fbpx

Você Conhece Os Principais Músculos Do Corpo Humano? Saiba Mais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Sempre que nos movimentamos estamos usando os nossos músculos. Mas, você sabe quais são os principais músculos do corpo humano? 

Geralmente, sabemos aqueles mais conhecidos e que trabalhamos muito quando nos exercitamos. Como por exemplo bíceps e tríceps. 

Mas, o nosso corpo possui muitos músculos, cada um com uma função específica e complementando uns aos outros. Eles são responsáveis pela nossa movimentação, pelo sustentar e aquecer nosso corpo. 

Portanto, continue lendo o artigo até o final para saber quais são os principais músculos do corpo humano e qual é a função deles. 

Qual é a importância dos principais músculos do corpo humano?

Qual é a importância dos principais músculos do corpo humano

Os nossos músculos formam 50% do peso do nosso corpo, geralmente. A principal função dos nossos músculos é fazer a nossa movimentação. 

O nosso corpo é composto por vários sistemas que são integrados e se completam. Juntos, eles fazem com que a gente consiga fazer tudo que precisamos para sobrevivermos. 

O sistema muscular é um deles, sendo um dos principais, por ter funções muito importantes. Além disso, garante que o nosso corpo consiga se movimentar bem, sendo fundamentais para a estabilização do nosso corpo. 

Ou seja, são muito importantes para que as nossas posições corporais sejam estabilizadas. Mas, muita gente não sabe que na verdade não é só sobre os movimentos. 

Os músculos também são responsáveis por permitir a movimentação do sangue pelo nosso organismo. Além disso, sem eles, outras coisas não funcionam, como a comida que ingerimos e vai até o nosso sistema digestório. 

Pois, é um sistema responsável por permitir o bom funcionamento de vários outros sistemas, como o respiratório, por exemplo. Por isso, quando falamos em trabalhar os músculos, e os fortalecer, não se trata apenas de aparência física. 

É sobre o bom funcionamento do seu corpo. É para que você consiga fazer os movimentos que precisa. Além de conseguir estabilizar as suas posições e não ter nenhum problema físico por ter os músculos fracos. 

Não é à toa que fazemos vários exercícios para fortalecimento dos músculos. Principalmente quando precisamos ganhar estabilidade ou nos recuperar de algum problema físico, por exemplo.

Alguns músculos são naturalmente mais trabalhados que outros. Enquanto isso, alguns precisam de exercícios específicos para que você possa fortalecer. 

Por isso, é importante conhecer quais são os principais músculos e qual é a importância e função de cada um. 

Quais são os tipos e os principais músculos do corpo?

No curso de pilates em Poços de Caldas do ano passado, foi dito que, quando falamos de músculos no nosso corpo, podemos dividir eles em 3 grupos. Pois, existem 3 tipos principais de músculos. São eles: 

  • Estriado esquelético; 
  • Não estriado; 
  • E estriado cardíaco. 

Portanto, os músculos que são considerados estriado esquelético são aqueles relacionados ao sistema esquelético. Então, são músculos que estão diretamente relacionados a nossa movimentação. 

Por estarem associados ao esqueleto, são aqueles músculos que dão suporte aos nossos ossos. Assim, eles tornam possível nossas posições e movimentos. São esses músculos que trabalhamos quando estamos fazendo musculação e fisioterapia, na maioria das vezes. 

Afinal, a movimentação desses músculos é voluntária. Então, a movimentação é consciente. 

Além disso, esse nome é dado porque são músculos que possuem bandas claras e escuras. Assim, quando vemos eles por microscopia óptica, vemos eles de forma alternada. 

Mas, ao contrário dos estriados esqueléticos, os estriados cardíacos são músculos relacionados a movimentação involuntária, apesar de serem bem fortes. São aqueles músculos exclusivos do nosso coração e são responsáveis por bombear sangue para todo nosso corpo. 

Por último, os músculos não estriados. Portanto, como não são estriados, ao contrário dos anteriores, não possuem a mesma aparência. 

Além disso, a sua contração também é involuntária. Mas, ao contrário dos estriados cardíacos, a sua movimentação não é vigorosa e, sim, lenta. 

Esses músculos são o que nós encontramos no nosso sistema respiratório e digestório, por exemplo. Podemos também encontrar esse músculo em algumas estruturas ocas do nosso corpo como na bexiga. 

Está presente também em outros órgãos internos e nas nossas artérias. Portanto, apesar de serem tipos muito diferentes de músculos, são todos fundamentais para a nossa sobrevivência e bem-estar. 

Enquanto alguns permitem a movimentação, outros permitem o funcionamento interno dos nossos órgãos. 

Quais são os principais músculos esqueléticos no corpo humano?

