fbpx

Eugene Sandow

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quem foi Eugene Sundow?

Sandow , ou Eugen Sandow, cujo trabalho provavelmente serviu de inspiração para a criação do método pilates foi um fisiculturista muito conhecido na sua época.

Esse artigo foi escrito diretamente por Jonhatan Grubb, que está provando ser um incrível historiador e ademais é instrutor de pilates. Jonhatan reside na Ilha de Man (Isle of Man, onde Joseph Pilates foi detido por muitos anos) e administra um grupo de Facebook chamado Joseph’s Legacy – Pilates 100 +

Eugene Sandow

A vida é movimento!

Essas poderiam ser palavras de uma página de um dos livros de Joseph Pilates. De fato, essas palavras são o título de um livro de Eugen Sandow, publicado pela primeira vez em 1919.

Quem?

Nascido na Prússia em abril de 1867 como ‘Frederich Wilhelm Muller’, mais tarde mudou seu nome para Eugen Sandow e tornou-se um cidadão britânico. Ele se tornou um famoso ‘Culturista Físico’ (guru da saúde e fitness) e “construtor” de corpos, ademais era conhecido em todo o mundo, tendo visitado EUA, Austrália e Índia.

Ele até visitou a Ilha de Man (Isle of Man, lugar onde Joseph Pilates ficou detido durante vários anos) para se apresentar em 1901 e deu uma entrevista muito interessante a um repórter local, que provavelmente nunca foi lido por ninguém em mais de 100 anos! Você pode lê-lo aqui, juntamente com outros artigos interessantes sobre Sandow e seus métodos.

Artigo de Jornal sobre Eugen Sandow
Artigo de Jornal relatando visita de Eugen Sandow a un repórter local de “Isle of Man”.

Conheça o guia de exercícios Sandow.

Sandow tinha uma revista mensal, comercializava seus equipamentos, escrevia livros e estabeleceu Centros de fisiculturismo (cultura física) ensinando o Sistema Sandow. “Pelo menos 2 dos quais foram abertos aqui mesmo na Ilha de Man (Isle of Man).”

Guia de exercicios de Sandow
Guia de exercícios do sistema de exercícios Sandow na parede.

Fatos da vida de Eugen Sandow

Ele era uma estrela na época e era amigo do rei George V e Sir Arthur Conan Doyle (um autor inglês que escreveu os romances de Sherlock Holmes). Um jornal local na Ilha de Man informou que ganhava 120 libras por semana em 1896; no dinheiro de hoje, que são impressionantes £ 16.000 por semana!

Sandow se estabeleceu em Londres em 1906 e, infelizmente, morreu relativamente jovem em 1925 de um aneurisma da aorta. Sandow tornou-se cidadão britânico muitos anos antes da Primeira Guerra Mundial e, como resultado de sua cidadania britânica, ele não foi internado durante a Guerra.

Como influenciou Sandow a Joseph Pilates?

É lógico supor que Joseph Pilates tivesse pleno conhecimento de Eugen Sandow, pois o próprio Pilates se mudou para Londres antes do início da Primeira Guerra Mundial.

Isso aconteceu em 1914 e teria sido difícil para ele desconhecer alguém dessa estatura no mundo do fisiculturismo.

Como parte da pesquisa para a biografia “Hubertus Joseph Pilates, A Biografia” de Pont e Romero (2013), August Benkert (um amigo de longa data de Joseph Pilates) foi entrevistado e afirmou que a amizade dele e de Pilates se desenvolveu por causa da admiração compartilhada por Sandow .

Equipamentos Sandow em comparação com equipamentos Pilates.

De minhas próprias observações e pesquisas, os exercícios e equipamentos de Sandow são geralmente diferentes dos criados por Joseph Pilates.

Mas é interessante observar as várias influências na vida de Pilates.

O equipamento que Sandow desenvolveu e comercializou incluiu halteres com molas no interior, permitindo ao usuário aumentar a resistência e fortalecer ainda mais a aderência enquanto usava os halteres.

O “Sandow Developer” (fotos em anexo) era outra peça popular de equipamento de ginástica em casa.

Ademais era freqüentemente listada nas seções de “compras e vendas” dos jornais da Ilha de Man no início do século XX.

halter de Eugene Sandow
Desenvolvedor (halter) Sundow

Eugen S. visitou uma escola de Fisiculturismo da época.

Um dos artigos de jornal abaixo relata uma visita a uma escola de cultura física e afirma que a escola continha 20 desenvolvedores (halteres) da Sandow.

Artigo de jornal falando sobre Eugen Sandow
Artigo que relata visita de Sandow a uma escola de cultura física.

Conclusão final

Neste âmbito atual, acho adequado encerrar este post com algumas das próprias palavras de Eugen S. A introdução de seu livro de 1919, “Life is Movement”, tem a seguinte redação:

Escrevi este livro com prazer, mas não por prazer. Por outro lado, é uma tentativa séria de lidar com um dos maiores problemas que já enfrentou a civilização para enfrentar uma crise ao lado da qual o terrível banho de sangue do qual o mundo acabou de emergir é apenas uma bagatela.

Portanto lidamos com a séria ameaça de deterioração física, prevenção e erradicação de doenças, o inimigo mais devastador que a humanidade já teve que enfrentar. Onde a guerra matou milhões, a doença matou e está matando dezenas de milhões. ”

Artigo escrito por Jonathan Grubb, instrutor de Pilates residente en “Isle of Man”.

Tradução: Sandro Alves, instrutor de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!