fbpx

Aparelhos De Pilates Clássico e acessórios originais do método.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Aparelhos de pilates clássico. Antes de tudo, quais são os principais?

  1. Cadillac
  2. Reformer
  3. Chair
  4. Ladder Barrell
  5. Guillotine
  6. Pedipole
  7. Studio Wall Unit

Faz clic nos nomes acima para conhecer cada aparelho de pilates clássico.

Ademais vou colocar de bônus os 12 principais acessórios de pilates clássico pra você ver:

  1. Magic Circle
  2. Foot corrector
  3. Toe corrector
  4. Push Up Device
  5. Neck stretcher
  6. Foot exercise bar (2 by 4)
  7. Bean bag
  8. Airplane board
  9. Breath a sizer
  10. Head dresses posture
  11. Iron shoes
  12. Hand tens o meter
Quais são os principais aparelhos de Pilates Clássico

O que são os aparelhos de pilates clássico?

Por certo: os aparelhos de pilates clássico são uma das coisas que mais atraem as pessoas quando se diz respeito a essa modalidade. Isso porque o pilates é bem completo e inovador.

Seu criador, Joseph Pilates, não só inventou os movimentos como também os equipamentos necessários para que se pudesse realizar a atividade.

Joseph estudou anatomia, fisiologia, fundamentos da medicina entre muitas outras áreas para que pudesse fazer uma atividade completa e eficaz.

Foi dito no curso de pilates em São Paulo desse ano que até hoje no Pilates clássico, os aparelhos são usados e trazem bastante resultados. Veja abaixo uma lista com os principais e para que eles são usados.

Pilates original x clássico. São distintos?

No que se refere aos aparelhos não. No que se refere ao método, sim já que existem mudanças.

O pilates original, tal e como fazia Joseph Pilates, foi criado no início do século XX.

Logo que Joseph começou a ensinar o método, o mestre foi vendo que precisava adaptar cada exercício.

Pois eram todos distintos. Além disso, após sua morte, seus alunos seguiram estudando e ademais modificando seu método.

Alguns alunos criaram séries de exercícios que o mestre não tinha feito, outros fizeram exercícios novos, etc…

E com isso nasce o pilates clássico. Decerto que seu crescimento tem sido absurdo até hoje.

Enfim, muitas pessoas o aderiram como um estilo de vida.

A saber: essa modalidade do pilates segue seu padrão inicial de criação, utilizando os mesmos aparelhos com a ajuda de um instrutor. Apenas que o pilates clássico tem algumas mudanças (como as que comentei acima) em relação ao pilates original.

Eu devo ter todos os equipamentos de pilates clássico?

Se você trabalha com pilates moderno não precisa. Agora , pelo contrário, se você quer conhecer os exercícios clássicos do método, é mais fácil realizar as transiçōes de exercícios nas máquinas feitas para isso.

Em resumo e segundo minha opinião seria o seguinte segundo o que você quer impartir ao seu cliente ou aluno:

  • Pilates original que fazia Joseph Pilates: não existiam quase transiçōes em máquinas assim que dá tanto para fazer em aparelhos originais quanto adaptar nos modernos.
  • Clássico: existem as famosas transiçōes (passar de forma fluida de um exercício para outro) e a Romana Kryzanowska, Lolita San Miguel e outros alunos diretos de Joseph criaram suas sequências de exercícios (básicas, intermédias e avançadas…sim, Joseph Pilates nunca criou essas sequências) e para isso é mais fácil usar os aparelhos clássicos.
  • Modernos: mais utilizados para exercícios modernos. Podem ser usados para exercícios originais e também para clássicos de forma adaptada.

Quais vantagens e desvantagens de ter os aparelhos de pilates clássico?

