fbpx

Você Sabe A Importância Do Pilates Para O Alívio De Tensões?

Buscar algum meio para obter o alívio de tensões é fundamental principalmente hoje em dia.

Isso porque a correria do cotidiano provoca em nossos corpos resultados que a gente nem espera mas existem, como as tensões.

Não há como negar que todo ser humano sofre em algum grau de escala com as preocupações do dia a dia.

Desse modo, buscar maneiras para aliviá-las se torna quase que indispensável, pois as consequências que essas preocupações podem trazer como resposta, muitas vezes não são nada saudáveis.

Sendo assim, aqui que a prática de exercícios chega para mudar a realidade do indivíduo.

Isso porque a prática de exercícios vai muito além de apenas manter o corpo bonito e esbelto. 

Existem inúmeras atividades hoje que focam tanto na parte corporal quanto na mental. E o pilates é uma dessas.

O motivo é porque a atividade procura alinhar a mente junto com os movimentos corporais. Se você quer saber mais, continue lendo.

Alívio De Tensões Através Do Pilates

Alívio De Tensões Através Do Pilates

O pilates é uma atividade que trabalha diversos conjuntos corporais através de técnicas de movimentos e que fazem com que vários problemas possam ser melhorados por meio dele.

Sendo assim, ele é uma atividade que faz com que o praticante tenha maior qualidade de vida e mais bem-estar.

Dentro das atividades realizadas no pilates, os alunos garantem o fortalecimento muscular, consciência de movimento e clareza mental.

No Brasil, a atividade tem crescido cada vez mais e hoje, podemos ver uma média de 35 mil estúdio localizados em nosso país.

Aqui, a atividade começou lá no início dos anos 2000, no entanto, até hoje o pilates apesar do seu crescimento desenfreado, ainda é desconhecido por muita gente.

Sendo assim, as pessoas acabam não sabendo dos seus benefícios no alívio de tensões musculares.

O desenvolvimento de tensões geralmente sofridas nos ombros e pescoço podem levar a problemas mais intensos como fortes dores de cabeça.

Algumas pessoas normalizam muito esse tipo de dor por não darem a devida importância ou por trabalharem demais e colocarem culpa na sobrecarga de tarefas.

Outras pessoas acabam nem prestando atenção do quão tenso estão até começarem a sentir as dores.

Uma maneira de você saber identificar isso é tocando na parte em cima dos ombros para sentir se há algum músculo mais duro.

Há quem recorra a procedimentos tecnológicos para poder tratar a saúde e encontrar alívio rápido para as tensões.

É claro que massagens e outros recursos acabam sendo válidos a curto tempo, mas quando o assunto é tensão, devemos pensar a longo prazo.

Isso porque de nada adianta você aliviar e não tratar. Por isso é que se faz fundamental a prática de exercício físico.

Tensão nos ombros

A tensão no ombro está diretamente ligada a área da escápula. Essa, é a parte onde fica os ossos grandes das costas onde a clavícula está conectada.

Nessa região, pode-se encontrar pelo menos 20 músculos que tem o trabalho de carregar o peso do nosso braço.

Sendo assim, quando essa área não está funcionando bem, ela provoca um efeito dominó de mal-estar onde os movimentos do braço e até mesmo a respiração são prejudicados.

Desse modo, a escápula também acaba sofrendo por consequência.

E quando esse músculo se enfraquece é muito provável que apareçam lesões causadas por impactos.

Portanto é assim que o método pilates acaba sendo tão útil para tratar e conceder o alívio de tensões.

Isso porque ele trata os músculos e ainda os fortalece, fazendo com que os impactos sofridos no dia a dia acabem sendo bem menores do que antes, e assim, tornando a mobilidade do praticante muito melhor.

Além disso, o pilates faz com que o alinhamento corporal consiga ser bem melhor no decorrer da prática das atividades.

Se você é uma pessoa que trabalha principalmente em uma única posição por muito tempo, então deve ficar atento a sua escápula.

O motivo da atenção é porque se ela estiver com pouca mobilidade, ela não consegue absorver tanto os impactos que os ombros recebem, sendo assim, acabam limitando a movimentação do indivíduo.

