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Pilates Para Iniciantes: O Guia Completo Sobre o Assunto!

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O pilates para iniciantes é uma atividade muito boa para pessoas que não possuem experiência e querem fazer alguma atividade física.

Isso porque, por se tratar de um exercício completo, que auxilia o corpo de dentro para fora, dos pés a cabeça, muitas pessoas têm buscado o método para iniciar uma vida mais saudável.

Além do mais, para quem não gosta de atividades pesadas e quer eliminar o sedentarismo. Bem como, elevar sua qualidade de vida junto com melhorar o desempenho corporal.

Então o pilates é o treino certo para se fazer e a seguir, vamos mostrar como ele pode te ajudar com tudo isso!

O Guia Para Iniciantes Sobre Pilates

O Guia Para Iniciantes Sobre Pilates

O pilates para iniciantes é uma atividade muito relevante. Isso porque a meta da maior parte das pessoas hoje em dia é praticar uma atividade, que dê ao corpo o equilíbrio entre o físico e o mental.

Por conta disso, o pilates é muito requisitado. Pois ele é uma atividade que entrega múltiplos benefícios para quem o pratica.

Mas muitas pessoas ainda não sabem todas as vantagens que o pilates é capaz de proporcionar.

Portanto, se você é um dos iniciantes e quer saber como essa atividade pode mudar sua vida para melhor, confira abaixo.

O que é preciso saber antes de praticar pilates?

O pilates, diferente de outros exercícios, se destaca por conta dos seus princípios.

Sendo assim, tudo que é feito durante a execução dos movimentos é baseado nesses princípios.

É necessário que isso fique claro pois são esses pontos que irão gerar motivação para a pessoa que o está praticando.

Desse modo, se torna mais fácil aplicar tudo isso na hora que você estiver exercendo as atividades.

Portanto o iniciante deve entender que dentro do pilates, serão trabalhados em especial esses 6 fatores:

  • Concentração;
  • Centralização;
  • Precisão;
  • Respiração;
  • Controle;
  • Fluidez.

O pilates para iniciantes acaba sendo, então, um método que se adequará às necessidades de cada indivíduo, apesar de sua capacidade física.

Por meio dos exercícios, o pilates atuará não só nos músculos, mas também na mente do aluno, pois a atividade promete agir de ambas as formas.

Um iniciante em pilates deve saber que, com a prática ao longo do tempo, ele aumentará sua:

  • Flexibilidade,
  • Sua força muscular,
  • Diminuir o aparecimento de dores,
  • Melhorará sua postura,
  • Enrijecerá os músculos,
  • Entre outros pontos.

É importante deixar claro que no pilates para iniciantes, os resultados não surgem de um dia pro outro.

Portanto, é importante que o iniciante saiba o que ele espera e o que pode ser ou não alcançado através da atividade.

Dúvidas iniciantes sobre pilates

Você pode até ler o melhor livro de pilates mas se você ainda é iniciante no método, seguirá com muitas dúvidas. Portanto é preciso se informar para que tudo fique claro.

Uma das questões que mais geram dúvidas é se o pilates emagrece. Tanto o mat pilates de colchonete quanto o studio pilates, em máquinas.

Bom, ainda não há estudos científicos que comprovem que somente a prática da atividade resulta em queima de gordura.

No entanto, o que podemos dizer é que o pilates é um grande auxiliador desse processo de perda de medidas.

O pilates ajuda a tonificar os músculos e a readequar a sua postura. Assim, ajuda a reposicionar um músculo flácido e mal posicionado que está ocupando mais espaço.

Se o seu objetivo é emagrecer, você pode usar o pilates como um agente auxiliador. No entanto, somente ele não é garantia de resultados eficazes de emagrecimento.

Existe idade para praticar pilates?

O pilates é uma atividade muito abrangente seja lá qual for a idade que se comece.

Portanto, tanto crianças como idosos podem iniciá-la a qualquer hora.

O pilates se adapta a cada pessoa e melhora a postura, sendo assim, ele atua na prevenção e no tratamento de inúmeros pontos.

Em especial porque a atividade é algo que foi criado com o intuito de ser reabilitadora. Portanto, o pilates também é usado na fisioterapia como um método de tratamento.

Sendo assim, não há restrições de idade.

Mas vale a pena lembrar: o quanto mais cedo você começar a praticar a atividade, mais qualidade de vida e disposição você terá.

Quantas vezes por semana é importante para iniciantes praticar pilates?

Como falamos no curso de pilates em São Paulo, esse ano, algo muito comum dos iniciantes de se perguntarem é sobre qual a quantidade de vezes na semana é necessário praticar a atividade.

Muitas pessoas, acostumadas com a academia cinco vezes por semana, chegam a estranhar quando dizem que, para o pilates, uma frequência de duas vezes por semana basta.

O pilates é uma atividade para pessoas que, em especial, desejam tratar um problema. Sendo assim, ele é focado em um ponto em específico.

Por exemplo, se o aluno que está realizando a atividade possui problema nas articulações do joelho, então o instrutor desenvolverá ações para aquele problema.

Em pouco tempo focando em suas necessidades, você consegue obter um resultado rápido, sem que seja preciso frequentar um estúdio de pilates todos os dias.

Pessoas com dor na coluna podem fazer pilates?

Grande parte dos alunos que fazem as aulas de pilates sofrem com dores lombares que são, em sua maioria, crônicas.

Em uma revisão sistemática realizada em 2005 por Hayden e colaboradores, pode-se confirmar que os exercícios feitos no pilates ajudam no alongamento e no fortalecimento dos músculos de pessoas com problemas na coluna.

Portanto, sim, os alunos podem realizar a atividade caso sintam dores na lombar.

Como dissemos, o pilates é uma atividade que promove a reabilitação do corpo. Então, essas questões acabam sendo amplamente exploradas e solucionadas.

A ação desta atividade no corpo é global, portanto as dores crônicas, em especial as da coluna vertebral, acabam sendo beneficiadas através dos movimentos.

Conclusão

Conclusão

O pilates para iniciantes, como pudemos ver, é uma atividade muito interessante.

A atividade apresenta muitos benefícios, então quanto mais cedo você puder realizá-la, melhor será seu condicionamento.

Tudo isso por meio dos pilares da:

  • Concentração;
  • Centralização;
  • Precisão;
  • Respiração;
  • Controle;
  • Fluidez.

Sendo assim, percebe-se o quanto a atividade pode ajudar no nosso dia a dia. Se você deseja realizá-la, não se esqueça de conferir se o profissional possui o curso de pilates antes de qualquer coisa.

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Sandro Alves, professor de pilates.

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