  1. Falta de espaço nos estúdios – sendo assim deveria comprar somente um Reformer, Cadillac, Chair (apenas uma delas) e Ladder Barrel.
  2. Preço – os equipamentos e acessórios clássicos são decerto mais caros . Além disso, são bastante raros no mercado.
  3. Tempo para aprender exercícios – Só para ilustrar: conhecer os equipamentos e exercícios criados por Joseph leva tempo. É muito conteúdo para um curso com menos de 450h (referencia da PMA). A maioria dos cursos tem a carga horária menor e o conteúdo passado não chega nem na metade do repertório criado por Joseph Pilates visto que fica restrito aos quatro equipamentos mais usados (citados acima). Nosso curso Alves Pilates possui carga horária de mais de 450 horas, mas digo em relação à maioria do mercado atual.
  4. Falta de conhecimento dos profissionais – Há profissionais que ministram cursos que não conhecem todos os equipamentos e acessórios. Eu sempre me pergunto nesses casos: “como vender Pilates se não conhecessem os exercícios que o mestre criou?”.

Afinal existe distinção entre equipamentos de pilates clássico vs moderno?

Sim. As principais são por exemplo:

  • Aparência
  • Medidas
  • Peças próprias de cada aparelho (molas, alças de mão/ handles, etc)
  • Execução dos exercícios

Aparência

São bem diferentes um do outro. Os clássicos possuem um aspecto mais vintage, por assim dizer, e os modernos um aspecto mais inovador.

Medidas

Os dois (clássico e moderno) são distintos. Os equipamentos clássicos foram feitos com medidas criadas por Joseph Pilates. São perfeitos para fazer os exercícios clássicos.

Já os modernos foram feitos com medidas mais pensadas, muitas vezes, no conforto e na altura das pessoas de nossa época. São feitos para os exercícios modernos.

Não só a estética foi modificada, mas também importantes medidas.

O que influi na execução e nos objetivos dos exercícios.

Peças

As molas foram modificadas nos equipamentos modernos:

Não só na intensidade bem como no tamanho e na quantidade em alguns aparelhos. Quase sempre existem cores que definem a tensão de cada mola.

Já no clássico não existem molas para definir a tensão das mesmas. O aparelho reformer, por exemplo, possui 4 molas iguais. Já no reformer moderno vemos, as vezes, 5 ou 6 molas de cores diferentes.

Exercícios:

Aparelhos de pilates clássico: posso realizar exercícios originais e clássicos de forma perfeita e alguns exercícios modernos.

Aparelhos modernos: posso realizar exercícios originais e clássicos de forma adaptada (não dá para fazer todas as transiçōes) e exercícios modernos, se é que são precisos.

Veja abaixo quais são os aparelhos de pilates clássico e para que eles servem:

1. Cadillac

Este é um dos aparelhos mais famosos e ademais também conhecido dentro da modalidade. Ele é grande e dá ao aluno várias formas de poder se adaptar e, decerto, evoluir nele.

O nome tem referência ao carro que, na época, era o grande sonho de Joseph. Algumas pessoas também o chamam de trapézio por conta da sua estrutura.

Isso porque o aparelho permite que se faça alguns exercícios no ar, assim como o trapézio de circo.  Por conta do formato longo, muitas pessoas o acham fácil a primeira vista.

Mas isso não é verdade. Ele é um aparelho bem elaborado que foi pensado para fortalecimento em pilates, coordenação, entre outros fatores.

Possui uma ampla possibilidade de movimentos e também de adaptação de quem o usa. Alunos iniciantes e avançados podem usá-lo de diferentes formas.

cadillac pilates

2. Reformer

Junto com o cadillac, esse é um dos aparelhos de Pilates mais utilizados e que é essencial em um estúdio clássico. O aparelho possui esse nome por um simples fato:

Pilates acreditava que ele poderia fazer a reforma das pessoas através desse aparelho versátil. O modelo original era um pouco diferente do de hoje em dia.

Isso porque sua primeira versão era composta por uma unidade móvel que se utilizava de 4 molas que possuíam a mesma tensão entre si.