Logo, em pouco tempo, ela acabará perdendo sua funcionalidade. E aí, uma coisa leva a outra: limitação de movimento, tensão nos trapézios, pressão na coluna e dor na cabeça.

Benefícios Do Pilates No Alívio De Tensões

Benefícios Do Pilates No Alívio De Tensões

Não só a tensão muscular é que o pilates consegue diminuir, mas também a pressão mental.

Por se tratar de uma atividade que trabalha as duas partes ao mesmo tempo, o pilates é um ótimo recurso para manter a vida alinhada e aumentar o seu bem-estar.

Além disso, o pilates não tem contra indicações e pode ser feito por todos, desde os 12 anos até a terceira idade.

Em poucas sessões é possível notar já a diferença que a técnica proporciona na vida do praticante.

Veja uma lista do que a atividade pode trazer para sua vida:

  • Evita o estresse porque trabalha com movimentos para relaxamento;
  • Promove o alinhamento postural;
  • Desenvolve o aumento de força e promove alongamento do corpo;
  • Aumenta a resistência tanto física quanto mental;
  • Garante um maior controle do corpo;
  • Faz com que a flexibilidade, o tônus e a força muscular se desenvolvam;
  • Alivia as tensões, estresses e males crônicos;
  • Melhora a coordenação;
  • Faz com que as articulações tenham mais mobilidade;
  • Promove a oxigenação e melhora a respiração;
  • Facilita a eliminação de toxinas;
  • Promove o fortalecimento dos órgãos internos;
  • Desenvolve maior concentração;
  • Oferece relaxamento.

Lógico que a lista de benefícios é muito mais extensa que isso, mas essas são só algumas das muitas vantagens de exercer essa atividade.

Pilates e seu impacto no alívio de tensões

Para quem nunca praticou pilates, acaba se surpreendendo por ele ser uma atividade bem delicada e que ao mesmo tempo se mostra tão eficiente e profunda, ainda que não tenha um impacto tão grande quanto os outros tipos de atividades físicas.

Quando o assunto é alívio de tensão muscular, o pilates é grande aliado para que as dores nessa região diminuam até que não existam mais.

Além disso, Joseph Pilates, o criador do método pilates, criou tanto exercícios como aparelhos para tratar justamente essa parte.

Desse modo, com sua técnica, foi possível trabalhar com todo o alinhamento e também toda a mobilidade vertebral, fazendo com que a musculatura profunda consiga ter a capacidade de sustentar toda a nossa estrutura esquelética, aliviar as tensões e descomprimir as vértebras.

Através do aparelho Head Harness é possível fazer com que a tensão localizada na cervical tenha um tratamento.

O cadillac é outro aparelho do pilates tradicional que faz com que o alívio de tensões acabem sendo diminuídos.

No entanto, é plenamente possível alcançar bons resultados também sem a ajuda desses aparelhos. Somente utilizando a técnica e o movimento correto.

Áreas Em Que O Pilates É Útil Para Alívio Das Tensões

Áreas Em Que O Pilates É Útil Para Alívio Das Tensões

Muitos médicos e especialistas estão indicando a prática do pilates como um método de prevenção e intervenção de síndromes.

Sendo assim, é muito importante fazer uma avaliação para saber que tipo de técnica é a mais indicada.

Abaixo, listamos alguns tipos de dores mais comuns e que podem ser tratadas pelo pilates.

Dor cervical

A dor na cervical acaba sendo muito conhecida também como dor no pescoço. Essa é uma das dores mais comuns que se conhece.

Sua causa cria uma tensão no músculo do pescoço e pode irradiar para:

  • Mandíbula;
  • Ombros;
  • Braços;
  • Pescoço.

A descrição dos sintomas da dor na cervical é como se fosse um peso muito grande na parte dos ombros e que causa um mal-estar em todas essas áreas citadas.

Essa é uma das áreas mais importantes no quesito de movimentação. Isso porque a musculatura dessa área é que permite giros, rotações e extensão da cabeça e quando ela se encontra tensionada, se torna mais difícil praticar esses movimentos.

Dor torácica

Essa área é feita de 12 vértebras que realizam toda a sustentação do tronco. Sendo assim, ela permite que você flexione e estique seu tronco para qualquer lado.

