fbpx

Pilates Pode Contribuir Para Uma Vida Mais Ativa: O Guia Completo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você já deve ter procurado meios para tornar sua vida mais ativa, certo? E o motivo dessa procura deve ter sido por conta de sedentarismo ou por achar que precisava se manter mais disposto no dia a dia.

Seja qual for sua resposta, o primeiro pensamento de quem quer se movimentar mais é ou praticar algum esporte ou então entrar para a academia.

No entanto, o que muitas vezes ninguém pensa, é que o pilates pode ser tudo o que você procura para aumentar sua qualidade de vida.

Isso porque a atividade proporciona um equilíbrio a todo nosso sistema e faz com que muitas áreas sejam desenvolvidas ou melhoradas a partir de exercícios focados naquela região.

O pilates apareceu como uma modalidade que trata pacientes com limitações e por sua eficácia ser tão grande, passou a ser considerado como uma prática de esporte.

Se você tem dúvidas sobre o quanto o pilates pode ajudar no seu dia a dia, continue lendo.

Como Ter A Vida Mais Ativa Com O Pilates?

Como Ter A Vida Mais Ativa Com O Pilates

Para começar, vamos abordar o que é o pilates e como ele surgiu.

Desenvolvido por Joseph Pilates há muito tempo atrás, o pilates tinha como objetivo principal tratar e prevenir, através de técnicas específicas, problemas de saúde e de postura.

Com o passar do tempo e com o desenvolver das técnicas, o pilates passou a ser utilizado tanto como uma modalidade fisioterápica, como também uma atividade física.

Isso porque a modalidade utiliza exercícios de alongamento com o próprio peso do corpo.

Sendo assim, o principal foco do pilates hoje é trabalhar todas as partes do corpo a fim de trazer um maior equilíbrio entre corpo e mente.

Por meio de uma movimentação suave e contínua, o pilates tem uma forte concentração em fortalecer e estabilizar os músculos centrais do corpo como o abdômen, coluna e pelve.

E por essa razão é que ele é um exercício tão completo capaz de deixar a vida mais ativa de quem o pratica.

Além disso, seus exercícios proporcionam:

  • Flexibilidade;
  • Maior postura;
  • Músculos alongados;
  • Tonificação muscular simples.

Para quem procura ficar livre do sedentarismo, o pilates é a atividade ideal pois ele mistura força, flexibilidade, algo muito interessante, pois ele foca na qualidade dos movimentos e não na quantidade.

Ou seja, quanto mais você pratica, mais revigorado você se mantém.

Por ser uma atividade que prioriza o equilíbrio, todas as partes do corpo trabalham por igual e de modo eficiente.

Sendo assim, as ações diárias acabam sendo bastante facilitadas.

Os Princípios Do Pilates Para Uma Vida Mais Ativa

Os Princípios Do Pilates Para Uma Vida Mais Ativa

Todo método é regido por princípios. São esses princípios que constroem e dão base as metodologias. E assim acontece também no pilates.

Os princípios presentes nessa modalidade

Em resumo, são os listados abaixo:

  • Core (centro da força), conhecido como Power House;
  • Concentração;
  • Controle;
  • Fluidez de movimento;
  • Precisão;
  • Respiração.

A seguir, iremos mostrar um pouco mais sobre cada um deles em detalhes, continue lendo para saber mais e entender melhor sua influência em uma vida mais ativa!

Core

O Core, é o responsável por toda sustentação do corpo, que vai desde os ossos até os órgãos.

Ao fortalecer essa área, você consegue estabilizar o tronco e fazer uma alinhamento biomecânico sem que haja muito gasto energético. A musculatura desenvolvida no core é:

  • Abdômen;
  • Assoalho pélvico;
  • Eretores profundos da coluna;
  • Flexores e extensores do quadril;

Todo trabalho de musculatura feito é combinado com a prática da respiração ideal, para deixar a vida mais ativa.

Concentração

Já a concentração é elemento principal na execução de pilates. Isso porque é a mente que controla o corpo, e portanto, ela merece toda a devida atenção. Por isso é que a atividade também preza o exercício mental.

Ao trabalhar a concentração, sua mente transforma um pensamento de ação em um movimento mais preciso e eficaz. Sendo assim, todo o corpo acaba sendo trabalhado de maneira eficiente.

Controle

O controle é a base para garantir que os movimentos executados sairão conforme o esperado, de maneira suave e harmônica. Este princípio está diretamente ligado à concentração.

