fbpx

J P Muller

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mas afinal, quem foi J. P. Muller?

J P Muller , cujo trabalho provavelmente serviu de inspiração para a criação do método pilates foi um educador de ginástica muito conhecido na sua época.

Esse artigo foi escrito diretamente por Jonhatan Grubb, que está provando ser um incrível historiador e ademais é instrutor de pilates. Jonhatan reside na Ilha de Man (Isle of Man) e administra um grupo de Facebook chamado Joseph’s Legacy – Pilates 100 +

Quem foi J P Muller?

No post anterior, observei a influência de Eugen Sandow no mundo da cultura física e , ademais, de Joseph Pilates. Neste post, considero o trabalho de J.P Muller, cujo trabalho provavelmente tem maior influência no Pilates.
Jorgen Peter Muller (1866-1938) foi um educador e escritor de ginástica nascido na Dinamarca que desenvolveu seu próprio sistema de exercícios. Ele não era parente de Eugen Sandow (FW Muller) mencionado no post anterior!

Semelhança dos exercícios do sistema de J P Muller com Joseph Pilates.


Um dos livros de J.P Muller, “My System”, foi publicado em 1904, dando seus pontos de vista sobre saúde e exercícios.

Esse livro tornou-se, inegavelmente, um best-seller da época. Muller enfatizou exercícios usando o peso corporal da própria pessoa, alongamentos e rotinas de respiração.

Curiosamente, um dos exercícios em seu livro é chamado de “Círculo lento das pernas”. Esse exercício é muito semelhante ao “Círculo de uma perna” de Pilates. No sistema Muller, este exercício progride para um círculo de pernas duplas muito semelhante ao “Hip Twist” do Pilates.

Como se deu a difusão do Sistema Muller?

Muller era muito conhecido depois de lecionar por toda a Europa e, como Sandow havia feito anteriormente, Muller também se mudou para Londres.

Isso foi em 1912, para abrir um instituto de cultura física. Seu sistema foi usado por muitos indivíduos influentes e endossado pela comunidade médica como mostra o anúncio da revista “Punch” abaixo.

Joseph conhecia o sistema de J P Muller!

Embora seja seguro supor que Joseph Pilates soubesse de Eugen Sandow, era extremamente provável que Joseph não apenas soubesse de J.P Muller, mas que ele também estivesse familiarizado com o trabalho de Muller.
Muller foi influente no movimento da ginástica na Dinamarca e na Alemanha. Não só a Turnverein (ginástica alemã) era popular no campo de internamentos de Knockaloe (onde Joseph ficou detido), mas o sistema Muller estava em evidência e praticado por alguns dos internos.

Sabemos ademais que Joseph Pilates praticava ginástica com seu pai (que era ginasta). E também sabemos que mais tarde Joseph teria conhecido e visto, se não praticado, o Sistema Muller enquanto estava em Knockaloe.

Fatos concretos que evidenciam que o sistema de exercícios de J P MUller era praticado em Knockaloe Camp:

Um dos jornais “Knockaloe Camp” Lager Echo (“Lager” significa “Camp” em alemão) de 15 de setembro de 1917 afirma:
“Havia também vários grupos que, além de exercícios gratuitos, praticavam o sistema Muller” de “Exercícios livres”, que eram exercícios de ginástica praticados sem aparelhos, para desenvolver e fortalecer o corpo).

Um extrato do artigo original “Lager Echo” é mostrado abaixo, juntamente com um anúncio de outra edição do “Lager Echo” de 15 de dezembro de 1916.

Nesse artigo se anuncia aulas diárias no Muller System das 13:30 às 15:30.

As aulas anunciadas foram ministradas por Dankmar Schiller, que era de uma família de acrobatas e ele também ensinou autodefesa. Ademais disso ele (Dankmar) foi membro de um dos muitos clubes de ginástica de Knockaloe.

Onde posso encontrar referências do Sistema Muller de exercícios?


As páginas do livro “My System” de Muller podem ser visualizadas no seguinte link: https://archive.org/details/MySystemByJ.P.Muller/mode/2up

Este link é para arquivar filmagens de JP Muller praticando alguns de seus exercícios, que fornece uma visão maravilhosa de como os exercícios foram realizados:

https://filmcentralen.dk/museum/danmark-paa-film/film/ip-muller-viser -mit-system

Artigo escrito por Jonathan Grubb, instrutor de Pilates residente en “Isle of Man”.

Tradução: Sandro Alves, dono de curso de formação em pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!