Os 5 lados da escoliose

Queremos trazer pra vocês o pensamento de dois grandes profissionais já que essa patologia é considerada inegavelmente uma das alterações posturais mais comuns e que atinge cerca de 20% da população Infantil (Bienfat, 1995) e na qual muitos estudiosos já escreveram e cada um deles apresentou uma visão sobre a sua dimensionalidade mas nenhum comentou até agora sobre os 5 lados da escoliose e é justamente essa novidade que queremos trazer pra vocês.

Philippe Souchard e as 4 dimensões ou lados da escoliose

Philippe Souchard falou sobre a escoliose: “A escoliose caracterizada é uma deformação quadridimensional  da coluna vertebral” onde essa quadridimensionalidade é dividida em:

A Dimensão ântero-posterior  — no movimento de extensão ou hiperlordose.

Os 5 lados da escoliose. Lado 1. Dimensao antero posterior.

Lado 2: Dimensão látero –lateral – no movimento de inclinação lateral da coluna.

os 5 lados da escoliose. Lado 2. Dimensão látero lateral da escoliose

O terceiro lado: Dimensão axial – no movimento de rotação das vértebras.

Os 5 lados da escoliose. Lado 3.  axial da escoliose

Dimensão crânio-caudal (achatamento) – na união dos vetores de força tracionando a vértebra para baixo.

Os 5 lados da escoliose. Lado 4.  cranio caudal da escoliose

Madeleine Black e o quinto lado da escoliose

Madeline Black, uma das grandes mestres do pilates terapêutico e admirada por todos estudantes do nosso Curso de pilates no Rio de Janeiro em 2015 disse que “A escoliose é uma curvatura da coluna, uma mudança tridimensional em rotação dos segmentos do tronco”, onde define ademais das dimensões de rotação e inclinação, uma translação lateral da coluna.

Os 5 lados da escoliose. Lado 5.  Traslação lateral na escoliose.

Porque ocorre tudo isso?

Isso tudo porque o nosso corpo sempre possui o objetivo de buscar um alinhamento visual, e conforme a coluna vai modificando sua posição nas dimensões primárias, ocorre um escorregamento lateral das vértebras em busca de olhar o mundo de forma alinhada. Com isso visualizaremos bem os 5 lados da escoliose.

Os 5 lados da escoliose

Desta forma, observando o pensamento desses dois grandes mestres da coluna, podemos ter uma nova visão desse grande complexo que é a escoliose, traduzindo-a então em uma alteração postural em 5 dimensões ou 5 lados da escoliose.

Conhecendo e observando a escoliose por esse novo ângulo, podemos definir com mais eficiência o tratamento, buscando eventualmente movimentos que abordem cada uma dessas novas dimensões.

E como o Pilates pode contribuir nisso, sabendo quais são os 5 lados da escoliose?

É simples. As diferentes formas de atuação do Pilates, os diferentes movimentos, e a atuação do powerhouse nos permite buscar dentro dele, movimentos que promovam liberações articulares, distencionamentos musculares e fortalecimento dos músculos envolvidos nesse processo! Com isso não limitamos nossa visão e podemos progressar no atendimento aos nossos pacientes.

Bruna Mayer, fisioterapeuta, teacher Alves Pilates Brasil e dona de estudio de pilates na Tijuca , RJ..

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!