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Descubra Quais Os 6 Melhores Exercícios De Alongamento No Pilates!

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Quais os Melhores Exercícios de Alongamento no Pilates

Os exercícios de alongamento no pilates são uma das principais atividades que o método utiliza para com seus alunos.

Sendo assim, todos que fazem uso do pilates conseguem uma melhor qualidade de vida. Principalmente porque a atividade foi desenvolvida para promover a saúde.

Um corpo bem alongado está preparado para as atividades do dia a dia e diversas outras situações que demandem um certo tipo de condicionamento.

Quando nosso corpo não executa os movimentos necessários, as chances de uma patologia aparecer acabam sendo grandes. Principalmente quando se trata de limitação de movimento.

Veja então como este conteúdo pode te ajudar a combater o sedentarismo através de exercícios práticos para a flexibilidade.

É importante conhecer também a a anatomia do pilates em cada exercício. Por falar nisso até indico um livro sobre o tema, no que se refere a exercícios de mat.

Quais os Melhores Exercícios de Alongamento no Pilates?

Grande parte das pessoas só conhecem o pilates por nome. Dessa forma, desconhecem verdadeiramente o objetivo que a prática tem.

Sendo assim, muita gente acha que o pilates é só uma atividade de alongamento muscular, sendo que na verdade, o método é muito mais do que isso.

Quem pratica sabe que a verdadeira intenção dessa atividade é proporcionar na vida de quem o exercita um melhor condicionamento físico, mental e muscular.

Por meio disso, é possível obter uma maior flexibilidade, um maior equilíbrio, um alinhamento na postura e uma reabilitação dos músculos após uma lesão.

Dentro da metodologia que envolve o pilates, algo muito importante de se trabalhar é com a flexibilidade do indivíduo. Sendo assim, separamos alguns exercícios para você começar a fazer.

1. Spine Stretch Forward

O objetivo desse exercício é fazer com que a cadeia posterior seja alongada. Assim, o que o aluno deve fazer é se sentar no MAT, estender os membros inferiores e os joelhos e flexionar os ombros em 90°.

O movimento desse exercício é feito quando o aluno flexiona a coluna e a mantém nessa posição por alguns segundos até que retorne a posição de início.

2. Rocking

No nosso curso de pilates em São Paulo desse ano falamos que um dos mais incríveis exercícios de alongamento no pilates se chama rocking. O rocking é feito no MAT e tem como objetivo principal fazer com que a cadeia anterior, os quadríceps junto com o abdômen sejam alongados.

Para começar este exercício, é necessário se manter em uma posição inicial que é a de decúbito ventral no MAT. Assim as pernas e joelhos devem ficar flexionados.

Já os membros superiores devem se manter estendidos fazendo com que as mãos segurem os pés atrás das costas. Ao fazer isso, o aluno deve elevar sua coluna junto com os ombros e o joelho.

E depois de ter feito isso, deve voltar lentamente para a posição inicial para que não haja nenhum desconforto durante a execução.

3. Spine Stretch no cadillac

Este é um exercício feito no Caddilac e tem como foco fazer o alongamento da cadeia posterior. Sendo assim, o aluno irá se sentar no aparelho deixando suas pernas esticadas e apoiadas.

Já os membros superiores ficarão a 90° e segurando a barra fixa. O movimento para trabalhar a flexibilidade, será feito a partir da flexão da coluna ao deslizar a barra para frente.

Tudo isso deve ocorrer na presença de um profissional que indicará quantas repetições serão necessárias e quanto tempo você deve fazer isso.

4. Mermaid

Este também é outro exercício feito no Cadillac. Sendo assim, o aluno se sentará de lado no aparelho e cruzará as pernas.

Um dos membros superiores ficará apoiado na barra fixa e  o outro membro ficará com o ombro abduzido a 90°. Todo movimento feito é de lateral.

Sendo assim, a flexão lateral da coluna será feita com a ajuda da barra enquanto o outro braço vai por cima da cabeça como se fosse um arco.

5. Monkey a 1 perna ou com 2 pernas

Exercício Monkey a 2 pernas

Um dos exercícios de alongamento feito no pilates é o monkey. Ele é feito no cadillac e tem como objetivo proporcionar o alongamento da cadeia posterior e mobilização da coluna.

Portanto, trabalham áreas fundamentais no corpo. O exercício é feito com o aluno sentado no aparelho de modo que o joelho se flexione e os pés se apoiem na barra.

Assim, os membros superiores irão ficar com as mãos ao lado dos pés de modo que o aluno consiga segurar a barra frontal.

A movimentação deve ser feita a partir do momento em que o aluno estica os joelhos e flexiona a coluna sem soltar a barra frontal. O exercício é como se fosse um abdominal.

6. Hamstring stretch

Esse exercício é feito no famoso aparelho chamado Chair e tem como foco proporcionar o alongamento da cadeia posterior e toda a mobilização de coluna.

Portanto com o aluno em pé e de frente para a Chair, ele deve se posicionar com a coluna e o quadril estando flexionados junto com os membros superiores.

Já as mãos, devem se manter apoiadas sobre os pedais de modo que fiquem estendidas para realizar o exercício.

Assim, a movimentação que se deve fazer é de flexionar a coluna totalmente junto com o quadril, de modo que os pedais de baixo fiquem pressionados até que você retorne a posição de início.

Lembrando que todos os movimentos devem ter o apoio de um profissional para que tenham uma boa execução e não dê margem para lesões.

No entanto, se você deseja se aprofundar mais sobre o método pilates e todos os benefícios que ele proporciona na vida de quem o pratica, conheça o curso de formação em pilates.

Nele, você aprenderá não só a como exercitar sua musculatura como também saberá ter autocontrole, trabalhar sua mente, autoestima, equilíbrio e muito mais coisas.

Conclusão

Vimos então uma pequena lista com um dos principais tipos de exercícios de alongamento feitos no pilates. Cada um trabalha uma parte do corpo.

No entanto, de maneira geral, todos cumprem com o mesmo objetivo que é melhorar o condicionamento físico para uma melhor qualidade de vida.

O pilates apesar de focar em um ponto específico no corpo, acaba trabalhando outras áreas involuntariamente como o equilíbrio, concentração e melhor estabilidade do corpo.

Nos conte aqui se você já experimentou algum desses exercícios e se você tem interesse em aprender mais sobre pilates.

Além disso, não se esqueça de compartilhar este conteúdo.

Sandro Alves, professor de pilates.

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