Quais são os principais músculos esqueléticos no corpo humano

Como foi mencionado anteriormente, os músculos esqueléticos são aqueles que movimentamos de forma voluntária. Portanto, são aqueles que nós trabalhamos na musculação, na fisioterapia e no pilates, por exemplo. 

Por isso, é importante entender como eles funcionam. No total, temos mais de 600 músculos esqueléticos. 

Ou seja, são muitos. Esses músculos possuem em sua formação fibras musculares. Essas fibras musculares têm filamentos de miosina e actina. 

Quando há a contração muscular, que é fundamental para a nossa movimentação, toda a fibra acaba encurtando. Então, os filamentos das proteínas acabam se sobrepondo. 

Essas são proteínas que ajudam na contração do músculo. São responsáveis por essa contração. 

Por isso, quando falamos de fortalecimento de músculo, falamos sempre na ingestão de proteína para que isso seja possível. Pois, são fundamentais para permitir não só a contração mas também o seu crescimento e fortalecimento. 

Em geral, podemos dividir esses músculos em alguns grupos. São eles movimentos nas/nos: 

  • Face e couro cabeludo: Como lábio superior e dos olhos; 
  • Mastigação: masseter, por exemplo; 
  • Coluna vertebral: No tórax e pescoço; 
  • Parede abdominal: Oblíquo interno, por exemplo; 
  • Quadril e joelho: Glúteo e abdutor longo, por exemplo; 
  • Antebraço: Bíceps e tríceps; 
  • Ombro e cabeça: O mais conhecido é o trapézio; 
  • Punho e polegar: flexor radial do carpo e extensor curto do polegar, por exemplo.

Esses são apenas algumas das principais movimentações que os nossos músculos promovem no nosso corpo. Com certeza, alguns nomes são mais familiares, principalmente para quem faz musculação ou algum outro tipo de exercício.

Classificação dos músculos 

Quando falamos lá no início que os músculos representam cerca de 50% do nosso peso corporal, estamos falando dos músculos esqueléticos. Afinal, são eles que movimentam o nosso corpo. 

Portanto, esse tipo de músculo tem uma classificação bem específica. Essa classificação é de acordo com a origem do músculo, a sua função, as suas fibras, entre outros fatores. 

A origem do músculo é onde ele está fixado. Muitos músculos são muito longos portanto eles estão em uma área maior do corpo. 

Mas, quando falamos da origem, estamos falando sobre o local que é a base para a ação do músculo, onde ele é fixado. Também classificamos em relação a inserção, que é o local onde conseguimos ver o efeito do movimento. 

Entretanto, talvez a classificação mais comum dos músculos e, que talvez seja a mais conhecida pelas pessoas, é em relação a sua ação. Pois, quando classificamos dessa forma, temos os seguintes tipos de músculo: 

  • Flexores: Flexionam um membro; 
  • Extensores: responsáveis por estirar um membro; 
  • Abdutores: Responsáveis por levar um membro para fora da linha mediana do corpo; 
  • Adutores: Responsáveis por levar um membro à linha mediana do corpo; 
  • Supinadores: Responsáveis por virar a palma da mão para o alto; 
  • Pronadores: Esses viram a palma da mão para baixo; 
  • Rotatores: Como o nome diz, esses são responsáveis por girar os membros.

Já em relação à função dos músculos, eles podem ser agonistas, antagonistas e sinergistas. Então, os músculos antagonistas servem para resistir à ação dos agonistas. 

Esses agonistas fazem o movimento desejado, aquilo que queremos fazer, sendo então os principais. Já os sinergistas são auxiliares dos antagonistas, para ajudar a controlar. 

Existem outros tipos de classificação. Mas, sem dúvida, essas são as principais e as mais importantes. Por isso, são as mais utilizadas. 

Principais músculos do corpo humano e suas funções

Principais músculos do corpo humano e suas funções

Então, agora que já deu para entender como funcionam os músculos no corpo humano, separamos aqui os principais, por região do corpo. Assim, você pode entender quais músculos você precisa trabalhar para fortalecer uma parte específica do seu corpo. 

Existem alguns músculos que, sem dúvidas, você já ouviu falar e já fez vários exercícios para o fortalecer. Mas, muitos você trabalha constantemente sem nem saber. 

É muito comum, pois como foi mencionado, são cerca de 650 músculos esqueléticos. A intenção não é que você saiba de cabeça todos eles mas, sim, entenda a complexidade do nosso sistema muscular e as principais funções desses músculos. 

Pescoço e Tronco 

São regiões muito delicadas e muito trabalhadas em fisioterapias. Pois, é importante que seja trabalhada bem para não termos problemas. Eles podem ser divididos em algumas categorias. Mas, os principais músculos da região são:  

  • Músculo Platisma;
  • Músculo escaleno anterior;
  • Esternocleidomastoideo;
  • Músculo digástrico;
  • Músculo longo do colo;
  • Cricotireoideo;
  • Músculo longo da cabeça;
  • Músculo reto anterior da cabeça;
  • Constritor inferior da faringe;
  • Músculo reto lateral da cabeça. 