Hoje, os modelos existentes possuem 5 molas e a tensão entre elas variam bastante. Ainda que o aparelho tenha estabilidade, ele é algo bem democrático.

Então ele pode ter um ajuste para uso de qualquer indivíduo. Seu uso pode ser do iniciante ao avançado, podendo aumentar o grau de complexidade com o tempo.

reformer pilates clássico

3. Chair

Este aparelho a primeira vez que foi criado, foi chamado por Joseph de “reformer na vertical”.  Isso porque foi projetada a partir de uma cadeira de rodas.

A intenção de Pilates era poder fazer com que as pessoas se exercitassem em qualquer momento, ainda que estivessem sentadas.

Hoje em dia, o aparelho não possui encosto e acaba sendo possível ter uma maior versatilidade sob ele, podendo realizar exercícios em decúbito.

Quem o usa pode realizar um trabalho mais personalizado. Além disso, pode-se variar sua carga fazendo com que o pedal fique mais resistente.

Existem 3 tipos de chair que Joseph fez:

  • High/ Eletric Chair
  • Baby/ Arm Chair
  • Wunda Chair
wunda chair pilates
Wunda Chair
baby chair pilates
Baby/Arm Chair
Eletric chair pilates
High/ Eletric Chair

4. Ladder Barrel

Este equipamento, assim como os outros, carrega em seu nome uma representação de uma série de fatores importantes na vida de Joseph.

Assim como todo alemão, Joseph adorava cerveja e ,na época, as cervejas costumavam ser entregues em barris. Ao ver um barril vazio, Joseph pensou em seu próximo projeto.

Desse modo, foi criado o Barrel, aparelho usado para flexão e extensão da coluna. O aparelho conta com alguns degraus e uma superfície arredondada.

Todos que querem ter uma maior flexibilidade recorrem a este aparelho para se alongarem e exercitarem a mobilidade articular.

Sendo assim, seu maior desafio é manter o corpo de quem o pratica mais forte e muito mais flexível. Como reabilitação postural, ele é o que mais faz efeito dentre os aparelhos.

ladder barrel pilates

5. Guillotine

A guilhotina, como todo mundo conhece, é um dos aparelhos mais antigos e nem tão popular quanto os demais.

No entanto, ainda assim, alguns estúdios a possuem dentro de seu repertório de equipamentos. Ele é bastante versátil e é possível realizar inúmeros exercícios.

Por exemplo, todo exercício em solo ou no Cadillac podem ser feitos nela. Pode-se fazer exercícios em pé, sentado, deitado, tudo a fim de proporcionar ao praticante uma boa variedade.

6. PediPole

O pedipole é um aparelho que tem como função principal tratar patologias da coluna e outras funções como equilíbrio

Ele serve para ativar e estabilizar a musculatura do core e trabalhar o equilíbrio e a fortificação da musculatura para quem o utiliza.

Ele é um aparelho bem simples, mas que agrega bastante na hora de fazer exercícios voltados para pontos mais específicos como o alinhamento postural.

7. Wall unit

Tem grande semelhança ao cadillac e é um dos aparelhos de Pilates que possuem uma grande variedade de exercícios. Principalmente porque trabalha junto com o MAT.

A semelhança se origina do fato de que é possível realizar muitos exercícios nesse aparelho, com exceção daqueles que se utilizam do trapézio e das barras horizontais.

E os acessórios clássicos de pilates?

Joseph Pilates foi um verdadeiro contribuinte para que seu método se espalhasse e se tornasse conhecido.

Logo, sua mente foi capaz de não só criar exercícios que ajudam pessoas debilitadas. Como também, os criou como acessórios de auxílio.

Hoje em dia, quando se pergunta para as pessoas em relação aos materiais usados em pilates, a primeira coisa que vem a mente é a bola.

No entanto, a bola suíça não faz parte do método pilates sendo implementada apenas com o passar do tempo.

Ainda que acabe sendo uma ótima ferramenta para os exercícios corporais, é fundamental que você conheça os verdadeiros acessórios criados por Joseph.

