fbpx

Saiba Como A Alimentação Saudável Pode Aprimorar Seus Resultados!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Todo mundo tem uma certa noção de que a alimentação saudável é um passo importante para que tenhamos a qualidade de vida necessária para nos manter bem.

Isso porque é através da alimentação que os nutrientes chegam até nós, fazendo com que nosso corpo suporte o dia a dia.

Sem que haja uma alimentação adequada, fica difícil cumprir metas como chegar ao peso ideal ou até mesmo manter o foco em uma atividade.

Além disso, é por meio da alimentação que toda nossa energia, foco e resistência se originam. Portanto, fazer com que ela seja balanceada e adequada para nossa rotina é fundamental.

Relação Entre Alimentação Saudável, Desempenho E Resultados

Relação Entre Alimentação Saudável, Desempenho E Resultados

Uma alimentação saudável é tudo o que o ser humano precisa para se manter bem e estável. Toda comida que nós comemos é capaz de nos entregar nutrientes que fazem o abastecimento de nossas células.

No entanto, quando essa alimentação não é adequada o que acontece é que passamos a não receber esses nutrientes necessários.

Se você pratica atividade física deve saber que o tipo de alimento que você ingere é fundamental para a sua produtividade.

Quando a alimentação não está balanceada e adequada para cada pessoa e sua necessidade, o que pode haver é:

  • Indisposição;
  • Fadiga;
  • Má digestão;
  • Danos na saúde mental e física.

A alimentação só pode ser considerada saudável quando ela entrega todos os nutrientes necessários para que o corpo possa funcionar.

Portanto, saudável é aquele alimento pouco processado que contém pouca gordura, sal e açúcares.

Se você malha com uma certa frequência então é porque você quer obter um resultado satisfatório em seu corpo, certo?

Sendo assim, observe o tipo de alimento que você deve consumir para alcançar seu objetivo mais rápido.

Alimentação saudável no pré-treino

Antes de você ir treinar, para que você tenha uma boa digestão e a carga certa de energia, é necessário que você parta para o consumo de carboidratos complexos e simples.

O aporte calórico de cada atividade física é diferente, portanto, você deve levar isso em consideração na hora de consumir sua refeição.

Para quem faz musculação, o ideal antes do treino é comer carboidratos complexos, pois o tempo de digestão é mais lento. Sendo assim, você pode optar por:

Para quem opta por exercícios de corrida, os carboidratos simples são os mais indicados. Isso porque eles têm rápida liberação de energia e se for necessário, dá para inserir no treino mais alimentos.

Dentre as opções desses carboidratos, inclui-se:

  • Suco de fruta;
  • Tapioca;
  • Geleia de frutas;
  • Gel de carboidrato.

A atenção aos alimentos corretos em alguns tipos de exercício é fundamental, pois caso você realize um exercício que tenha alta mobilidade, um mal-estar pode acabar ocorrendo caso você tenha consumido um alimento muito pesado e de absorção lenta.

Evite consumir aqueles alimentos que causem formação de gases como:

  • Brócolis;
  • Feijão;
  • Repolho;
  • Derivados do leite.

Alimentação saudável no pós-treino

Manter uma boa alimentação depois do treino é ainda mais importante.

Quando você acaba de malhar, a sua melhor opção de consumo para manter sua alimentação saudável e balanceada é ingerir proteínas, que são alimentos construtores.

É muito importante consumir esse tipo de massa para que haja manutenção dos músculos e/ou ganho de massa. Além disso, esses alimentos são responsáveis por melhorar a pele, unha e cabelo.

Por isso, não deixe de investir em uma alimentação que contenha carne, peixe, frango ou ovos. Eles acabam sendo essenciais para uma vida saudável e para o aprimoramento de resultados.

É fundamental  que dentro de uma alimentação balanceada, o consumo de gordura seja evitado.

Outra coisa boa de observar na hora de realizar um prato é pensar sobre o stress oxidativo.

Esse tipo de estresse é causado por conta do excesso de treino. Sendo assim, para evitá-lo é fundamental que você pense em uma dieta que contenha vitaminas e sais minerais.

Essa dieta deve conter:

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Gorduras.

Para saber o cálculo ideal de carda porção é importante contar com a ajuda de um nutricionista.

Importância De Comer Bem Para Ter Melhores Resultados

Importância De Comer Bem Para Ter Melhores Resultados

Pessoas que tendem a manter uma alimentação balanceada e saudável acabam sendo pessoas com mais vigor e com mais disposição.

Sendo assim, são menos propensas a adoecerem, terem dificuldades de dormir, desenvolverem distúrbios, entre outras doenças.

A chave para que se possa ter uma boa alimentação é encontrar o equilíbrio.

O ideal é que não se exclua nenhum nutriente da refeição, mas que apenas sejam controladas as quantidades a serem consumidas.

Além disso, uma coisa muito importante é que as pessoas invistam em alimentos variados.

Outro ponto importante quando se trata de consumo saudável, é a facilitação que o metabolismo consegue ter na queima de gorduras quando há a ingestão de alimentos propícios para que ele possa acelerar.

Saber como controlar sua dieta é vital para que você possa ter bons resultados sem que seu rendimento tenha um prejuízo em longo prazo.

Se você deseja seguir uma alimentação mais balanceada e se reeducar a fim de obter mais resultados em seus treinos, então procure um profissional para isso.

Somente por meio dele é que você poderá ter uma dieta personalizada voltada para aquilo que você deseja.

A consulta com um profissional é muito importante para que você consuma a quantidade certa de acordo com os exercícios que executa.

Outro ponto a se levar em consideração é: por mais que a dieta saudável priorize alimentos naturais, sem açúcar, sal ou outros tipos de conservantes, é importante que você não leve uma dieta totalmente restritiva.

Isso porque se permitir de vez em quando faz bem para que você não burle sua alimentação. No entanto, você deve se manter atento às quantidades.

Conclusão

Conclusão

A alimentação saudável, como pudemos ver, é essencial para todas as partes de nossa vida.

Isso porque ela contribui, não só para que possamos manter um corpo ideal, mas também para que nosso corpo não sofra com falta de nutrientes necessários e adoeça.

Conciliar uma boa alimentação com exercícios físicos como o pilates só traz benefícios á saúde.

Nos conte aqui como é a sua alimentação e o que você gosta de consumir. Compartilhe este artigo com outras pessoas para poder incentivar mais gente a ter hábitos saudáveis.

Katia Vieira, nutricionista

Veja também nossos posts mais recentes:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!