Além disso, a área do tronco, é considerada a central do nosso corpo. Pois, é onde os demais membros se apoiam. Por isso, são muito importantes e precisam estar fortalecidos. São eles: 

  • Músculo Eretor da espinha;
  • Grande dorsal;
  • Esplênios Músculos;
  • Transversos espinais;
  • Músculo Transverso do abdome transverso 
  • Músculos Intercostais piramidal;
  • Músculo Levantador do ânus;
  • Esfíncteres do ânus.

Região do rosto 

São os músculos responsáveis pelo movimento da nossa face, como boca, nariz e olho. Portanto, são eles: 

  • Prócero;
  • Oblíquo superior;
  • Músculo orbicular do olho;
  • Músculo oblíquo inferior;
  • Bucinador;
  • Músculo dilatador da pupila;
  • Músculo Nasal;
  • Masseter;
  • Músculo orbicular da boca;
  • Músculo genioglosso;
  • Temporal;
  • Músculo palatoglosso;
  • Músculo genioglosso.

Ombro 

O ombro possui muitos músculos importantes. Mas, eles acabam sendo delicados, sendo uma das partes do corpo que mais sofrem lesão. Então, são eles: 

  • Peitoral maior: rotação medial, flexão e adução do braço; 
  • Subclávio: estabiliza e abaixa a clavícula; 
  • Peitoral menor: anteversão do membro superior e auxilia na inspiração; 
  • Subescapular: rotação medial e adução do braço; 
  • Redondo menor: rotação lateral e adução do braço; 
  • Deltóide: adução, abdução em até 90º, rotação medial e rotação lateral do braço; 
  • Redondo maior: rotação medial e adução do braço; 
  • Latíssimo do dorso: adução, rotação medial, extensão do braço e adução da escápula. 

Braço 

Esses músculos podem ser divididos entre os anteriores e os posteriores. Então, os anteriores são os bíceps, coracobraquial e braquial. Além disso, temos os posteriores que são os tríceps e o ancôneo. Portanto: 

  • Bíceps: Fazem a abdução, rotação medial e anteversão do braço; 
  • Braquial: flexão do antebraço;
  • Tríceps: adução e extensão do braço; 
  • Coracobraquial: extensão do antebraço; 
  • Ancôneo: extensão do antebraço.

Antebraço 

Esses músculos também são divididos em anteriores, laterais e dorsais. Então, os laterais são: 

  • Extensor radial longo de carpo: flexão, pronação e supinação da mão; 
  • Braquiorradial: flexão, pronação e supinação da mão;
  • Extensor radial curto de carpo: dorso flexão e abdução da mão. 

Além disso, os anteriores são: 

  • Flexor radial do carpo: flexão, pronação e abdução da mão; 
  • Palmar longo: flexão palmar; f
  • Lexor superficial dos dedo:  flexão, abdução e adução dos dedos; 
  • Flexor ulnar do carpo: flexão e abdução da mão; 
  • Pronador redondo: flexão e pronação; 
  • Flexor profundo dos dedos: flexão palmar e adução dos dedos; 
  • Pronador quadrado: pronação; 
  • Flexor longo polegar: flexão palmar e adução da mão.

Temos ainda os dorsais: 

  • Extensor dos dedos: extensão e dorso flexão dos dedos; 
  • Extensor de dedo mínimo: extensão e dorso flexão do dedo mínimo; 
  • Supinador: faz a supinação; 
  • Extensor longo do polegar: extensão do polegar; 
  • Extensor do indicador: extensão do indicador; 
  • Abdutor longo do polegar: abdução do polegar e dão mão; 
  • Extensor curto do polegar: extensor do polegar e abdução da mão.
  • Extensor ulnar do carpo: extensão, dorso flexão e abdução da mão; 

Mão 

As nossas mãos também têm muitos músculos. Além disso, eles são fundamentais para vários movimentos que fazemos. Por isso, são eles: 

  • Palmar curto: extensão da pele da palma da mão; 
  • Abdutor de dedo mínimo: oponência, extensão e abdução do dedo mínimo; 
  • Flexor de curto do dedo mínimo: oponência, flexão e abdução do dedo mínimo; 
  • Oponente de dedo mínimo: oponência. 
  • Abdutor curto do polegar: abdução e flexão do polegar; 
  • Flexor curto do polegar: oponência, adução e flexão do polegar; oponente do polegar: oponência e adução do polegar; 
  • Adutor do polegar: adução, oponência e flexão do polegar;
  • Lumbricais: flexão, abdução e extensão dos dedos; 
  • Interósseos palmares: flexão adução e extensão dos dedos; 
  • Interósseos dorsais: flexão, abdução e extensão dos dedos.