Para todo profissional de pilates, se torna indispensável que ele conheça os acessórios inventados por Joseph Pilates.

Seja só para agregar conhecimento, ou então apenas para trabalharem com a metodologia clássica.

Conheça a seguir, os acessórios originais que fundamentaram o método.

Acessórios clássicos e originais de pilates

1. Magic Circle:

Em terras brasileiras, esse equipamento acaba sendo conhecido de várias maneiras, como:

  • Círculo mágico;
  • Anel mágico;
  • Anel de pilates;
  • Etc.

Ao se utilizar dele, é possível inseri-lo em quase todos os movimentos feitos em solo e em outros equipamentos. Bem como, também é possível fazer seus próprios exercícios.

O foco desse aparelho é trabalhar o power house de modo que ele seja mais profundo para que seja intensificado o esforço e a dificuldade dos exercícios aumente.

O uso desse aparelho é mais recomendado é no uso para alunos que já estão avançados no método pilates.

Magic circle clássico pilates

2. Foot corrector

Em tradução literal, o equipamento criado por Joseph Pilates é um corretor de pés.

No entanto, muitos profissionais desconhecem sua existência reduzida utilização.

Claramente, este é um acessório no qual se trabalha especificamente a área do pé para que tudo que o envolva seja melhorado.

Então, o aparelho tenta corrigir o desequilíbrio da pisada, desalinhamento do tornozelo.

Entre outros, que por consequência acabam interferindo em outras áreas do corpo, como:

  • Joelho;
  • Quadril;
  • Coluna.
foot corrector pilates

3. Toe corrector.

Esse pequeno acessório tem como objetivo fazer o trabalho com os dedos dos pés.

Pode ser de grande ajuda para as pessoas que sofrem com joanete e querem amenizar a dor causada por ele.

toe corrector pilates

4. Push Up Device.

Esse aparelho criado por Joseph Pilates foi desenvolvido principalmente para que  os membros superiores fossem fortificados e promovessem maior equilíbrio.

Ele funciona como uma barra de apoio de mãos e é assim que ele acaba sendo usado.

push up device

5. Neck stretcher:

Esse objeto criado por Joseph Pilates acabou sendo utilizado como um auxílio para que a musculatura do pescoço pudesse se fortalecer.

Ele é frequentemente usado por atletas de luta. No entanto, qualquer um pode usá-lo desde que se tenha necessidade.

neck stretcher pilates

6. Foot exercise bar (2 by 4):

Essa criação é usada para dar uma maior flexibilidade da musculatura que está em torno do tornozelo e o tendão de aquiles.

Além disso, ela fortalece outras áreas importantes como os flexores plantares. Esse objeto é muito simples pois consiste em uma madeira comum revestida com espuma e couro.

2 by 4 pilates

7. Bean bag:

Este acaba sendo então, um acessório bastante simples e que pode até mesmo ter uma produção caseira.

O bean bag promove fortalecimento e equilíbrio. Seu sistema simples consiste em: um bastão amarrado a uma corda que fica pressa a um saco com o peso de 1kg.

O exercício consiste em enrolar e desenrolar essa corda no bastão. Além de fortalecer os músculos do ombro, o exercício trabalha também as articulações do punho.

Os braços durante todo o movimento devem se manter na mesma altura do ombro.

bean bag pilates

8. Airplane board:

Este exercício teve criação para oferecer mais estabilidade e também para deixar mais fácil o exercício Airplane feito no Cadillac. A saber: long spine, frogs e ademais muitos outros exercícios são feitos com esse acessório.

É ótimo para clientes de terceira idade.

airplane board pilates

9. Breath a sizer:

Joseph Pilates fez este aparelho para ajudar as pessoas a trabalharem melhor a sua respiração.

Isso porque o aparelho força a expiração e aciona de maneira profunda, toda a musculatura do abdômen.

