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Tudo O Que Você Precisa Saber Antes De Iniciar A Prática De Pilates

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A prática de pilates é muito benéfica em vários sentidos. Independentemente da idade ou das condições físicas de uma pessoa, esta é uma atividade que todos podem fazer uso.

Por causa disso, o aumento da prática da modalidade aumentou significativamente. Além disso, a tendência por exercícios menos agressivos tem vindo muito á tona.

Muitas pessoas hoje em dia procuram estabelecer o equilíbrio da mente e do corpo e não só a definição corporal.

O pilates é um ótimo meio de conseguir os dois. Confira abaixo o que você precisa saber antes de começar no pilates.

Tudo Sobre A Prática De Pilates Para Iniciantes

Tudo Sobre A Prática De Pilates Para Iniciantes
Não deve-se usar tênis na prática de pilates

Muitas pessoas acham que o pilates é apenas mais um modo de exercício físico. No entanto, ele é muito mais do que isso.

Sua diferença entre as atividades comuns é que o pilates parte da adoção de princípios criados por Joseph Pilates, o criador desta modalidade.

Então, mais do que uma atividade física, o pilates acaba sendo para quem o pratica, um modo de viver.

Isso porque os ensinamentos através dos movimentos aprendidos dentro de um estúdio fazem com que o praticante execute-os em seu dia a dia.

O principal foco do pilates é proporcionar o equilíbrio entre corpo e mente através de movimentos pensados justamente para tratar o problema diretamente em sua raiz.

Então, por meio do alongamento, respiração e fortalecimento dos músculos, o praticante consegue ver os benefícios da atividade em pouquíssimo tempo.

Uma ótima vantagem que o pilates oferece é a de adaptação para cada necessidade do aluno.

Mesmo que ele seja obeso, idoso, gestante ou criança, não importa a idade ou condição física, essa é uma atividade que todos podem participar.

Para quem é adepto da prática de pilates, ela oferece os seguintes benefícios:

  • Aumento de flexibilidade;
  • Maior força muscular;
  • Diminuição de dores (e dores crônicas);
  • Melhor postura;
  • Músculos enrijecidos;
  • Entre outros.

O que não encontrará na prática de pilates?

No entanto, se você busca por definição muscular e emagrecimento, talvez o pilates não seja a escolha ideal.

Isso porque a atividade não foca nesses fatores e sim na busca de um equilíbrio e qualidade de vida que proporcionam benefícios e auxiliam na tonificação e no mantimento de peso.

Se essas são suas duas preocupações, talvez deva fazer o pilates junto de uma atividade de musculação ou aeróbicos.

Não precisa ter que escolher entre um e outro, pois ambas as atividades feitas juntas, provocam resultados potentes.

Sendo assim, o pilates é uma ação voltada mais para a reabilitação e cuidado com o corpo de dentro pra fora.

Portanto, a prática de Pilates ajuda na perda de medidas de pessoas que estão se exercitando e mantendo hábitos alimentares mais saudáveis.

No entanto, sua prática somente não promete resultados de emagrecimento.

A frequência para poder ver os resultados obtidos pelo pilates é de pelo menos duas vezes na semana.

Ainda que pareça uma quantia muito pequena para se praticar a atividade, ela é ideal.

No entanto, você deve fazê-la pelo menos durante 30 dias para checar sua eficácia em longo prazo.

Isso porque, como dissemos, os resultados do pilates são progressivos. Portanto, é preciso um tempo para que se tenha visão total dele.

O Que Você Precisa Saber Sobre A Prática De Pilates?

O Que Você Precisa Saber Sobre A Prática De Pilates

Na prática de pilates para iniciantes, a primeira coisa que você precisa se lembrar, é que o primeiro contato é muito importante para você saber se dará continuidade ou não.

Portanto, escolha sempre um estúdio de qualidade, com profissionais aptos, com os equipamentos ideais, num espaço bom para que você dê continuidade.

No curso de pilates em São Paulo falamos que esses acabam sendo fatores cruciais para o desenvolvimento dentro da área.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber quais as suas motivações e o que te leva a procurar o Pilates. Procure entender mais a fundo sobre o que o método se trata e seus benefícios completos.

 O que encontrar no pilates?

Se na prática de pilates você está atrás de:

  • Fortalecimento muscular: responsáveis por definir uma boa postura e estabilização do tronco;
  • Flexibilidade: com exercícios contínuos, pode-se notar uma maior flexibilidade;
  • Concentração: um melhor desenvolvimento pessoal consegue se estabelecer através do Pilates.

Entre muitos outros fatores, você pode encontrar tudo isso dentro da modalidade.

Existe, dentro do pilates, duas vertentes: O pilates com equipamento e sem.

Ambos possuem muitas vantagens, no entanto, o método com equipamento parte para um lado mais clássico, voltado para a solução de patologias e uma melhor evolução da saúde.

Já a prática de pilates sem equipamento, utiliza a força do próprio corpo como objeto principal para executar os movimentos.

Por se tratar de uma modalidade bem prática em todos os aspectos, o pilates pode ser feito em casa através de aulas online.

Sendo assim, basta que você tenha um computador e um local com espaço o suficiente para que você faça o que é pedido.

Se você não tem tempo de frequentar um espaço físico, essa é uma ótima solução para que você se mantenha ativa dentro do conforto de sua casa.

Antes de tudo, opte pelo método que mais faz sentido para você. Além disso, se optar por aulas online, você deve pesquisar pelo material necessário para acompanhar as aulas.

Se você é do ramo fisioterápico ou educador físico e tem interesse pela área e quer saber tudo sobre a prática, seus benefícios e vantagens. Então procure fazer o curso de formação de pilates para instrutores.

Com aulas online e presencial, você saberá tudo o que é necessário para poder aplicar a metodologia com outras pessoas.

Conclusão

Conclusão

A saber:

Por fim, vimos que a prática de pilates é muito benéfica para todos.

Portanto, homens e mulheres, crianças e jovens em qualquer situação física que estejam, podem fazer pilates.

A atividade não restringe a nenhuma idade. Só há restrições caso o médico avalie seu caso e veja que talvez não seja o melhor método a se executar.

Fora isso, qualquer é bem-vindo a praticá-lo e colher de suas vantagens.

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Dani Medeiros, fisioterapeuta.

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