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9 dúvidas frequentes sobre pilates.

Preparamos 9 dúvidas frequentes sobre pilates pra você!

Grupo na aula de pilates Para entender as 9 dúvidas frequentes sobre pilates em primeiro lugar temos que entender o que é a metodologia e portanto essa é justamente a nossa primeira pergunta. A maioria delas foram realizadas no nosso curso de pilates esse ano, assim que gostaríamos de compartir com vocês.

1) O que exatamente é Pilates?

Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente o corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura e reduz o stress da mesma forma que alonga e tonifica a musculatura sem exageros. O pilates enfim trabalha vários grupos musculares simultaneamente por meio de movimentos suaves e contínuos e além disso coloca ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do “core” (abdômen, coluna e região pélvica). O foco é portanto a qualidade dos movimentos, em vez da quantidade, o que faz o aluno sentir-se bem e não exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilíbrio, pois assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e de fato o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. As aulas de pilates podem ser feitos no solo ou ademais em máquinas específicas. Além disso pode ser feito por pessoas de todas as idades portanto abrange desde crianças até pilates na terceira idade.

2) Quantas vezes por semana é o ideal para a prática do Pilates?

A saber: entre as 9 perguntas frequentes sobre pilates esta é uma que atrai mais dúvidas mas devido ao fato que o corpo humano não deveria ficar parado muito tempo os especialistas orientam que deve ser praticado, no mínimo, 2 vezes por semana para que possamos acondicionar-nos com os movimentos e como resultado trazer os benefícios esperados. Dessa forma, a frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Não é igual à musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos pois o pilates pode ater ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treino para cada pessoa e situação.

3) A 3ª das 9 dúvidas frequentes sobre pilates: pilates melhora a coluna?

Sim. O método pilates é usado do mesmo modo por educadores físicos quanto por fisioterapeutas em tratamentos de reabilitação postural. Os exercícios alongam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo. Ademais melhoram a postura e muitas dores de coluna. Podem ser feitos em mat ou com máquinas de pilates. Mas atenção: para casos de patologias de coluna, antes de fazer qualquer exercício, deve-se buscar  um médico especialista. E em princípio, ao iniciar uma aula de pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação física para entender os problemas e as limitações do paciente e portanto assim, aplicar os exercícios mais adequados de acordo com a avaliação de cada pessoa.

4) Pilates emagrece?

Isso não decorre exclusivamente da prática de pilates, mas de uma combinação de fatores porque também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios  durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico. Em virtude de o pilates criar massa muscular magra, isso colabora por certo para aumentar o seu potencial de queima calórica e além disso tonificar e alinhar o corpo. Quando praticado de forma certa, o pilates promove uma respiração profunda e eficaz, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de pilates colabora significativamente para o emagrecimento, mas não emagrece sozinha.

5) Quais os benefícios do pilates?

Os benefícios, se o método é praticado regularmente, são:
  • Em primeiro lugar alongar, tonificar e definir os músculos sem exageros.
  • Já em segundo lugar está o fato de treinar a musculatura abdominal mais profunda.
  • Logo depois vem a sintonia de trabalhar a percepção do corpo e mente e….
  • Ter um corpo menos vulnerável a lesões, já que segue padrões eficientes de movimentos.
  • Redução do estresse, alivio das tensões e, ademais, do ganho de energia.
  • Por outro lado teremos uma coluna mais forte e flexível….
  • Recuperação de lesões.
  • Melhora da circulação sanguínea.
  • Oferece alivio das dores nas costas e stress das articulações.
  • Correção da sobrecarga dos grupos musculares que podem levar ao stress e lesões.
  • Melhora da mobilidade, agilidade e vigor.
  • Completa de forma ótima o treino esportivo e melhora a parte funcional para o dia a dia.
  • Sem dúvida melhora o visual do corpo, assim como da autoestima.
Dúvida de pilates

6) A 6ª das 9 dúvidas frequentes sobre pilates: gestantes podem praticar pilates?

Uma gestante saudável e conseqüentemente com a liberação de seu médico pode praticar pilates. A preocupação deve estar em procurar um instrutor experiente com gestantes porque para cada mês de gestação existem cuidados a se tomar. Então, lembre-se: antes de praticar, pergunte ao seu médico se você está liberada e encontre um professor com experiência com a pratica de pilates para gestantes.

7) Posso praticar pilates em casa?

No nosso curso de formação em pilates São Paulo desse ano, falamos que a prática de pilates deve ser orientada por um instrutor que vai estar lado a lado com o aluno, cuidando da sua postura e respiração. Existem exercícios simples que podem ser feitos em casa, e outros mais avançados que devem ser feitos apenas por pessoas que já tiveram muitas horas de aula e que já tomaram a consciência corporal feita no pilates. Se você está no início dessa prática, nem pense em fazer sozinho, pois os exercícios mal feitos podem causar danos ao seu corpo. O certo é buscar ajuda de um profissional que vai te ajudar a conseguir seus objetivos de forma rápida.

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8) Comecei a fazer pilates, em quanto tempo vejo a diferença em meu corpo?

Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a quantidade de treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo de cada pessoa. Cada metabolismo reage diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da forma alimentar da pessoa e devido ao fato que em média o aluno vai fazer 2 aulas por semana com duração de 1 hora cada podemos observar diferenças a partir da décima aula. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem  o alongamento e a postura corporal.

9) Pilates me deixa mais disposto?

Sim. A última das 9 dúvidas frequentes sobre pilates vem explicar algo chave porque o pilates trabalha corpo e mente com ênfase em respirar e na consciência corporal, trazendo assim o bem-estar físico e mental. Sandro Alves, profissional de pilates.

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