fbpx

Pôster de Joseph Pilates

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A história não contada do famoso pôster de Joseph Pilates

“Pôster de Joseph Pilates”. Fiz esse artigo com uma investigação de revisão bibliográfica, que vem sendo feita durante mais de 1 ano. Isso referente aos desenhos gráficos que estavam nas paredes do estúdio de Joseph Pilates. E que estão sendo vendidos ainda hoje (em forma de pôsters) como se as fotos fossem o próprio Joseph Pilates.

Já adianto do mesmo modo que se você veio nesse artigo para ver ou comprar um pôster de pilates ou ver um pôster com os exercícios do mat original, pode fazer clic aqui. Caso contrário pode seguir lendo o artigo.

Vou mostrar algumas provas em seguida de que essa possibilidade é quase nula. Isso devido a muitos fatores como datas, confirmação do autor do livro de onde originam-se essas fotos, cronologia e ademais outros fatores mais.

Artigo Pôster de Joseph Pilates: Fatos relevantes sobre o nascimento de Joseph Pilates.

Em primeiro lugar para comprovar a idade de Joseph Pilates e comparar-la com a primeira data de publicação do livro onde encontram-se as fotos publicadas (e ademais que dizem que são de Joseph Pilates como modelo), devemos marcar cronologicamente a data de nascimento do mestre. Será mesmo um livro de Joseph Pilates como modelo?

Só para ilustrar: Joseph Pilates nasceu em 1883 na cidade de Monchengladbach, na Alemanha que apresentava o seguinte censo de habitantes durante o período que queremos censar:

  • Em primeiro lugar devemos saber que em 1880 sua cidade tinha 37.387 habitantes
  • Já em segundo lugar , no ano de 1890 possuía 44.230 habitantes
  • Em terceiro lugar, em 1900 possuía 58.023 habitantes
  • E em virtude de esse aumento, em 1925 tinha 115.302 habitantes
certidão de nascimento de Joseph Pilates
Certidão de nascimento de Joseph Pilates com a data de 1883

Artigo Pôster de Joseph Pilates: hora e dia exatos do nascimento de Joseph Pilates.

Joseph Pilates nasceu em um dia domingo, às 03:00 da manhã, no dia 9 de Dezembro de 1883, em uma cidade que nesse meio tempo se chamava ainda Gladbach. Por certo existe muita confusão ainda sobre a data de nascimento de Joe porque em diversos artigos e em muitas páginas webs encontraremos que Joseph nasceu principalmente na data de 1880, o que é sem dúvida um fato errôneo.

Viemos portanto, desmistificar esse fato com provas legais, entre eles:

  • 3 documentos aduaneiros dos Estados Unidos que apresentam a data de 1883 como a data de nascimento de Joseph Pilates com as respectivas datas de 1925,1926,1938.
  • O registro militar de 1942 escrito com sua própria caligrafia.
  • O passaporte alemão de 1925
  • O visto expedido pelo consulado americano em Hamburgo pela sua segunda viagem em 1926.
  • Pedido de cidadania de Joseph Pilates em 1930.
  • E muitos outros mais….

Com isso fica inegavelmente comprovado que Joseph nasceu portanto em 1883.

Petição de cidadania de Joseph Pilates.
Pedido de cidadania estadounidense de Joseph Pilates com a data de nascimento de 1883

Artigo Pôster de Joseph Pilates: por que existe confusão na data de nascimento de Joseph Pilates?

Naquela época era muito comum que os registros de nascimento fossem feitos muito tempo depois e ademais existem os comentários (não comprovados) que Joseph Pilates aumentava sua idade para aparentar ser mais jovem.

Ainda mais para aumentar a confusão, em diversos outros documentos oficiais encontra-se a data de que Joseph nasceu no dia 6 e não no dia 9 de Dezembro. Mas o fato que nos importa é o ano, e esse permanece intacto: 1883.

