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9 dúvidas frequentes sobre pilates.

Preparamos 9 dúvidas frequentes sobre pilates pra você!

Grupo de mulheres realizando aula de pilates com bola

Para entender as 9 dúvidas frequentes sobre pilates em primeiro lugar temos que entender o que é a metodologia e portanto essa é justamente a nossa primeira pergunta. A maioria delas foram realizadas no nosso curso de pilates esse ano, assim que gostaríamos de compartir com vocês.

1) O que exatamente é Pilates?

Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente o corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura e reduz o stress da mesma forma que alonga e tonifica a musculatura sem exageros. O pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente por meio de movimentos suaves e contínuos e além disso coloca ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do “core” (abdômen. Coluna e região pélvica).

O foco é a qualidade dos movimentos, em vez da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado e não exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos e praticados por pessoas de todas as idades portanto abrange desde crianças até pilates na terceira idade.

2) Quantas vezes por semana é o ideal para a prática do Pilates?

Entre as 9 perguntas frequentes sobre pilates esta é uma que atrai mais dúvidas mas devido ao fato que o corpo humano não deveria ficar parado muito tempo os especialistas orientam que deve ser praticado, no mínimo, 2 vezes por semana para que possamos acondicionar-nos com os movimentos e como resultado trazer os benefícios esperados.

A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o pilates pode ater ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.

3) A 3ª das 9 dúvidas frequentes sobre pilates: Pilates melhora a coluna?

Sim. O método pilates é usado tanto por educadores físicos quanto por fisioterapeutas em tratamentos de reabilitação postural. Os exercícios alongam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo, melhorando a postura e eventuais dores de coluna.

Mas atenção: para casos de patologias de coluna, antes de fazer qualquer exercício, deve-se buscar a orientação de um médico especialista. E ao iniciar uma aula de pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação física para entender os problemas e as limitações do paciente e assim, aplicar os exercícios mais adequados de acordo com a avaliação de cada pessoa.

4) Pilates emagrece?

O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de pilates, mas de uma combinação de fatores porque também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico.

Como o pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica e além disso tonifica e alinha o corpo. Quando praticado corretamente, o pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de pilates colabora significativamente para o emagrecimento, mas não emagrece sozinha.

5) Quais os benefícios do pilates?

Os benefícios, se o método é praticado regularmente, são:

  • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros.
  • Definir a musculatura abdominal mais profunda.
  • Trabalhar a percepção do corpo e mente.
  • Corpo menos vulnerável a lesões, já que segue padrões eficientes de movimentos.
  • Redução do estresse, alivio das tensões e ganho de energia.
  • Coluna mais forte e flexível.
  • Recuperação de lesões.
  • Melhora da circulação sanguínea.
  • Oferece alivio das dores nas costas e stress das articulações.
  • Correção da sobrecarga dos grupos musculares que podem levar ao stress e lesões.
  • Melhora da mobilidade, agilidade e vigor.
  • Complementação para treino esportivo e desenvolvimento funcional para atividade diária.
  • Melhora do visual do corpo, assim como da autoestima.
Mulher praticando pilates no reformer

6) A 6ª das 9 dúvidas frequentes sobre pilates: Gestantes podem praticar pilates?

Uma gestante saudável e conseqüentemente com a liberação de seu médico pode praticar pilates. A preocupação deve estar em procurar um instrutor experiente com gestantes porque para cada mês de gestação existem cuidados a se tomar. Então, lembre-se: antes de praticar, pergunte ao seu médico se você está liberada e encontre um professor com experiência com a pratica de pilates para gestantes.

7) Posso praticar pilates em casa?

A prática de pilates deve ser orientada por um instrutor que acompanhará o aluno, cuidando da sua postura e respiração. Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa, mas apenas por pessoas que já tiveram muitas horas de aula e que já tomaram a consciência corporal trabalhada pelo pilates. Se você está iniciando a prática, nem pense em fazer sozinho, pois os exercícios mal executados podem causar danos ao seu corpo.

8) Comecei a fazer pilates, em quanto tempo vejo a diferença em meu corpo?

Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da alimentação da pessoa e devido ao fato que em média realizaremos 2 aulas por semana com duração de 1 hora cada poderemos observar diferenças a partir da décima aula. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.

9) Pilates me deixa mais disposto?

A última das 9 dúvidas frequentes sobre pilates vem explicar algo chave porque o pilates trabalha corpo e mente com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim o bem-estar físico e mental.

 

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