fbpx

Você Conhece A Diferença Entre Alongamento E Flexibilidade?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Muitas pessoas não conhecem, mas há uma diferença nítida entre alongamento e flexibilidade. A maior parte das pessoas não consegue distinguir pois de fato, ambas tem o mesmo intuito.

Mas para quem pratica exercícios, saber esse contraste entre os dois é importante pois ele impactará nos resultados obtidos a cada exercício executado.

O alongamento entrega ao músculo todas as condições que ele precisa para poder fazer movimentos repetitivos sem que ele se estresse.

Já a flexibilidade faz com que os músculos e articulações se estressem e assim possam fazer os movimentos para que depois descansem.

Para que você saiba melhor a diferença entre um e outro, leia o conteúdo abaixo.

Quais as Diferenças Entre Alongamento e Flexibilidade?

Quais as Diferenças Entre Alongamento e Flexibilidade

Antes de começar um exercício o que indicam todos os “mestres” do tema é que seu aluno faça algum tipo de alongamento para que não ocorram lesões.

O alongamento, portanto, depende de várias funções musculares como a direção dessas fibras, os ângulos em que são feitos os movimentos e de fatores que podem limitar isso.

Já a flexibilidade, é o resultado de todo esse conjunto que viabiliza a amplitude dos movimentos por meio dos movimentos articulares.

Na formação em pilates em São Paulo, esse ano, foi dito que há vários fatores que fazem com que a flexibilidade possa ser algo limitado, como a formação óssea, rigidez de músculos, entre outros.

Pessoas que possuem uma rigidez muscular e articular, estão mais propensas a sofrerem lesões, em especial, na área do quadril, coluna e joelhos.

Entre homens e mulheres, a falta de flexibilidade aparece mais no sexo masculino. Sendo assim, acaba sendo preciso fazer a prática de alguns exercícios para reverter isso.

Quando uma pessoa foca em fazer esses exercícios, ela contribui para que diminua a rigidez no corpo e por efeito, ela fica mais móvil.

Benefícios da flexibilidade

Uma boa flexibilidade torna possível fazer com que lesões, torções, estiramentos e rupturas não aconteçam ao fazer um exercício, por exemplo.

Quando os músculos são flexíveis, se torna possível suportar cargas altas de tensões sem que os tendões ou as fibras se rompam.

Quem possui pouca flexibilidade quase sempre se machuca bastante ao realizar algum movimento brusco. Sendo assim, há muitos prós para que você trabalhe a sua.

Por exemplo, por meio dela você consegue obter uma boa postura. Isso porque seu corpo estará em equilíbrio e assim sendo, vai te entregar uma forma de alinhar melhor seu corpo.

Em geral, a falta de pode alinhar sua postura ocorre por conta da tensão que envolve alguns músculos quando se contraem e fazendo assim, com que as articulações fiquem para fora de seu eixo.

Outra vantagem de ser flexível é não possuir tensão muscular. Isso porque músculos flexíveis não inflamam ou possuem contrações involuntárias.

Benefícios do alongamento

Alongar, como pudemos ver, anda junto com a flexibilidade. Portanto, é preciso que, se você quiser um corpo com mais móvil, você se alongue.

Quando uma pessoa sempre se alonga, esses movimentos acabam trazendo calma e “relax” para o indivíduo. Desse modo, os benefícios podem ser sentidos desde a primeira sessão.

Além disso, exercícios para alongar fazem com que o ânimo da pessoa aumente e que ela tenha uma maior produtividade ao longo do dia.

O ideal é começar pela manhã e antes de todo exercício. Alongar também depois de terminar uma atividade ajuda muito para que o músculo se mantenha em estado de relax.

Então, não há motivos para não realizar tanto o alongamento quanto exercícios de flexibilidade, pois eles só trarão benefícios em sua vida.

Método Pilates Ajuda no Alongamento e Flexibilidade

Método Pilates Ajuda Com o Alongamento e Flexibilidade

Vários estudos puderam comprovar o êxito do método pilates em relação ao alongamento e flexibilidade. Em especial quando o método é feito em máquinas.

Isso porque as máquinas criadas por Joseph Pilates possuem um sistema de molas ótimo para ajudar na postura e para fazer as ações do método.

Além disso, ele também promove força e resistência, fazendo com que isso melhore cada vez mais progressivamente.

Ao longo da idade e com o passar do tempo passa a ser preciso que a pessoa comece a focar nessa parte tanto de alongar quanto de ter flexibilidade.

Isso porque, principalmente durante a velhice, esses acabam sendo pontos cruciais para evitar com que acidentes aconteçam, mantendo assim o corpo mais fortalecido.

O pilates então pode ajudar com ambas as ações e te entrega o benefício completo. É preciso apenas que você tenha um profissional te auxiliando.

Para quem trabalha já na área de saúde (como os fisios ou até mesmo na área de educação física), sabe que ser flexível e alongar são importantes.

Então se você é profissional nessa área e deseja complementar seu currículo, sugerimos que você conheça o curso de formação em pilates.

Este é um curso completo voltado para profissionais para que possam aprender todos os benefícios que o método pilates possui. Sendo assim, você vai aprender tudo!

Desde o conteúdo técnico até o prático, tudo lhe será passado para que você use os princípios do pilates em sua rotina de trabalho.

E o melhor, em tempos em que o cuidado com a saúde é preciso, o curso de formação pode ser feito de maneira presencial ou online, direto do conforto do seu lar.

Então não perca tempo, conheça mais sobre o método pilates e se beneficie dele tanto para uso pessoal quanto profissional.

Mais dicas pra você!

Vou deixar mais artigos relacionados aqui pra você ver tudo sobre o assunto e ser um “expert” no tema!

Além disso vou indicar dois livros pra você ficar mestre no assunto:

Esse primeiro aqui é ótimo e ademais muito barato:

Conclusão

Conclusão

Por fim, vimos então a diferença entre alongamento e flexibilidade e qual a importância que ambos possuem na vida das pessoas e qual a necessidade de focar neles.

A preservação da mobilidade articular é essencial para que qualquer pessoa tenha uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, focar nisso é preservar seu bem-estar.

Os exercícios quando feitos de modo correto fazem com que todo o corpo possua uma harmonia entre a musculatura e torna tudo muito mais fluido.

Dentro do pilates é possível encontrar várias técnicas úteis e que ajudam a alinhar e a aplicação dos exercícios.

Nos conte então aqui nos comentários se você já sabia sobre a diferença entre flexibilidade e alongamento e da importância de ambos em sua saúde.

Além disso, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam vê-lo.

Dani Castro, fisioterapeuta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!