fbpx

Como Montar Um Estúdio De Pilates Completo? Descubra Agora!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Para os profissionais interessados na área, saber como montar um estúdio de Pilates é fundamental para construir seu próprio negócio e começar a dar aulas. No entanto, é preciso saber sobre algumas coisas.

As informações para fazer isso acontecer são fundamentais para que seu ambiente seja o mais profissional e completo e para que o aluno encontre ali tudo o que ele precisa para se exercitar.

Mas como fazer isso? O que precisa? Quais os aparelhos fundamentais? Se essas são algumas de suas questões, então fique tranquilo pois falaremos um pouco mais sobre este assunto logo abaixo, confira.

Já adianto que fizemos outros dois artigos pra você, que quer saber tudo sobre o tema, com assuntos que vão te ajudar ainda mais a entender tudo . Faz clic aqui embaixo e abre esses artigos para ler depois! É crucial que você faça isso para entender tudo melhor. Aqui estão os artigos:

Como montar um estúdio de Pilates?

estudio de pilates

Antes de mais nada, é preciso saber logo de cara que para você montar um estúdio de pilates é essencial que você tenha que especializar em pilates. 

Não basta que você como profissional da fisioterapia ou da educação física use seus conhecimentos sobre sua profissão para essa modalidade.

Depois disso ter sido feito, você pode dar continuidade a escolha dos materiais e do que você precisa a mais para dar início ao seu próprio negócio.

Então a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar os pontos considerados positivos e negativos em abrir um estúdio de pilates. Visto que a modalidade pode ser praticada por qualquer um, ela se torna muito abrangente.

Logo, você precisa saber onde investir e qual tipo de público que você quer trabalhar. Você pode ligar esse fator a sua área de formação prévia e assim definir melhor seu público-alvo.

Agora vamos as principais dicas para você saber como montar um estúdio de Pilates.

1. Escolha bem o bairro onde deseja trabalhar

Isso foi dito lá no nosso curso de pilates em Taubaté esse ano e repito: “é crucial escolher bem o bairro onde vai montar seu estúdio de pilates, para que você possa conseguir definir o preço de suas aulas”. Em bairros mais carentes, você não poderá colocar um preço muito elevado se quiser ter público. Já em bairros mais nobres isso não é um problema.

Você deve levar em conta o quanto você gastou de investimento e em quanto pensa ter em retorno mais lucros para poder pagar pelo estúdio e ainda conseguir ganhar dinheiro.

A definição do seu público-alvo é fundamental na questão da escolha dos bairros. Então é bom saber um pouco e fazer uma pesquisa pela área até mesmo para saber se há interesse da população.

Uma boa maneira de fazer isso é pesquisar se você possui uma concorrência e quanto que a concorrência costuma cobrar e quais tipos de pessoas elas procuram atender.

Optar por colocar seu estúdio em um bairro classe média é uma ótima escolha para você que quer deixar o preço das aulas no meio termo, nem muito cara e nem muito barata.

2. Escolha com cuidado o seu imóvel

A procura do imóvel é fundamental para quem deseja montar um estúdio de Pilates. Isso porque você precisa saber sobre o tamanho do local, as condições físicas, iluminação, segurança, entre vários outros fatores.

É bom lembrar também que o pilates é praticado por muita gente que possui um certo tipo de limitação física, então, a acessibilidade é vital para que as pessoas consigam chegar até você.

Por conta do pilates ser uma atividade de movimentação, é preciso que o local tenha espaço. Portanto, uma sala a partir de 40m² é um bom tamanho para você inaugurar o seu espaço.

Assim, você consegue dar conta tanto dos materiais quanto das pessoas transitando, oferecendo conforto enquanto se trabalha.

3. Condições físicas e acessibilidade

Você precisa saber sobre a necessidade de reformas e o quanto você vai precisar para transformar o local que escolheu em um ambiente agradável. Depois da reforma há vários outros pontos.

Por exemplo, você deve levar em consideração se o local possui escada, rampas, elevadores, tudo isso é importante para que as pessoas debilitadas cheguem até você sem dificuldades.

Além disso, você precisa saber se o local possui uma boa iluminação e ventilação. Dentro de tudo isso ainda há as questões legais, pois para abertura de um estúdio, é necessário um alvará de funcionamento.

4. Escolha dos equipamentos

E lógico, o que não pode ficar de fora dentro da montagem de um estúdio de Pilates é a questão da escolha de aparelhos. Eles são partes fundamentais para dar vida ao seu estúdio.

É importante para a escolha dos aparelhos de pilates que você invista em um bom equipamento. Isso garantirá a você a integridade física dos aparelhos e também dos alunos.

É fundamental investir em bons equipamentos para que haja segurança na hora de usa-los. O pilates tem duas vertentes, dependendo de qual você escolher, o investimento no material será maior.

Mas independentemente de qual seja, acaba sendo fundamental que você tenha em mente alguns fatores como:

  • Fazer a escolha de equipamentos de qualidade;
  • Comprar aparelhos que possuam garantia alta;
  • Dar preferência para aparelhos que tenham alumínio em sua estrutura para que não enferrujem com o tempo;
  • Investir em produtos com mola de qualidade e resistentes;
  • Entre muitos outros detalhes.

Os aparelhos indispensáveis para abrir um estúdio de pilates são o reformer, cadillac, chair e ladder barrel. Esses são os principais, mas há muitos outros.

Para a montagem completa de um estúdio é necessário cuidar do aluguel e todos os custos envolvidos, como manutenção do local. Bem como, dos equipamentos e acessórios.

Fora isso também se faz necessário cuidar de materiais de escritório para a recepção, mobília extra para os clientes esperarem, entre outros fatores essenciais para manter do local.

É fundamental manter-se ciente sobre os honorários, impostos, taxas, sistema de segurança, manutenção do estúdio, divulgação, contratação de profissionais, capital de giro, etc. Todos os aspectos essenciais dentro de uma empresa.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos então algumas coisas fundamentais para você que deseja saber montar um estúdio de Pilates e o que você precisa saber para fazer isso acontecer.

Um estúdio vai funcionar como sua empresa, então é muito importante que você se atente antes de tudo nas questões burocráticas que você vai precisar lidar.

Passando por isso, ai sim você pode fazer o planejamento de tudo o que você precisa para começar a dar início ao seu projeto. Mas lembre-se, é muito importante que você seja apto a prestar esse tipo de serviço.

Gostou deste conteúdo? Então deixe sua opinião sobre ele e compartilhe-o em suas redes para que mais pessoas o vejam.

Sandro Alves, diretor dos estúdios Alves Pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!