Fluidez

O quarto princípio é a fluidez. E é ela que é responsável por dar leveza aos movimentos e fazer com que apenas se utilize a energia necessária para um movimento sem que haja desperdícios.

Precisão

Já a precisão tem relação com o refinamento do controle e equilíbrio de partes diferentes dos músculos em um movimento. Sendo assim, descartam todo o gasto de energia desnecessária.

Respiração

A respiração entra em todos esses princípios pois é através dela que há uma melhor oxigenação.

Portanto, o pilates tem como foco desenvolvê-la para que ela seja sempre coordenada com os movimentos para que eles tragam benefícios para o corpo.

O método pilates te ensina a respirar de maneira correta e isso faz com que você melhore seu dia a dia gradualmente.

A respiração ideal faz com que o tronco se organize, a lombo pélvica tenha sustentação e que a musculatura inspiratória se mantenha relaxada.

A combinação de todos esses fatores juntos é algo que só traz benefícios ao corpo, independentemente da idade do indivíduo. 

Os Benefícios Do Pilates Para O Corpo e Uma Vida Mais Ativa

Os Benefícios Do Pilates Para O Corpo e Uma Vida Mais Ativa

Se você tem dúvidas que o pilates é uma atividade essencial que pode contribuir para uma vida mais ativa e cada vez mais saudável, veja abaixo alguns dos principais benefícios de exercer essa atividade.

Esse ano mesmo explicamos no nosso curso de pilates em Porto Alegre que por focar em inúmeras áreas que trabalham mente, corpo, equilíbrio e postura, os benefícios para a saúde passam a ser inúmeros. Veja uns exemplos:

1. Alonga o corpo inteiro

Como dissemos, um dos focos do pilates é fazer que não só o corpo seja exercitado, como também a mente e tudo o que envolve ganho de força, desenvolvimento muscular e equilíbrio.

A origem do pilates se deu para ser uma técnica de auxílio para pessoas com problemas de saúde e de postura.

Sendo assim, focava e ainda foca em todas as partes do corpo para que ele se desenvolvesse por igual.

2. Fortalece a musculatura para uma vida mais ativa

Independentemente da idade de quem esteja fazendo, o pilates tem abrangência para todos os públicos com diferentes limitações.

Portanto desde jovens que querem ter uma vida mais ativa, idosos que desejam ter maior mobilidade e fluidez em seus movimentos. Assim como, pessoas com algum tipo de trauma ou doença, podem praticar a modalidade a fim de fortalecerem sua musculatura.

3. Melhor expressão corporal

Isso porque o pilates ajuda a alongar o corpo e a exercitar uma postura adequada. Então, em pouco tempo, já é possível obter resultados visíveis.

4. Mantimento do peso

O pilates não tem como foco o emagrecimento. Isso porque a movimentação e os exercícios feitos durante as aulas, são de baixa intensidade e focam em coisas completamente diferentes.

No entanto, ele é ótimo para auxiliar no mantimento do seu peso ideal e na tonificação dos seus músculos.

Portanto, você que busca um corpo saudável, pode encontrar no pilates tudo o que necessita.

5. Movimentos seguros e sem sobrecarga

Por atuar diretamente no foco do problema, o pilates é uma atividade completamente segura e de baixo impacto.

Por isso é que o pilates é ideal para crianças, jovens, adultos, grávidas e idosos. Isso porque ele só trará benefícios, sem gerar possibilidades de lesão.

6. Melhora a respiração

Para pessoas que possuem problemas respiratórios como bronquite e asma, o pilates acaba ajudando bastante no desenvolvimento da melhora respiratória.

Além do mais, a respiração é fundamental na prática de exercícios e para atividades diárias. Assim, ela contribui para uma boa disposição e maior vitalidade.

7. Trabalha a percepção da mente e do corpo

A concentração desenvolvida junto com os movimentos ideais, acabam contribuindo para um desempenho corporal muito melhor.

8. Previne e recupera lesões permitindo uma vida mais ativa

Como dissemos, o pilates foi desenvolvido justamente para ser uma atividade de recuperação para pessoas com problemas de saúde.

Tanto que, ele é amplamente usado por fisioterapeutas a fim de tratarem os problemas do paciente em sua raiz.

Portanto, ao fazer a atividade de pilates, você não só tem uma vida mais ativa, como também tem uma fonte para recuperação de lesões e prevenção da mesma.

Por isso é que essa atividade é tão recomendada para pessoas mais idosas. Pois estas apresentam uma maior fragilidade e tendem a se lesionarem com mais frequência.