Core

Quando falamos dos músculos do core, podemos falar dos lombares. Portanto, destacamos esses quatro:  

  • Transverso espinhal: rotatores, interespinhais, intertransversairs, semi espinhais e multífidos; 
  • Eretor da espinha: estabilização dinâmica e rotação do tronco; 
  • Quadrado do lombo: estabilizador no plano frontal; 
  • Latíssimo do dorso: maior músculo da região. 

Além disso, também temos os músculos do core abdominal, que são: 

  • Reto do abdômen: estabilização dinâmica;
  •  Oblíquos externos: rotação contralateral e flexão lateral; 
  • Oblíquos internos: rotação ipsilateral e flexão lateral; 
  • Transverso do abdômen: aumentar pressão intra abdominal. 

Então, temos os músculos core do quadril, que são: 

  • Glúteo médio: estabilizador da pelve e do membro inferior; 
  • Psoas: flexão do quadril e rotação lateral; 
  • Glúteo máximo: acelera a extensão e rotação do quadril; 
  • Isquiotibiais: Flexiona o joelho e estende o quadril. 
  • Glúteo mínimo: abdução e rotação medial da coxa; 

Perna 

Assim como o braço, podemos dividir os músculos da perna em anterior, lateral e posterior. Portanto, os músculos que encontramos na parte anterior são: 

  • Tibial anterior: dorsiflexão e inversão do pé; 
  • Extensor longo dos dedos: extensão dos quatro dedos laterais e dorsiflexão do pé; 
  • Extensor longo do hálux: extensão do hálux e dorsiflexão do pé; e fibular terceiro: eversão do pé.

Assim, no posterior temos: 

  • Gastrocnêmio medial: flexão do joelho e flexão plantar do tornozelo; 
  • Gastrocnêmio lateral: flexão do joelho e flexão plantar do tornozelo; 
  • Sóleo: flexão plantar do tornozelo; 
  • Plantar delgado: auxilia o tríceps sural; 
  • Poplíteo: flexão e rotação medial do joelho; 
  • Flexor longo dos dedos: flexão plantar e inversão do tornozelo e flexão dos quatro dedos laterais; 
  • Flexor longo do hálux: flexão do hálux, flexão plantar e inversão do tornozelo;
  • E tibial posterior: lexão plantar e inversão do pé. 

Já na área lateral: 

  • Fibular curto: flexão plantar e eversão do pé; 
  • E fibular longo: flexão plantar e eversão do pé.

Coxa

São músculos complementares aos mencionados anteriormente. Mas, eles trabalham especificamente na coxa. Portanto, são eles: 

  • Loca anterior da coxa; 
  • Músculo sartório quadríceps femoral;
  • Loca medial da coxa;
  • Músculo pectíneo;
  • Loca posterior da coxa;
  • Músculo adutor longo;
  • Loca anterior da perna;
  • Músculo adutor curto;
  • Loca lateral da perna;
  • Músculo bíceps da coxa;
  • Loca posterior da perna;
  • Músculo semitendinoso;
  • Tibial anterior;
  • Músculo tibial anterior;
  • Músculos fibular longo e fibular curto;
  • Fibular longo;
  • Músculo tríceps sural.

Pé 

Esses são os músculos responsáveis pela movimentação dos pés. Portanto, apesar de serem menos conhecidos são importantes: 

  • Músculos dorsais;
  • Músculo extensor curto dos dedos;
  • Músculos plantares externos;
  • Músculo abdutor do hálux;
  • Músculos plantares internos;
  • Músculos interósseos plantares;
  • Abdutor do V dedo.

Pelve 

Alguns músculos na região da pelve já foram mencionados, como parte do core, por exemplo, como os dos glúteos. Mas, existem outros também, como: 

  • Músculos anteriores da pelve; 
  • Músculo psoas maior;
  • Músculo ilíaco; 
  • Músculos posteriores da pelve; 
  • Músculos pelvi-trocanterianos; 
  • Músculo piriforme quadrado lombar.

Conclusão

Conclusão

Portanto, esses são os principais músculos do corpo humano. São muitos, mas cada um existe por um motivo. 

Afinal, todos eles se complementam e tornam possível o movimento que você faz tão facilmente, sem nenhum esforço. É um sistema complexo, mas que precisa estar sendo trabalhado a todo momento. 

Por isso, atividades como musculação, pilates ou fisioterapia são fundamentais para trabalhar os músculos. Pois, tanto os membros inferiores quanto os superiores precisam ser fortalecidos para uma boa sustentação corporal e movimentação. 

Então, independente do seu objetivo, seja aumentar a massa muscular, melhorar sua estabilização ou por questão de saúde, esperamos que esse artigo tenha ajudado. Por isso, compartilhe também com seus amigos e familiares!

Sandro Alves, personal trainer.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!