Sendo assim, o objetivo que esse aparelho tem é de esvaziar o pulmão.

breath a cizer pilates

10. Headdress posture:

Usa-se esse aparelho no pilates clássico para que você possa exercitar sua postura. Costuma ter um uso muito grande com dançarinos.

Mas pode ter uso para qualquer pessoa que queira melhorar a postura.

head dresses

11. Iron shoes/foot weight:

Este equipamento teve sua criação feita para que se pudesse adicionar um peso extra durante a execução de alguns exercícios.

Ele permite um maior controle do corpo e faz com que os movimentos sejam mais precisos e também que haja uma maior tonificação dos músculos.

Pode-se encontrar todos esses aparelhos em estúdios que praticam o pilates clássico. Isso porque esses estúdios só trabalham com os aparelhos criados por Joseph Pilates.

Atualmente um dos estilos mais populares entre o público é o método contemporâneo. No entanto, há algumas diferenças entre pilates clássico e moderno.

A primeira é que o pilates contemporâneo é uma metodologia mais moderna e que se utiliza de outros equipamentos, como bola, rolos, etc.

O fundamental para que um profissional saiba trabalhar tanto com os equipamentos modernos, quanto com os tradicionais, é seu conhecimento.

Caso você não conheça a fundo todos os benefícios e modos de se trabalhar com pilates, conheça o curso de Formação em Pilates. Através disso, você saberá de modo completo, como trabalhar com diversos equipamentos e métodos.

O curso é ótimo para te oferecer a base necessária para poder atuar na área como profissional instrutor de pilates.

A formação completa em pilates te garante certificado e a autonomia necessária para você atuar na área.

iron shoes pilates

12. Hand-tens-o-meter

Este “Acessório manual”, foi originalmente usado no estúdio de Joe para fortalecer as mãos, também foi criado para criar consciência, conexão e força em partes do corpo que tendem a ser deixadas de fora no condicionamento físico moderno – mãos e dedos, por exemplo.

hand tens o meter pilates

Vou deixar 2 artigos de bônus para você!

Antes de terminar esse artigo vou deixar 2 artigos que vão melhorar seus estudos sobre o tema:

Conclusão

Dentro dos aparelhos de Pilates clássicos, esses são os mais famosos. Mas claro, existem muitos outros que oferecem muita versatilidade na hora de executar os movimentos necessários.

Portanto, caso haja interesse de um profissional adquirir esses aparelhos, é fundamental que ele conheça as características e para que cada um funciona.

Fazendo a formação em pilates é possível conhecer cada um e saber para que são usados. Nos conte aqui se você sabe de mais algum aparelho clássico e não se esqueça de compartir este conteúdo.

Em muitos casos as mudanças dos aparelhos de pilates clássicos para os modernos foram vindo de forma casual.

Seja não apenas para deixar a máquina com mais conforto, como também para realizar exercícios de outros métodos nas máquinas de pilates. Sob o mesmo ponto de vista existem no mercado empresas sérias e modernas que trabalham com muita responsabilidade. Procure avaliar com cuidado os aparelhos antes de adquirir. Sejam clássicos ou modernos.

Visite um estúdio que já utilize a marca e o tipo de aparelho do seu interesse e peça para experimentar, pergunte sobre o quanto o proprietário está satisfeito com a qualidade  e versatilidade dos aparelhos.

Hoje em dia, todos os aparelhos contemporâneos possuem o design mais moderno que os primeiros modelos feitos. No entanto, todos mantiveram a mesma essência.

Alguns aparelhos passaram por melhorias, foram adicionadas mais molas, entre outras alterações. Possibilitando deixá-los mais dinâmicos e adaptáveis as rotinas das pessoas hoje.

Por isso, sempre avalie bem os produtos antes de adquiri-los para saber a qualidade do seu material. Bem como, para que seja proporcionado segurança e durabilidade.

Sandro Alves, professor de pilates.

Veja também aqui nossos posts mais recentes:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!