Principios do Pilates

Para entender o Método Pilates, primeiro devemos entender os 6 princípios do método. Eles foram criados por Philip Friedman e Gail Eisen, autores do primeiro livro de pilates não escrito por Joseph Pilates, voltado para o público geral e entusiastas do método, publicado em 1980.

Os principios do pilates não foram criados por Joseph Pilates, criador da metodologia?

Exatamente. Os principios foram criados pelos autores descritos acima muito depois do falecimento do mestre e criador da Contrologia, Joseph Pilates. Esses princípios estão descritos em todo e qualquer manual do método. No curso de pilates em Porto Alegre , esse ano, vimos alguns desses princípios e queremos compartir com vocês.

Powerhouse. O centro é a base.

Imagens de desenho da musculatura dos Abdominais

Segundo o Blog de Pilates de Chile, Pilates Web, é muito importante enfatizar o princípio fundamental do método que é Powerhouse e traduzindo ao pé da letra significa a “casa do poder ou casa da força”.

Tudo aquilo que desejamos executar com maestria, necessita a habilidade de nos conectarmos com o canal primordial da nossa força, nosso ponto de equilíbrio,nosso cerne.

Do centro para as extremidades.

No método Pilates as posturas exigem que a força se desenvolva a partir do centro do corpo para as extremidades. Joseph referia-se sabiamente ao transverso abdominal, músculos lombares, multífidos, assoalho pélvico e diafragma mas também enfatizava muito o poder da concentração, a mente
diretamente direcionada para o movimento que queria realizar,
colocando também sua força interna (vontade) na execução do gesto.

Isso trouxe à técnica a característica de dominar a mente primeiramente e acima de tudo com o objetivo e a finalidade de dominar o corpo e fazer com que tudo se manifeste de maneira perfeita. A capacidade de estabelecer o foco naquilo que está fazendo, determina a total eficiência na ação, no gesto.

Concentração.

A concentração é o único meio para chegarmos ao centro de equilíbrio; a mente manda o impulso, o corpo obedece. O conceito de concentrar-se na ação é totalmente simples, mas é preciso treinar a mente a dar o comando
correto. O primeiro estímulo é neural, em seguida os músculos respondem a ele, e assim criam a sucessão e integração dos princípios da metodologia.

Controle

Todos os indivíduos são treináveis; o controle nada mais é que conseguir executar o gesto de maneira ordenada, sem compensações, movendo-se
exatamente como a mente está determinando a ação.
Para controlar os movimentos no Pilates, a principal maneira deve ser através da repetição portanto a prática constante é a forma mais eficiente de alcançar os melhores resultados.

Fluidez

O movimento cura e os movimentos na prática devem ser plásticos e belos,
sem dar impressão de haver alguma dificuldade do indivíduo que está executando. A essa qualidade harmônica denominamos “fluidez” porque torna a prática leve.

Além disso faz aparentar facilidade e nada mais é do que o corpo funcionando em ordem, de maneira totalmente integrada e equilibrada.

Precisão

A precisão como já diz o dicionário da lingua portuguesa, significa regularidade ou rigor na execução, funcionamento ou determinação de algoEXATIDÃO.

Ser preciso no pilates é muito importante tanto para chegar ao seu objetivo de treinamento e recrutar os músculos corretos como também para ter uma linha de movimentação diferenciada e portanto, com mais ¨requinte¨.

Respiração

mulher respirando

A relação da respiração com o movimento demanda uma das maiores sensações de bem-estar proporcionada pelo método porque quando respiramos de maneira correta promovemos um melhor fluxo sanguíneo, auxiliando o corpo a intencionar a circulação necessária para a parte do
corpo que está sendo exigida momentâneamente.

Além disso, o processo respiratório é um importante auxiliar no processo de força no ponto oportuno, para a ação que queremos realizar.

Apneia é um princípios do pilates?

Não. A pressão toráxica causada por estar
em apneia (trancar a respiração), não permite mover-se
com qualidade na maior parte do tempo. O músculo
diafragma é responsável por esvaziar a pressão do ar nos
pulmões, na qualidade de dar melhor sustentação ao
movimento. Em algumas manobras de força, no
treinamento físico em outras disciplinas, usa-se apneia
para conferir mais pressão toráxica. No método Pilates a
respiração auxilia na fluidez dos movimentos e é utilizada
de forma estratégica, facilitando de acordo com a
exigência do treinamento.

Conclusão final do artigo princípios do pilates.

Esperemos que ao conhecer os princípios do pilates e como cosequencia possa realizar melhores aulas e possuir um maior entendimento do método! Nossa função é que voce possa ser mais como profissional. Por isso não nos limitamos somente a ter a melhor formação em pilates do Brasil mas também em poder passar artigos para que voc possa aprender mais aqui com a gente.

Artigo realizado por Alves PIlates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!