fbpx

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Pilates Para Crianças!

Pilates para crianças

Muitas pessoas não sabem, mas o pilates para crianças é algo que a princípio, ajuda muito em seu desenvolvimento. Grande parte das pessoas pensam que somente adultos ou idosos podem fazer a atividade. 

Porém, os benefícios do pilates e o modo como ele é passado para o aluno faz com que ele seja uma atividade leve, saudável e que traz inúmeros benefícios em qualquer idade. 

Dessa forma, independentemente da condição de saúde ou da idade em que se encontra, qualquer um que tenha disposição para poder colocar em prática o que aprendeu acaba se beneficiando de alguma forma. 

A saber:

Para as crianças, essa é uma boa atividade para estimular uma boa postura, conhecimento do próprio corpo, equilíbrio, disciplina e ainda fazer com que os pequenos gastem energia e afastem o sedentarismo que possa existir nessa idade. Alguns acessórios modernos como bolas de pilates coloridas são usadas na aula para atrair as crianças.

Ainda, essa é uma atividade cujo foco principal é tratar algumas patologias que possam aparecer, como dores, má postura, respiração errada, dentre outras. 

Veja então como o pilates pode ser útil. 

No que o pilates pode ajudar as crianças?

Mãe e filha alongando

Em resumo, uma das funções principais do pilates é poder promover o desenvolvimento do corpo e da mente através dos seus seis princípios, que são: 

  • Concentração; 
  • Centralização de força; 
  • Controle; 
  • Fluidez; 
  • Precisão; 
  • Respiração. 

A metodologia pilates se iniciou com base no estudo de diversos esportes que possuem a movimentação como principal foco. Muito de sua inspiração vem das artes marciais, yoga e o estudo da movimentação natural das crianças e animais. 

Desde sua criação, o pilates foi se espalhando e ganhando visibilidade até que chegasse ao que conhecemos hoje. A atividade proporcionou o tratamento e a reabilitação de vários problemas de saúde dos praticantes, e isso aumentou a qualidade de vida dos mesmos. 

Pilates para crianças no Brasil e no mundo

Fora do país, o pilates acabou funcionando bem dentro das escolas e por isso muitos colégios são adeptos a esta prática em ambiente escolar, pois os resultados obtidos com os alunos foram satisfatórios. 

No Brasil, dentro das escolas, esse método ainda não tem muita exploração. Porém, o uso da metodologia com as crianças é algo que vem crescendo e ganhando força nos estúdios. 

Independentemente da idade, se já conseguem compreender e executar movimentos que sejam passados, qualquer criança pode fazer a atividade. Isso a levará a ter maior flexibilidade e melhores experiências motoras. 

Quais os benefícios o pilates pode proporcionar para as crianças? 

Há diversos benefícios que a criança pode colher quando começa a atividade já nessa época de sua vida, as principais são: 

1. Concentração 

A concentração é algo que necessita ser desenvolvido nas crianças, principalmente porque estão em fase escolar e a atenção é algo fundamental para o aprendizado; 

2. Melhor coordenação motora 

Os exercícios de pilates trabalham membros inferiores e superiores e isso faz com que o praticante tenha que trabalhar sua coordenação para executá-lo. 

3. Melhor cognição 

A mente que está bem concentrada faz com que o corpo realize movimentos mais fluidos e coordenados. 

4. Maior habilidade motora 

O uso de aparelhos e a ação de movimentos de rotina podem contribuir na melhora de algum déficit motor que a criança possa ter. 

5. Melhora a postura 

Crianças que usam mochilas pesadas geralmente contam com problemas de postura. Sendo assim, o pilates ajuda a melhorar essa questão. 

E mais:

6. Maior equilíbrio 

Quando a concentração junta com movimentação, algo que acaba sendo muito trabalhado é o equilíbrio. O pilates para criança ajuda ela a ter maior noção do próprio corpo e do espaço. Assim, conseguem maior estabilidade em seus movimentos. 

7. Melhora a interação social 

A partir do momento em que uma criança frequenta outros lugares com outras crianças, suas atividades de interação e socialização são melhoradas. 

Isso quer dizer que o pilates acaba sendo outro centro de recreação para que as crianças possam se divertir, se exercitar e ainda fazer amigos que estão em busca dos mesmos objetivos. 

