fbpx

Roupa para o Pilates: o que vestir para ter conforto?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
mulher com roupa para o pilates

Já se questionou qual a melhor roupa para pilates? Aqui vou explicar tudo o que você precisa saber para que se sinta bem em uma aula desse incrível método! E já aviso que consegui um desconto incrível de 10% pra vocês, nossos seguidores do blog, na Pratyque Pilates, que ademais é conhecida por ser uma das melhores marcas de roupa pilates do Brasil.

Em resumo, para ter esse desconto, o único que você tem que fazer é clicar no botão abaixo e no final da compra, colocar o cupom código ALVESPILATES.

Portanto se chegou aqui buscando saber como se vestir para fazer pilates, já vai comprar com desconto! Melhor impossível né? Mas vamos ao artigo….

Como saber o que vestir para pilates?

Sem dúvida, para realizar o método pilates você vai precisa de roupas confortáveis e práticas, que não atrapalhe ou reduza a sua mobilidade. Se você usa roupas quentes e pesadas, pode ficar desidratado e se sentir mal.

Não existem livros de pilates de como se vestir na aula mas vou te explicar algo super importante: como o Pilates envolve muitos movimentos de todo o corpo, o método pede por roupas que deem bastante flexibilidade. Na hora de escolher, uma dica é se movimentar bastante com ela antes de ir para a aula, veja se você se sente bem e consegue se alongar com ela.

Logo que você teste a roupa vai saber se é a certa pra você ir para a aula.

Roupa para pilates?

Se está buscando o que vestir para pilates saiba que a roupa tem que ser de um tecido confortável e ao mesmo tempo que não limite os movimentos. Por isso mesmo, é natural pensar na escolha da roupa para o Pilates. De modo que, seja possível escolher um look confortável que permita se movimentar livremente.

Para te auxiliar a ter conforto durante seu treino, separamos algumas dicas a respeito de roupas para a prática de Pilates.

Roupa para o Pilates: preze pela flexibilidade

mulher usando roupa para o pilates marca pratyque pilates

Como explicamos no nosso curso de pilates de Porto Alegre, um treino de Pilates essencialmente vai exigir movimentação fluida de seu corpo. Isso significa que, a sua roupa precisa ser capaz de acompanhar cada movimento, sem causar desconforto ou risco de rasgar.

Portanto, vale a pena visitar uma loja de roupas esportivas e experimentar as peças. Sempre com o objetivo de que a roupa fique confortável para a sua movimentação.

Caso sua roupa para o Pilates esteja apertando em algum lugar ou larga demais, o movimento pode ficar comprometido.

Roupas para Pilates: meias antiderrapantes

Meias antiderrapantes

Diferentemente de outras modalidades, o Pilates não deve ser feito usando tênis. Isso significa que, o praticante pode optar por fazer a modalidade descalço ou usando meias.

Frequentemente, os alunos usam meias antiderrapantes, para não precisarem pisar no solo durante a transição de exercícios.

No entanto, essa é uma escolha que fica inteiramente a critério de cada adepto ao Pilates. Tendo em vista que, o principal objetivo ao escolher sua roupa para o Pilates é ter conforto.

Portanto, se você não gosta da sensação de pisar no chão, as meias antiderrapantes são uma boa opção.

Mas se você gosta de sentir o solo e ter esse tipo de contato com o chão, pode praticar Pilates descalço sem qualquer problema. A maioria dos alunos fica descalço para sentir o exercício de melhor forma e ademais treinar diversos músculos dos pés de melhor forma.

Prefira roupas justas para praticar Pilates

Uma dica importante é que, você deve preferir roupas justas para que se sinta confortável. Entenda que, justa é uma roupa que se adapta ao seu corpo sem apertar.

De modo que, a peça não fica larga ou caindo durante o treino. Ao usar uma blusa muito larga, por exemplo, a peça pode se deslocar por inteiro quando você precisar fazer algum movimento de ponta cabeça.

Dessa forma, sua barriga ficaria exposta, podendo causar algum tipo de desconforto ou insegurança em relação a essa exposição.

Uma dica muito útil, é colocar a blusa por dentro da calça ou short na hora de fazer esse tipo de movimento.

Justamente para que a blusa não se movimente, revelando seu corpo e causando desconforto por isso.

Quais os tipos de tecidos posso utilizar?

Em princípio, alguns tecidos são mais indicados para realizar o método, como por exemplo:

  • Tactel; 
  • Lycra;
  • Malha; 
  • Elastano;
  • Suplex;
  • Tecidos Dry fit
  • Cotton.

Aliás eu gostaria de colocar ênfase no tecido Dry Fit, que é para mim, a melhor opção já que a sua tecnologia permite a rápida evaporação de líquidos e maior conforto térmico. Seja para alunas(os) que suam muito assim como para os que suam pouco, é com toda a certeza um tecido que você vai amar, seja pelo conforto, pela leveza ou até mesmo pela tecnologia que ele trás consigo.

Luvas são úteis no treino de Pilates?

Sim! As luvas são aliadas para proteger suas mãos e evitar calos. De modo que, as luvas também proporcionem maior facilidade de realizar os movimentos.