A saber: no relato de muitos escritores (Eva Rincke, J.P.Pont, etc..)…

…o registro de nascimento do mestre Joseph Pilates foi feito em local correspondente por Heinrich Friedrich, seu pai. O registro está feito com 4 horas depois do nascimento como está acreditado pelo secretário do registro civil , A.A.Kivelip.

Onde estão atualmente os pôsters de desenhos gráficos de “Joseph Pilates como modelo” nos dias de hoje?

Esses desenhos gráficos fazem parte de posters que estão na maioria dos estúdios clássicos de pilates no mundo. Por algum motivo acredita-se que Joseph Pilates é o próprio modelo dessas fotos, o que é muito improvável.

As fotos não apresentam aparelhos nem móveis de pilates, somente desenhos de modelos.

Poster de Joseph Pilates
Fotos de posters com “Joseph Pilates” como modelo.
foto de parte posterior de corpo humano e desenho de modelo anatômico
Livro do Sr. Arthur com um atleta universitário de Oxford.
Essa foto está desde a 1a até a 4a edição do livro, páginas 94 e 95.
foto de modelo anatômico de corpo humano, parte posterior
A partir da 5a edição, em 1929, Sr. Arthur trocou o modelo da foto, mas isso não vem muito ao caso já que o modelo da foto anterior é o que está no pôster.

Detalhes importantes em relação aos desenhos gráficos de “Joseph Pilates.”

Depois de quase 1 ano de pesquisa podemos trazer a público o resultado de nossas conclusōes e provas concretas. Em primeiro lugar devemos entender que todos os desenhos gráficos ditos anteriormente são feitos em base a fotos originais. Um desenhador realizou os desenhos em base a fotos em preto e branco.

As proporçōes são as mais fidedignas possíveis reconhecendo as limitaçōes tecnológicas da época e pensando que foram desenhos feitos à mão.

Em que livro estão publicadas as fotos e os desenhos originais que se vendem como de Joseph Pilates?

O nome do livro é “The Handbook of anatomy for art students” cujo autor e fotógrafo principal é o Sr. Arthur Thomson, M.A., M.B. Professor de anatomia humana na Universidade de Oxford e professor de anatomia na escola nacional de treinamento em arte, South Kensington. Trabalhou na Universidade de Oxford de 1885 a 1933.

O Manual de anatomia para estudantes de arte é dividido em 14 capítulos com numerosas ilustrações e 43 fotografias da forma humana.

As reproduções fotográficas de modelos nus masculinos e femininos são muito bem impressas por Horace Hart (impressora da Universidade de Oxford).

Especialmente considerando que elas estão feitas para ser percebidas como ilustrações no texto, em vez de obras de arte em si mesmas.

Capa do livro A handbook of anatomy for art students
Livro de Arthur Thomson, capa com versão atualizada.


Pôster de Joseph Pilates? O que diz o autor no prefácio do seu livro?

Do prefácio:

“Para levar a cabo tal ideia, era necessário que as descrições fornecidas fossem complementadas por referências frequentes ao modelo ou por ilustrações abundantes. No presente trabalho, a fotografia foi empregada para esse fim. Estou bem ciente das desvantagens de tal método, mas parece-me que elas são contrabalançadas pela verdade dos números resultantes. As placas não reivindicam excelência artística; seu valor depende de sua fidelidade à natureza.

Os artistas, tenho certeza, simpatizarão comigo em relação aos defeitos de algumas das formas representadas, sabendo como eles fazem o quão difícil é obter excelência universal em um modelo.

Além dos modelos profissionais empregados, sou muito grato a alguns dos atletas mais conhecidos desta Universidade pelas instalações que me permitiram tirar as fotografias. Por razões óbvias, é desnecessário nomear esses senhores, mas desejo, no entanto, expressar minha dívida com eles.

Arthur Thomson, 10 de agosto de 1896.

Prefácio do livro A handbook of anatomy for art students
Prefácio do livro onde Sr Thomson diz que utilizou somente modelos e atletas universitários para seus livros.