8. Trabalha a consciência corporal 

O pilates para criança acaba gerando um conhecimento maior sobre sua força e sua coordenação por meio dos movimentos que são feitos. Por meio disso, o aluno consegue movimentar a musculatura certa. 

Quando a criança consegue ativar a musculatura correta, é possível evitar a compensação de movimentos, algo que acaba prejudicando a saúde e o crescimento do indivíduo. 

9. Alongamento muscular 

Crianças geralmente tem o costume de não ligar para sua postura e acabam passando diversas horas em uma única posição. Isso pode acarretar diversos desvios na postura e a prejudicar o crescimento dessa criança. 

Os exercícios feitos no pilates acabam trabalhando muito com alongamento e rolamento, o que proporciona uma flexibilidade nas estruturas. 

10. Evita o aparecimento de certas doenças 

No curso de pilates no Rio de Janeiro da nossa empresa esse ano, falei que o início de atividades físicas durante a infância é fundamental para que possa fazer com que o sistema imune da criança se mantenha fortalecido. Principalmente no que diz respeito à obesidade. 

Com o passar dos anos, o sedentarismo tende a aumentar. Sendo assim, problemas que poderiam ter sido evitados na infância para que não prejudique o futuro, acabam não existindo. 

Muitos problemas de saúde acabam se revelando com o passar da idade. Por isso, ter o pilates como aliado é fundamental para manter o sistema das crianças sempre em dia. 

As maiores dúvidas sobre o pilates para criança

Filha ajuda mãe a alongar

  

O pilates para adultos por si só já apresenta algumas dúvidas por parte dos usuários. Quando ele é voltado para crianças então, essas dúvidas tendem a aumentar ainda mais. 

Por isso, separamos os principais questionamentos sobre a atividade para que você conheça melhor como ela age com as crianças. 

Qual idade mínima para poder matricular uma criança no pilates? 

O pilates pode ser iniciado a partir dos 4 anos, que é a idade quando a uma criança já tem mais entendimento e consegue associar melhor as informações que lhe são passadas. 

Mas isso vai depender muito de criança para criança e o quanto os pais acham que ela irá conseguir acompanhar os exercícios. A idade mais adequada seria iniciar aos 7. 

Assim, a criança já tem uma formação melhor sobre compreender o que está sendo feito e pode aproveitar as atividades com mais qualidade e precisão. O ideal é que o pilates para criança acabe sendo feito sempre por um profissional que atue nessa área. 

Isso porque a abordagem tem que ser diferente, uma coisa mais recreativa e divertida do que uma atividade monótona e repetitiva. Isso fará com que a criança tenha mais atenção. 

Como é o pilates para criança?

O pilates infantil é diferente do que é dado para adultos ou do pilates para emagrecer. Isso porque as crianças geralmente possuem muita energia e acabam sendo facilmente distraídas, principalmente ao lado de outras crianças. 

Portanto, a abordagem da aula deve ser mais dinâmica e divertida para que os alunos fiquem atentos e prestem atenção nos exercícios. O estúdio de pilates também deve ser preparado para receber as crianças. 

Ter materiais didáticos, acessórios coloridos, tudo isso ajuda a manter a concentração na aula. Algo fundamental é colocar as crianças da mesma faixa etária para fazer as aulas juntas. 

Assim, a distração é um pouco menor do que uma turma com vários alunos de idade diferentes. 

Como acontecem os exercícios? 

Algo interessante no pilates é que diversos exercícios levam nomes de animais. Por um lado, essa associação acaba estimulando a parte de cognição e fixando o exercício na mente da criança de modo mais fácil. 

Além disso, a maior parte dos exercícios também recebem nomenclatura em inglês, e isso acaba estimulando o aprendizado de outra língua e desenvolve ainda mais a mente da criança. 

O aluno que quiser fazer parte do pilates para criança, deve ter que fazer uma avaliação global para que se tenha certeza de que ele está apto a iniciar as aulas e também para que possa checar no futuro a evolução desse aluno, fazendo uma comparação de antes e depois. 

Como se monta a aula de pilates para crianças? 

As aulas de pilates servem para uma única finalidade, melhorar o condicionamento do corpo e da mente de quem o pratica. Devem ser trabalhados todos os sistemas também, começando pelo sistema muscular. Porém, o pilates é um exercício que foca principalmente na individualidade de cada um. 

