum é algo que dá novo ânimo para sua rotina.

Portanto, se você quer conhecer novas pessoas e fazer amigos, as atividades físicas coletivas são uma boa pedida.

De forma que, você possa conversar com novas pessoas e formar novos laços. Afinal, será um grupo que conviverá com você todos os dias no mesmo horário.

Pilates te ajudará a dormir melhor

Quase sempre, quem tem problemas como ansiedade e depressão enfrenta também a insônia. E isso limita demais a qualidade de vida.

Uma vez que, a insônia impede o corpo de descansar de forma adequada, e reduz a recuperação para viver um novo dia.

No entanto, quem pratica atividade física como o Pilates, tem um grande aliado no combate à insônia.

Um treino de Pilates é capaz de auxiliar a reduzir o estresse e promover “relax” muscular, o que ajuda a dormir muito melhor.

Agora que você já conhecer alguns dos benefícios de Pilates para a saúde mental , que tal provar a técnica?

Sandro Alves, especialista em pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!