Variações do Pilates

Sempre escutamos falar sobre Pilates e modificações do mesmo, as novas variações e treinamentos com aproximação contemporânea ao Pilates, mas você sabe mesmo o que é Pilates?

Segundo Lolita San Miguel, “Elder” da primeira geração, poderíamos definir Pilates como “exercícios criados por Joseph Pilates, no chão (colchonete /”mat”) ou em maquinas construídas pelo mesmo, onde você pode incorporar seus princípios e integrar corpo, mente e espírito.

Hoje em dia vemos inegavelmente algumas metodologias descendentes diretas do Pilates, que se bem não podem definir-se diretamente como Pilates, segundo a nossa definição, também não se pode dizer que não são variantes do mesmo.

Por isso estabelecemos o título de pilates e variações para nossa matéria, o que nos leva a estabelecer uma definição de cada técnica:

Pilates Original

Exercícios que estão principalmente no livro do Joseph Pilates, “Return to life through contrology” tal e como ele os praticava…pés em paralelos ( e não em “Pilates V”) e “ imprint” de coluna (como exemplo a posição da coluna completamente “grudada no chão) e sim, também neutral position.

Abaixo citamos todas as variantes que existem a fim de que você possa conhecer-las:

Pilates Clássico

Quando falamos em pilates clássico significa que são exercícios originais, só que com pequenas modificações, que foram mudadas por alguns discípulos (as) diretos, como, por exemplo, os pés na posição “Pilates V”, muito parecida com a primeira posição do “Ballet” só que com menos ênfase.

Ginástica médica aplicada ao Pilates

Exercícios de ginástica médica baseado em algumas características do Pilates tais como alongamento axial, contração do “powerhouse”, etc…Surgiu quando a fisioterapia comecou a utilizar a técnica Pilates.

Aproximação contemporânea ao Pilates:

Exercícios muito parecidos aos originais e clássicos só que com pequenos detalhes  como pernas ligeiramente em ângulos diferentes e  variações modernas dos exercícios.

Pilates com implementos contemporâneos:

É uma das variações do pilates que englobam exercícios originais, clássicos ou de ginástica médica com implementos contemporâneos, que não existiam na época que o criador da técnica os inventou. É uma das variações do pilates que tem como exemplo tem as “mini balls”, “toning balls”, “stability balls”, faixas elásticas e um sem fim de implementos.Suspensus:

Variações do pilates: Suspensus

Conhecido também como pilates em suspensão é uma variante que mistura técnicas de circo, pilates e acrobacias criadas pela mentora do método, Vanessa Alves..

Variações do pilates: Synergics:

Exercícios fiéis ao modelo do Pilates original e clássico, em duplas, criados por Sandro Alves. É diferente a exercícios de aproximações contemporâneas em duplas .

Variações do Pilates: Método Pilates acrobático

Mistura de ginástica rítmica, Pilates e danza.

Conclusão final

Existem muitas outras vertentes do método, já que seu criador deixou a metodologia aberta, em evolução. O próprio Joseph Pilates foi evoluindo a sua técnica com o passar dos anos.

Talvez por isso existam tantas contradições na definição da metodologia e das variações do pilates.

Sendo muito imparcial, se me perguntassem hoje se:

–  O  Pilates seguirá sendo o mesmo?  Eu diria: “creio que sim”.

–  Existirão outras vertentes? “Creio que existirão muitas mais”.

Pois afinal, o mundo está em constante evolução e já foi comprovado, por milhões de anos, que quem não se adapta, não sobrevive. O mais importante de tudo é que antes de entrar em um curso de pilates você possa ter claro na sua mente com que você quer realmente trabalhar.

Sandro Alves autor da materia variaçõoes do pilates.
Sandro Alves

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!