fbpx

Conheça O Livro “A Obra Completa de Joseph Pilates”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Se você gosta de pilates então provavelmente já ouviu falar sobre a obra completa de Joseph Pilates, certo? Se você não sabe do que estamos falando, não se preocupe.

Joseph foi o criador deste método que vem beneficiando, desde sua criação, milhões de pessoas no mundo todo.

E é claro que como um grande criador, Joseph Pilates deixou como legado suas obras onde contém tudo o que você tem interesse em saber sobre seu método e história.

Para os profissionais de pilates, esta é uma obra muito importante de se adquirir. Está curioso para saber o que essa relíquia contém? Então continue lendo.

A Obra Completa de Joseph Pilates

A Obra Completa de Joseph Pilates

A fundamentação teórica do pilates possui um grande espaço. Isso porque o próprio criador a desenvolveu assim.

Embora Joseph fosse um grande estudioso de anatomia, fisiologia, culturas antigas e tantos outros estudos de seu interesse, o criador preferia materializar seu intelecto em outra coisa.

E essas coisas eram os produtos palpáveis como os equipamentos e exercícios desenvolvidos por ele. Ainda que já tivesse contribuído muito com isso, ele não parou por ai.

Joseph então sentiu o desejo de escrever dois livros:

  • Your Health (1934);
  • Return to life through contrology (1945).

Suas teorias não tinham nenhum embasamento científico, no entanto, elas eram frutos de uma dedicação verdadeira com a preocupação das condições humanas.

Ambos os livros tiveram publicação depois de sua metodologia já ter sido criada. No exterior, os livros foram lançados separadamente.

Aqui no Brasil, pode-se encontrar a fusão de ambos em “A obra completa de Joseph Pilates”. Para quem aprecia a metodologia, aqui no Brasil ela se dispõe a um pequeno grupo de profissionais.

Isto é, somente os fisioterapeutas e os profissionais de educação física podem oferecer aulas ensinando os exercícios.

O livro vai abordar alguns aspectos bastante relevantes para todos que possuem interesse nessa atividade. Isso porque o livro auxiliará o entendimento básico de quem o lê.

O material é algo inédito e relata aquilo de Joseph Pilates defendia e contém suas duas obras, com imagens do livro original.

Conheça Joseph Pilates

Conheça Joseph Pilates

Para quem ainda não conhece Joseph Pilates e tem interesse em saber mais sobre a vida do autor e o que se passava em sua mente, continue lendo este conteúdo.

Pode-se dizer que tudo começou na vida de Joseph no ano de 1883, no dia 9 de dezembro, que foi quando ele nasceu.

Joseph era filho de um ginasta bastante premiado na época e de uma mãe naturopata que recomendava o uso de medicações naturais para as pessoas.

Então, quando as questões eram corpo e saúde, Joseph tinha uma boa base em quem se espelhar. No entanto, nem tudo foram flores.

A vida de Joseph sempre foi muito dificultada por conta de seus problemas de saúde. Alguns deles faziam com que sua rotina ficasse difícil, como a:

  • Asma;
  • Raquitismo;
  • Febre reumática.

Porém, graças as influências que teve ao longo da vida vindo de seus pais, Joseph se dedicou a melhorar a sua saúde. Sendo assim, desenvolveu várias metodologias.

Uma delas era praticar técnicas de respiração para que pudesse controlar seu problema com asma. Depois de alguns estudos, percebeu que sua má postura contribuía para seus problemas de saúde.

Dessa maneira, além dos exercícios de respiração, ele começou a fazer exercícios ao ar livre apenas de calção. Por volta dos seus 14 anos é que ele foi aprofundando seus conhecimentos em anatomia.

Através disso, ele pôde descobrir várias atividades diferentes, como a musculação, yoga, boxe, kung fu, entre várias outras. E por conta disso que o método possui várias referências.

A vida de Joseph e sua relação com o pilates

Em 1912, mudou-se para a Inglaterra onde lutou boxe profissionalmente. Em sua carreira, Joseph foi artista de circo e já ensinou defesa pessoal para detetives da polícia metropolitana.

Durante a primeira Guerra Mundial, ele foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. Dentro desse campo de concentração, viveu em situação precária.

E ali, junto com outros feridos, Joseph incentivava todos a se exercitarem, até mesmo aqueles que não podiam levantar de suas camas.

Dentro deste campo, acabou criando então vários aparelhos através das molas das camas para que quem estivesse deitado, também pudesse se movimentar.

Assim, eles sobreviveram não só a este período preso como também a epidemia da gripe que atingiu milhares de pessoas na época.

Tempos depois, voltou para sua terra e mudou-se para os EUA, onde conheceu sua esposa e juntos montaram um estúdio de pilates.

A princípio, desenvolveram o conceito de “contrologia” que nada mais é do que o poder da mente sobre o controle dos músculos. Assim, pode mudar a vida de várias pessoas.

Pilates acreditava que uma postura ruim era a causa de várias patologias, por isso, sempre trabalhou em cima deste pensamento.

O método se espalhou e até mesmo bailarinas os usavam para garantir um melhor condicionamento. Depois disso tudo, ele escreveu seus livros onde contava seu método e seu modo de viver.

Depois de muito contribuir para a saúde da sociedade, Joseph faleceu com 83 anos. Mesmo que não tivesse filhos, seu legado passou de geração em geração.

Principais exercícios e aparelhos criados por Joseph Pilates

Hoje, o método pode ser aperfeiçoado e incrementou-se outros tipos de aparelhos e exercícios que contribuem para a saúde de todos. Assim, alguns dos exercícios do método clássico são:

  • The hundred;
  • Single leg stretch;
  • Roll up;
  • Rolling back;
  • Twist;
  • Spine stretch;
  • Side kick.

Principais aparelhos criados por Joseph Pilates:

  • Reformer;
  • Cadillac;
  • Step Chair;
  • Ladder Barrel.

Conclusão

Conclusão

Vimos então, um pouquinho da história de Joseph Pilates e sua vida. Bem como, o que levou ele a desenvolver o método, fazendo com que seu estudo chegasse a milhões de pessoas.

Suas contribuições então para a humanidade são incontáveis, visto que o pilates tem sido muito usado como um meio reabilitador de patologias.

Se você tem interesse em saber mais ou está fazendo algum curso de formação em pilates e tem desejo de se aprofundar nas:

  • Teorias;
  • Na história dos aparelhos;
  • E saber como pensava o fundador;

Então você precisa adquirir a obra completa de Joseph Pilates. Conte-nos aqui então o que achou deste conteúdo e não se esqueça principalmente de compartilhá-lo em suas redes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!