Em geral, essa é uma dor que aparece bem concentrada na “asinha das costas”. Seu aparecimento costuma vir com a sensação de queimadura, fadiga e cansaço.

A dor torácica aparece por conta da má postura e pela causa de vértebras fracas ou hérnias.

Passar muito tempo na mesma posição ao se sentar, ficar em pé ou deitado também pode causar seu aparecimento.

Sendo assim, é necessário que haja sempre um revezamento na postura acompanhado de exercícios de alongamento e fortificação para que ela se mantenha estável.

Dor lombar

A dor lombar junto com a dor na cervical são as campeãs de reclamação do público quando o assunto é não ter alívio de tensões.

A lombar é uma região de extrema importância pois nos proporciona funções como:

  • Flexionar;
  • Extender o tronco;
  • Inclinar;
  • Rotacionar;

Sendo assim, pode-se perceber seu aparecimento quando uma leve queimação começa a subir na região central ou lateral da lombar.

Essa é uma dor que facilmente pode ir parar nos glúteos e em casos de mais urgência, pode causar hérnia e levar essa dor por dentro da coxa, fazendo com que ela atinja o nervo ciático.

Dentre as causas do seu aparecimento, pode-se perceber as seguintes:

  • Má postura;
  • Falta de fortalecimento dos músculos da lombar;
  • Forma errada de se abaixar;
  • Muito tempo estando na mesma posição;
  • Excesso de peso;
  • Doenças vertebrais.

O pilates é um bom meio para tratar tudo isso.

Estresse e ansiedade

Uma das tensões vividas no dia a dia é o estresse da rotina e a ansiedade para as coisas.

Não há no mundo alguém que nunca tenha passado por esses dois tipos de sensações.

O pior de tudo é que tanto o estresse quanto a ansiedade, provocam no corpo reações que podem causar muitos maleficios.

Portanto, elimina-las através do pilates é fundamental, pois ele ajudará não só para que você relaxe, como também fará com que a produção desordenada de hormônios, não prejudique sua saúde.

Sendo assim, o pilates é capaz de trazer bem-estar e reduzir estresses emocionais.

Além do fato de contribuir e muito para a sua concentração.

Desequilíbrio emocional

A correria, preocupação e toda sobrecarga do dia a dia reflete tudo em um só lugar: o nosso corpo.

E sem que a gente procure formas de se manter saudável, todos os dias sofreremos pelas consequências que o estresse emocional proporciona em nosso corpo.

Portanto, para se ver livre desse malefício, é muito importante cuidar da nossa qualidade de vida de dentro para fora.

E começar a tratar isso pela mente é o primeiro passo.

Sendo assim, o pilates é capaz de fazer com que a mente se mantenha em equilíbrio com o corpo e com nossas emoções.

Desse modo, em situações de estresse e descontrole, é capaz que você consiga manter a calma, o foco e a concentração.

Com o método pilates, você conseguirá estimular mente e corpo ao mesmo tempo trabalhando pontos fundamentais como:

  • Controle: fará você se sentir consciente de toda sua musculatura para que assim você consiga trabalhar seu condicionamento físico e suas dores;
  • Respiração: através dela você estimula a oxigenação do sangue e promove uma resistência melhor evitando assim, a fadiga;
  • Concentração: aqui você conectará mente e corpo pra que juntos formem uma só consciência. Desse modo, você focará em seus objetivos e respeitará suas limitações.

Portanto, percebe-se que o pilates é fundamental em todas as áreas de nossa vida, pois através de técnicas direcionadas, podemos desenvolver melhores condições de saúde.

Não importa se a área é mental ou corporal, certamente o pilates tem o exercício correto para fazer com que tudo se mantenha alinhado.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos então o quanto o pilates pode ajudar no alívio de tensões, sejam elas do corpo ou da mente.

Sendo assim, vale a pena conhecer mais a fundo o método pois ele só tem a acrescentar na vida de quem busca conhecê-lo.

Se você tem interesse de saber mais sobre ele, então marque uma aula experimental para que sinta seus benefícios.

Gostou deste artigo? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe este texto para que outras pessoas possam conhecer os benefícios do pilates.

Dani Castro, fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!