fbpx

Os Principais Benefícios Do Pilates Para A Saúde Da Mulher!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O pilates na saúde da mulher é fundamental para ajudar o sexo feminino a se sentir bem consigo mesma de dentro para fora.

Isso porque o pilates cuida não só do corpo, mas também da mente, e acaba sendo essencial para aqueles que querem um equilíbrio entre mente e corpo.

Ambos os sexos e idades se beneficiam desta prática, no entanto, hoje, falaremos um pouco mais sobre como o pilates reflete na vida das mulheres.

Se você está em dúvidas sobre o benefício dessa atividade, então continue lendo este conteúdo para maiores informações.

Quais os benefícios do pilates na saúde da mulher?

Quais os benefícios do pilates na saúde da mulher

Em sua grande maioria, o público que mais é atraído para o pilates é o grupo feminino. E essa atração não é de hoje.

Desde quando a metodologia foi criada por Joseph Pilates, as bailarinas eram quem mais procuravam pela atividade na época.

Além de todos os benefícios para a saúde como melhora do sono, mais disposição, alívio de tensões e estresse, a contribuição do pilates para a saúde da mulher vai muito além.

Uma das maiores vantagens é que o pilates acompanha a vida e o cotidiano das mulheres desde sempre, não importa o quanto ele mude.

Então, logo se vê que ele é uma atividade bastante adaptável. Abaixo, selecionamos alguns motivos que fazem o método ser uma ótima atividade para o público feminino.

1. Equilíbrio do corpo e da mente

Uma das funções do pilates é fazer o alinhamento do corpo e ligá-lo a mente e o espírito de cada pessoa. 

Isso não é algo que seja exclusivo só para as mulheres, mas é uma das grandes vantagens para aquelas que ficam na sua rotina corrida de casa, trabalho, família e problemas pessoais.

Portanto, conseguir o alinhamento desses fatores no dia a dia é uma das principais vantagens para ter uma qualidade de vida mais saudável.

2. Pilates promove condicionamento físico na saúde da mulher

O condicionamento físico é uma das coisas mais buscadas pelas mulheres nos dias de hoje. Isso porque através dele, todas as ações do dia a dia se tornam mais fáceis.

Tendo força, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, entre outras coisas, pode-se viver melhor e aproveitar mais as situações que exigem esforço e maior dedicação.

3. Fortalece o músculo do corpo

Explicamos esse ano, no curso de pilates do Rio de Janeiro que nem todas as mulheres gostam de fazer exercícios de musculação e por conta disso, acabam também não praticando nenhum tipo de atividade física.

A consequência disso são músculos fracos e uma flacidez mais aparente.  Nenhuma mulher quer ter uma aparência flácida, por isso, o pilates pode ajudar.

Isso porque apesar de não ser uma atividade tão intensa quanto a musculação ela promove um bom fortalecimento dos músculos e os deixam tonificados.

Além disso, um músculo fortalecido garante que outras áreas do corpo cumpram suas funções corretamente. Portanto, os benefícios são:

  • Maior resistência;
  • Menor desequilíbrio muscular;
  • Ossos e articulações protegidas;
  • Melhor funcionamento do organismo;
  • Aumenta a massa magra do corpo;
  • Entre muitas outras vantagens.

4.  Fortalecimento do abdômen

Um dos pontos principais que o pilates ajuda ativar é o core. Ele é o músculo central da força e se localiza no abdômen.

Por meio de sua ativação, o abdômen consegue ficar mais definido e mais resistente. Assim, a mulher consegue ter uma disposição melhor e mais resistência.

5. Pilates auxilia a saúde postural da mulher

O dia a dia de uma mulher pode ser muito diversificado. Principalmente se ela tiver filhos e eles forem pequenos.

A rotina para quem trabalha fora e ainda tem que cuidar das crianças em casa é puxada. Com certeza uma das principais ações do dia a dia inclui abaixar-se.

O cansaço e a tensão do dia a dia acabam promovendo dores no corpo e, consequentemente, uma má postura, que também gera outras consequências e outras dores.

A postura ideal contribui com o corpo por inteiro, desde as funções cerebrais até a parte dos ligamentos. Desse modo, o corpo consegue trabalhar melhor.

Para que o bem-estar possa ser algo relevante, a boa postura deve estar inclusa como um dos pontos principais para se dar atenção.

E quando se trata de postura decente, o pilates pode e deve ajudar bastante com vários exercícios direcionados a esta função.

6. Ameniza sintomas hormonais

Algo que as mulheres sofrem e sempre vão sofrer é com seus hormônios e suas variações. Em todas as fases da vida, esse é um fator que se faz presente.

Seja como TPM, menopausa ou pós-menopausa, os hormônios em algumas situações sãp algo extremamente desconfortável para algumas mulheres.

Sendo assim, o método pilates tem como função, ajudar essa mulher a se livrar dos efeitos proporcionados por ele, tanto físicos como emocionais.

A prática regular de pilates faz com que a mulher aumente seu metabolismo e, por conta disso, melhore sua circulação sanguínea por meio da respiração correta.

A atividade ainda faz a liberação de hormônios como os da endorfina, que libera a sensação de prazer e concede ao corpo um bem-estar natural que funciona como um analgésico.

7. Previne a incontinência urinária

Ainda que isso seja algo que apareça em ambos os sexos, nas mulheres o número de pessoas com incontinência urinária é ainda maior.

Em especial, nas mulheres de terceira idade. Dessa maneira, ao praticar pilates, as mulheres fortalecem seus músculos que estão responsáveis por segurar a urina.

O pilates ainda se direciona para cada tipo de necessidade individual. Por exemplo, pessoas que estão com incontinência, farão exercícios direcionados a isso.

Enquanto que pessoas com problemas de coluna ou outro tipo de patologia, farão exercícios voltados para aquilo.

Conclusão

Conclusão

Vimos então algumas das razões do pilates na saúde da mulher ser tão importante, pois ajuda em várias questões.

Logicamente, existem muitos outros benefícios que não couberam em um único conteúdo. Como benefício para gestantes, aumento de autoestima, mobilidade, etc.

Se você possui interesse na atividade, então te convido a conhecer o pilates e ver quais benefícios o método pode te dar a mais.

Conte-nos aqui então se você sabia que o pilates poderia ajudar em tanta coisa e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.

Sandro Alves, profissional de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!