Conheça os 5 lados da escoliose!
Queremos trazer pra vocês o pensamento de dois grandes profissionais já que essa patologia é considerada inegavelmente uma das alterações posturais mais comuns e que atinge cerca de 20% da população Infantil (Bienfat, 1995) e na qual muitos estudiosos já escreveram e cada um deles apresentou uma visão sobre a sua dimensionalidade mas nenhum comentou até agora sobre os 5 lados da escoliose e é justamente essa novidade que queremos trazer pra vocês.
Philippe Souchard e as 4 dimensões ou lados da escoliose
Philippe Souchard falou sobre a escoliose: “A escoliose caracterizada é uma deformação quadridimensional da coluna vertebral” onde essa quadridimensionalidade é dividida em:
A Dimensão ântero-posterior — no movimento de extensão ou hiperlordose.
Lado 2: Dimensão látero –lateral – no movimento de inclinação lateral da coluna.
O terceiro lado: Dimensão axial – no movimento de rotação das vértebras.
Dimensão crânio-caudal (achatamento) – na união dos vetores de força tracionando a vértebra para baixo.
Madeleine Black e o quinto lado da escoliose
Madeline Black, uma das grandes mestres do pilates terapêutico e admirada por todos estudantes do nosso Curso de pilates no Rio de Janeiro em 2015 disse que “A escoliose é uma curvatura da coluna, uma mudança tridimensional em rotação dos segmentos do tronco”, onde define ademais das dimensões de rotação e inclinação, uma translação lateral da coluna.
Porque ocorre tudo isso?
Isso tudo porque o nosso corpo sempre possui o objetivo de buscar um alinhamento visual, e conforme a coluna vai modificando sua posição nas dimensões primárias, ocorre um escorregamento lateral das vértebras em busca de olhar o mundo de forma alinhada. Com isso visualizaremos bem os 5 lados da escoliose.
Os 5 lados da escoliose
Desta forma, observando o pensamento desses dois grandes mestres da coluna, podemos ter uma nova visão desse grande complexo que é a escoliose, traduzindo-a então em uma alteração postural em 5 dimensões ou 5 lados da escoliose.
Conhecendo e observando a escoliose por esse novo ângulo, podemos definir com mais eficiência o tratamento, buscando eventualmente movimentos que abordem cada uma dessas novas dimensões.
E como o Pilates pode contribuir nisso, sabendo quais são os 5 lados da escoliose?
É simples. As diferentes formas de atuação do Pilates, os diferentes movimentos, e a atuação do powerhouse nos permite buscar dentro dele, movimentos que promovam liberações articulares, distencionamentos musculares e fortalecimento dos músculos envolvidos nesse processo! Com isso não limitamos nossa visão e podemos progressar no atendimento aos nossos pacientes.
Bruna Mayer, fisioterapeuta, teacher Alves Pilates Brasil e dona de estudio de pilates na Tijuca , RJ..