Uma vez que, o acessório é responsável por dar maior firmeza na hora de pegar nos apoios dos equipamentos para fazer os exercícios de pilates.

Além disso, é interessante que você evite acessórios como óculos, anéis e brincos longos. Justamente para que possa se mover com total fluidez, sem que o movimento seja comprometido pelo uso de peças que causam desconforto.

Portanto, o grande segredo para se vestir e iniciar a prática de Pilates é justamente prezar pelos movimentos livres de seu corpo.

Roupa para Pilates em dias mais quentes

Com toda a certeza sabemos que as estações do ano influenciam na escolha das roupas, pelas mudanças de clima. Por isso, em dias mais quentes, devemos usar tecidos e modelos mais frescos. 

Com o intuito de se adaptar à estação algumas opçōes são os shorts, bermudas, tops e até mesmo os macacões fitness visto que são de tecidos que citei acima. Além de estar muito na moda, eles permitem a flexibilidade e mobilidade necessária para realizar os movimentos. 

Seja como for existem gostos para tudo. Se você for do time que não gosta de roupas muito justas ao corpo, a opção é utilizar uma camisa larguinha e mais comprida atrás como as blusas modelos “long”, por exemplo

Com efeito de melhorar ainda mais a sua presença em uma aula do método, use e abuse de estampas que tem a ver com o pilates. Olha a frente dessa mesma blusa que mostrei antes:

Sem dúvida estar com uma estampa de pilates em uma aula do mesmo método é estar na moda! Se você é curiosa e quer conhecer mais blusas modelos “long” basta fazer clic no botão abaixo e no menu “blusas” escolher “blusa long”. Tem um sem fim de modelos pra você!

Roupa para o Pilates em dias mais frios

mulher que sabe o que vestir no pilates

Os dias frios são um verdadeiro convite para ficar sob os lençóis quentinhos. No entanto, você pode escolher um visual aconchegante para treinar e aproveitar toda a endorfina liberada pelo Pilates!

Que tal uma blusa de manga longa, calça legging e uma meia polaina? Certamente esse é um look mais quentinho que te dará conforto para todo o treino.

Vale a pena também, investir em casacos com zíper na frente. Dessa forma, você pode tirar o casaco no meio do treino com facilidade.

Afinal, durante o treino a intensidade dos exercícios vai te ajudar a se sentir mais calor. Por isso, dependendo do clima vale a pena montar um look em camadas para que você possa remover conforme necessidade.

Justamente para que possa remover as peças conforme o treino acontecer, para que você tenha conforto durante todos os exercícios.

Uma vez que, é importante se sentir bem durante toda a aula, para que você possa se concentrar e desempenhar os movimentos conforme são solicitados pelo professor, que deve ter a melhor formação em pilates possível.

Quais roupas não devemos usar?

Para homens acho que o que está totalmente fora de moda é ir com camisas de time de futebol. Não tem nada a ver com o método apesar dos tecidos modernos terem já tecidos dry fit. O certo seriam usar roupas de cores básicas para que ademais o instrutor possa ver se os movimentos estão sendo feitos de forma correta. Usar e abusar de shorts mais longos (tipo bermudas) e camisas de cores básicas.

Para mulheres devemos seguir essa “receita” de fazer com que o professor de pilates possa ver e ajudar a melhorar nossa postura nos exercícios.

Não use roupas muito mais largas já que elas podem ficar enroscadas em algum equipamento e podem deixar o aluno desconfortável ao mostrar sem querer alguma parte do corpo. 

Ademais: quando for realizar posições invertidas, sugira que o praticante prenda a camisa na calça, evitando que ela suba e exponha seu corpo. 

Vou tocar na mesma tecla de novo para você não esquecer: a roupa para pilates deve ser justa para o professor poder ver melhor como você faz os exercícios e com isso ademais ele vai poder ajudar a melhorar seus movimentos. Lembre-se sempre, a roupa para Pilates deve ser justa e não apertada! 

Ah! Quase esqueci de te contar: roupas muito quentes, pesadas e justas demais, atrapalham a circulação, abafam a transpiração e podem nos deixar desidratados e com sensação de mal estar.

Ademais disso lembre-se sempre: não usar tênis jamais em uma aula de pilates! Impede de mover os músculos dos pés e de treinar a propiocepção.

Bônus: e o cabelo?

Se o seu cabelo é muito longo, fazer um rabo de cavalo ou coque é uma boa alternativa para que possa ter mais conforto durante o treino.

Afinal, os fios podem atrapalhar ao caírem sobre o rosto. Não sendo uma alternativa interessante treinar com os cabelos soltos.

Escolher um visual que te deixa segura e confortável é importante. Dessa forma, você terá flexibilidade para fazer seu treino, permitindo usufruir da experiência de conhecer a técnica.

Podendo descobrir o quanto é gostoso fazer uma aula de Pilates, para melhorar sua flexibilidade e até mesmo sua relação com seu próprio corpo.

Dani Castro, fisio dona de estúdio de pilates que realiza aulas a mais de uma década.

Fotos: Pratyque Pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!