Pequena observação:

Cabe ressaltar que no prefácio da quinta edição, em 1929, foram adicionadas outros desenhos gráficos, mas Arthur Thomson segue afirmando que são estudantes da própria universidade.

Ademais isso não importa muito já que as fotos que algumas pessoas julgam ser Joseph Pilates está na primeira edição do livro.

Quem era Arthur Thomson?

Arthur Thomson nasceu em 21 de março de 1858 e faleceu dia 7 de fevereiro de 1935. Era um professor de anatomia da Universidade de Oxford, que até hoje é uma das melhores do mundo, e um dos mais respeitados autores da época. O livro de Sir Arthur e sua obra central está decretado como de domínio público nos Estados Unidos, pelo seu valor cultural ao mundo. E principalmente por ser uma das primeiras obras que relatam o corpo humano anatomicamente em movimento.

Todo a arte desse livro está selecionada por muitos estudiosos como culturalmente importante e faz parte da base de conhecimento da civilização. O livro que se encontra hoje para venda, atualmente foi reproduzido do artefato original e permanece o mais fiel possível ao trabalho original.

Portanto, você pode ver as referências originais de direitos autorais. Ademais dos selos das bibliotecas (a maioria desses livros está em diversas bibliotecas mais importantes do mundo) e outras anotações no trabalho.

Arthur Thomsom
Arthur Thomsom está frontalmente ao centro da foto

Foto retirada de : By Unknown – Page: http://blogs.nyu.edu/projects/materialworld/good_links/Image: http://blogs.nyu.edu/projects/materialworld/unknown.jpg, PD-US, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=26280618

Arthur Thomson poderia estar mentindo e sim utilizado fotos de Joseph Pilates no seu livro?

Todo conhecimento contido no livro do Sr. Arthur Thomson pertence ao domínio público nos Estados Unidos da América e possivelmente em outras nações. Nos Estados Unidos, você pode copiar e distribuir livremente este trabalho, pois nenhuma entidade (individual ou corporativa) possui direitos autorais sobre o conteúdo do trabalho.

Como uma reprodução de um artefato histórico, o livro atualmente vendido, distribuído ou comercializado, pode conter páginas ausentes ou desfocadas, imagens ruins, marcas errantes etc. Muitos afirman que esse trabalho é importante o suficiente para ser preservado, reproduzido e disponibilizado ao público. Esse livro é considerado por diversos especialistas como uma parte importante de manter esse conhecimento vivo e relevante.

Por tudo explicado anteriormente é muito pouco provável que o Sr. Arthur utilizasse menores de idade desnudos no seu livro. Seria pouco profissional de sua parte para os conceitos da época, ainda mais que o Sr Arthur deixa bem claro como foi o processo de realização das fotos, no prefácio do livro.

Arthur Thomsom no seu escritório
Arthur Thomsom no seu escritório

Quantos anos tinha Joseph Pilates quando imprimiram a primeira versão do livro?

Em primeiro lugar a versão original do livro do Sr Arthur, tem data do dia 10 de agosto do ano de 1896. Sabemos decerto que o Sr. Joseph Pilates nasceu no dia 9 de dezembro de 1883. Inegavelmente para o momento de publicação da primeira edição do livro Joseph Pilates tinha ainda 12 anos.

Se consideramos ademais o fato de que não existia notebooks na época, podemos levantar portanto a suposição de que essas fotos podem ter sido realizadas inclusive 1 ano antes da data de publicação original do livro, quando Joseph Pilates teria somente 11 anos!

Isso é uma probabilidade e uma suposição, contudo o certo é que ele tinha 12 anos no dia de publicação do livro.

Onde encontrar Joseph Pilates aos 12 anos (ano que foi publicado o livro)?

Segundo Eva Rincke, historiadora muito respeitada na comunidade, por historiar a vida e o lado humano de Joseph Pilates, ele estava na Alemanha e nem tinha conhecimentos anatômicos ainda.

