fbpx

Descubra Quais São Os 4 Principais Benefícios Da Ventosaterapia!

Você já ouviu falar da ventosaterapia e seus benefícios? Se não, saiba que essa é uma prática muito comum e muito usada no Ocidente Antigo e que traz muitas vantagens para quem a utiliza.

Historicamente, essa é uma prática feita por índios, chineses e europeus, sempre evoluindo o método em cada um desses processos.

Sendo assim, hoje em dia ainda é possível ver a evolução da técnica se utilizando e ventosas de acrílico que são bem fáceis de manusear pelos profissionais. Saiba mais abaixo.

O que é a ventosaterapia e seus benefícios

O que é a ventosaterapia e seus benefícios

Este é um tipo de tratamento natural onde se cria por meio de uma ventosa um vácuo que suga a pele para que se possa estimular a circulação do sangue.

Assim, acredita-se que ao fazer esse método a circulação passa ser ativada através dessa ventosa e um aumento de sangue acaba sendo favorecido para que se possa nutrir os músculos.

Isso tudo tem como intuito promover o alívio das tensões nos ombros e dores nos músculos. Abaixo, veja algumas das principais vantagens de fazer uso deste método.

1. Alívio de dores musculares

As dores musculares acabam sendo uma das principais reclamações da população. Portanto, elas se formam quando não há um cuidado ao exercitar a musculatura ou quando há muita tensão e estresse presente.

Para quem não quer ficar refém de remédios, essa terapia alternativa ajuda no cuidado da dor local por conta do aumento de sangue que as ventosas oferecem.

2. Melhora a circulação

Muitas pessoas possuem a circulação prejudicada por conta de vários fatores e isso acaba acarretando vários problemas. A ventosaterapia tem como função então, expandir o diâmetro dos vasos.

Assim, se torna possível criar uma maior oxigenação dos tecidos, permitindo que toxinas sejam liberadas com uma facilidade maior.

3. Ventosaterapia promove relaxamento

Por conta de agirem na musculatura e no estímulo dos vasos sanguíneos, o corpo se beneficia desse método de várias maneiras. Isso porque durante o processo de relaxamento, um dos hormônios liberados é o cortisol, que faz com que os níveis de estresse abaixem.

Com isso, o paciente sente uma melhora imediata e uma leveza maior, deixando então o corpo mais livre para respirar e reduzindo a ansiedade. Especialmente quando a pessoa realiza ainda outras práticas leves como o pilates, por exemplo.

A mente também acaba sendo afetada pois um corpo com dores dificulta a qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, com a mente livre dessa preocupação acaba sendo possível focar melhor.

4. Desintoxica o organismo

Inúmeras toxinas estão presentes no nosso organismo. Por isso, é importante arrumar meios de fazer com que elas sejam liberadas.

O líquido é um meio eficaz de fazer isso, mas a circulação também é. E como a ventosaterapia trabalha direto nisso, é possível que a desintoxicação aconteça mais facilmente.

Conclusão

Por fim, vimos então o que é a ventosaterapia e alguns dos benefícios que ela proporciona ao corpo de quem a pratica. Alguns outros benefícios então são:

  • Desintoxicação do organismo;
  • Alívio de dores na coluna;
  • Alívio de dores musculares;
  • Melhora nas dores abdominais;
  • Melhora dos vasos sanguíneos;
  • Redução de celulite;
  • Relaxamento do corpo;
  • Alívio de dor de cabeça.

Gostou de saber mais sobre esse conteúdo?  Então nos conte nos comentários e compartilhe-o com outras pessoas. Aproveite e conheça mais dos nossos conteúdos e serviços, acessando a home da Alves Pilates.

Sandro Alves, professor de pilates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!