Portanto, é necessário saber o motivo pelo qual uma criança está fazendo pilates. Pode ser por influência dos pais, ou por conta de uma patologia ou simplesmente porque a criança tem que fazer alguma atividade que envolva todo o corpo. 

Saber isso é crucial para que o instrutor elabore aulas didáticas que consiga abranger a todos montando exercícios que podem combinar bem em todas as opções de necessidade. 

O crucial é que o instrutor tenha maneiras lúdicas de passar esses exercícios. Assim, será mais fácil que as crianças entendam e reproduzam o que está sendo passado. 

Cada idade será tratada de uma forma, por isso, é interessante fazer com que os métodos de ensino se adequem ao público. 

Como deve ser o profissional de pilates kids? 

Se tem algo que o profissional de pilates para criança deve saber ter é paciência, dedicação e cuidado. Isso porque não é fácil ter que lidar com crianças, principalmente quando isso envolve gasto de energia. 

Crianças são agitadas por natureza, então quando estão em contato com algo que gere estímulo para que elas soltem ainda mais energia, pode ser difícil controlá-las. 

Por isso que se deve ter um plano de aula bem estruturado para que os alunos entrem no ritmo ideal da aula sem muito esforço. Interagir com a criança é algo que o instrutor fará sempre. 

Então, é esse contato que irá mudar à medida que os desafios forem aumentando, levando o instrutor e a criança a trabalharem juntos com mais harmonia. 

O instrutor deve saber ouvir e conhecer os gostos das crianças, assim, fica mais fácil usar isso como uma ferramenta para facilitar as aulas. O pilates para criança acaba sendo algo que atuará na vida da criança como uma atividade preventiva. 

Dessa forma, ela servirá praticamente como uma atividade que colabora com o crescimento saudável daquele indivíduo e atua também na melhora de sua qualidade de vida. 

Quais são os principais exercícios feitos em aula?

Crianças podem praticar tanto o pilates clássico como o contemporâneo. Ambos farão uso dos aparelhos desde que não coloquem a criança em risco.  A maior parte dos acessórios usados são: 

  • Bola; 
  • Disco de equilíbrio; 
  • Rolos de espuma; 
  • Acessórios de recreação; 
  • Entre outros. 

Na lista dos exercícios mais utilizados pelas crianças, estão: 

1. Crab (carangueijo) 

O aluno se sentará no chão e com os joelhos dobrados, colocará as pernas cruzadas em forma de x e encostará a testa no joelho. 

O exercício faz com que a pessoa fique num formato de bola, assim, ela se jogará para trás e com o impulso, voltará para frente encostando a cabeça no chão sem soltar as pernas. 

2. Frog (sapo) 

O aluno utilizará uma bola de pilates e a colocará em frente ao seu corpo, abrindo as pernas agachado como se fosse um sapo. Dessa forma, ele dará impulso e, por cima da bola, ele dará impulso fazendo-a rolar pelo seu corpo apoiando o quadril. 

Depois o aluno com as mãos apoiadas no chão e ainda em cima da bola, dará “ré” e voltará a posição inicial de sapo. 

3. Swan (cisne) 

Nesse exercício o aluno se deitará de barriga para baixo e irá levantar só o tronco através do apoio das mãos. É um exercício que tem como objetivo fortalecer as costas, peitoral, abdômen e quadril. 

4. Swimming (nado) 

O nado é uma atividade divertida que trabalha o fortalecimento do paravertebral e a coordenação motora. Os braços e as pernas devem se mover em sincronia como se a criança estivesse mesmo nadando. 

É um exercício um pouco complicado no início apesar de parecer fácil, pois a respiração deve estar adequada para que ele funcione sem cansar. 

Conclusão:

Menina no pilates para crianças

Por fim, vimos aqui tudo o que você precisava saber sobre pilates para crianças pois essa é uma excelente atividade para quem quer melhorar a qualidade de vida dos pequenos. 

O pilates ajudará muito no desenvolvimento da criança e se continuar a ser praticado enquanto adulto, será possível perceber diversos benefícios que a atividade provocou ao longo da vida. 

Conte aqui o que achou deste conteúdo e se lhe restou alguma dúvida. Quer se informar mais e aprender melhor sobre pilates? Então não deixe de conhecer o curso de formação em pilates. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!