“Quando Joseph Pilates tinha 12 anos, Gertrud, a sétima criança da família Pilates inesperadamente morreu.

Ela tinha apenas dois meses de idade. O médico que cuidou da criança em seus últimos dias de vida percebeu o adolescente sério com o olhar alerta. Joseph assistiu com uma astúcia implacável, sem dizer uma palavra, enquanto o médico examinava o bebê. Essa era uma qualidade que não era comum em meninos da idade dele. Ele sentiu principalmente pena de Joseph, sabendo muito bem que era de origem pobre. Como uma pequena compensação, ele levou posteriormente para o jovem um antigo livro de anatomia.”

“O livro de anatomia era um refúgio para Joseph Pilates. Quando ele estava imerso nas palavras e imagens, ele foi capaz de fugir da atmosfera deprimente em casa após a perda de sua irmãzinha.”

Onde estava Joseph Pilates aos 13 anos?

Segundo Eva Rincke, Joseph ainda estava na Alemanha e mesmo nessa época observou sua mãe que tinha algumas dores no joelho e encurvava muito a coluna. Provavelmente também tinha dor nas costas. Constatou quais eram os músculos que estavam rígidos e tensos e a ensinou alguns exercícios de alongamento que praticava. Surpreendentemente observou uma melhora significativa na redução da dor, o que causou , de maneira idêntica, muita surpresa aos dois.

Fatos concretos que impossibilitam , de tal forma, a afirmação de que Joseph Pilates seja o modelo dos desenhos gráficos:

Com efeito de reavaliar os fatos importantes citados acima quero ressaltar:

  • Em primeiro lugar o fato histórico de não existir nenhuma prova de que Joseph Pilates esteve na Inglaterra aos 11 ou 12 anos de idade para ser modelo do livro.
  • Já em segundo lugar o autor do livro afirma que só utilizou fotos de modelos profissionais de atletas da Universidade de Oxford em 1896.
  • Em terceiro lugar os modelos, que pensam que é o Sr. Joseph Pilates estão com uma idade muito mais avançada nas artes, do que Joseph Pilates na época.
  • Por último podemos citar que os desenhos gráficos do livro não são uma cópia fiel, em síntese, das próprias fotos originais. Alguns penteados e detalhes corporais estão modificados.

Onde posso saber mais sobre o livro original do Sr Arthur Thomson?

Alguns websites possuem a informação sobre o livro “The Handbook of anatomy for art students” e por conseguinte fiz uma seleção de muitas urls onde você poderá por fim visualizar com seus próprios olhos:

Fatos concretos e curiosidades sobre o livro: https://www.achtung.photography/arthur-thomson-handbook-of-anatomy-for-art-students-1896/

Possibilidade de ler o livro página por página sem ter que comprar-lo (por favor verificar a página 382): https://archive.org/details/handbookofanatom00thom

Livro anatomy for art students
Livro do Sr Thomson que comprova que era da Universidade de Oxford

Conclusão final do artigo Pôster de Joseph Pilates.

Por mais que eu tenha minha opinião formada sobre o assunto e com o intuito de deixar uma parte de imparcialidade no tema, deixo aqui espaço para que todos possam opinar e responder:

O que você acha? O pôster de Joseph Pilates (ou melhor, pôsters) realmente tem o mestre nele com 11 a 12 anos de idade?

Conto com sua opinião.

Livro do Sr Arthur Thomson, pagina 382, com modelos profissionais e atletas da Universidade de Oxford.
Poster de Joseph Pilates
Poster de “Joseph Pilates”

Bibliografia:

  • Hubertus Joseph, a biografia, Esperanza Aparicio Romero, Javier P. Pont.
  • Joseph Pilates: die biografie, Eva Rincke.
  • A handbook os anatomy for art students, Arthur Thomson.

Sandro Alves, professor de pilates brasileiro, radicado no Chile e diretor do curso de formação em pilates da empresa Alves Pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!