Existem milhares de outras vantagens que o pilates proporciona na vida de quem o pratica.

Quais São As Modalidades Do Pilates?

Quais São As Modalidades Do Pilates

Ao ver todos esses benefícios, fica difícil não se atrair pelo modelo de exercícios criado por Joseph Pilates, certo?

Então, se você ficou interessado, certamente deve ter se perguntado como iniciar a prática.

No entanto, antes de você querer ingressar, saiba que o pilates tem duas linhas de trabalho.

O pilates solo (mat) e o pilates em aparelhos

O pilates solo consiste em uma técnica onde o peso do próprio corpo acaba sendo utilizado como aparelho. Ou então, pode-se utilizar também de acessórios para ajudar na movimentação dos exercícios.

Esta é uma modalidade que faz com que o indivíduo coloque mais esforço em sua prática.

Sendo assim e de forma geral exercitam mais os seguintes pontos:

  • Músculos;
  • Alongamento;
  • Equilíbrio;
  • Consciência corporal.

Isso não significa que sua execução é mais difícil, significa apenas que ela exige um pouco mais de atenção para que, com o tempo, os movimentos se tornem mais fáceis.

O pilates solo é muito conhecido pelo uso da bola suíça, magic circle, meia lua, banda elástica e rolo de espuma.

Já o pilates em aparelhos, como o próprio nome já diz, é a execução das atividades com a ajuda de aparelhos específicos.

Sendo assim, nessa modalidade é incluída uma vasta possibilidade de movimentação.

E dessa forma, toda essa movimentação é feita de modo ritmado, controlado e associado a respiração e correção de postura.

Em relação a intensidade, e quando falamos de pilates moderno, ela é toda fornecida através de molas que são categorizadas por meio de cores distintas, como:

  • Preto;
  • Vermelho;
  • Verde;
  • Azul;
  • Amarelo;

Em ordem decrescente de intensidade.

Sendo assim, as molas acabam sendo usadas de dois modos diferentes: 

  • Reduzindo o esforço que o aluno deve fazer, portanto facilitando o movimento;
  • Ou então carregando parte do peso que você deveria estar puxando, assim, dificultando o movimento;

Portanto, escolher qual mola usar dependerá totalmente de seus objetivos. Geralmente, essa modalidade é a mais clássica, onde se desenvolve movimentos com os aparelhos inventados por Joseph.

Dentre os mais conhecidos, você pode usufruir do Cadillac, chair, barrel e universal reformer.

Curiosidades do pilates para uma vida mais ativa

O pilates é uma atividade que não só pode, como deve ser praticada junto a outros esportes.

Isso porque ela é uma modalidade que oferece ao praticante, uma melhor consciência de seu corpo, maior equilíbrio, fortificação dos músculos, entres outras vantagens que vimos neste artigo.

Sendo assim, ele irá auxiliar suas atividades e a boa execução das mesmas, melhorando então a disposição e sua resistência.

Por ser uma atividade que teve como intuito tratar pacientes debilitados, o pilates é ótimo e muito usado como uma forma de reabilitação em pacientes com diversas patologias.

Não importa se a patologia for:

  • Mental;
  • Corporal.

Sendo assim, o pilates vai se encarregar de reabilitar esse paciente.

Outra dúvida muito frequente é se fazer pilates é o mesmo que yoga.

E por aparentarem semelhança, muitas pessoas confundem. Mas esses dois são métodos completamente diferentes.

A yoga é uma prática que foca mais em uma filosofia de vida, já o pilates é um estilo de vida.

Portanto, você pode entender yoga como uma modalidade que trabalha mais a mente, e o pilates tem o enfoque mais corporal (apesar de também trabalhar a mente).

Cada pessoa procura o pilates por diferentes razões, sendo assim, os resultados para o que você busca dependerá muito de qual for o seu objetivo.

De modo geral, pode-se dizer que o pilates tem um bom resultado já nas primeiras aulas.

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos aqui alguns dos principais pontos pelos quais o pilates proporciona uma vida mais ativa.

Através dele, pode-se alcançar inúmeros benefícios. Ainda que seja uma modalidade antiga, ele apresenta bons resultados até hoje.

Portanto, ele é um ótimo investimento para você que deseja usufruir de benefícios para o corpo e mente.

Se você deseja conhecer o método mais a fundo, clique aqui para ter em suas mãos o conteúdo completo sobre pilates e suas vantagens.

Gostou deste conteúdo? Nos diga aqui nos comentários e compartilhe-o em suas redes.

Sandro Alves, professor de pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!