fbpx

Instrutor De Pilates: Os 5 Motivos Para Escolher Essa Profissão!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Se você é um profissional de fisioterapia ou educação física e tem interesse sobre ser instrutor de pilates deve se perguntar as vantagens ou motivos de escolher essa profissão.

Isso porque esse é um setor diferente do que você é acostumado a atuar, então é comum ter algumas dúvidas sobre isso.

O pilates é uma atividade que se complementa com essas duas profissões. Então para quem tem interesse de expandir seus horizontes, ele é uma boa opção.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este conteúdo e descubra alguns pontos importantes sobre esta profissão.

Motivos para começar a trabalhar como instrutor de pilates

Motivos para começar a trabalhar como instrutor de pilates

O pilates foi uma modalidade criada por Joseph Pilates no início do século XX e que só chegou em território brasileiro lá pelos anos 90.

Desde então, cada vez mais o número de adeptos vem aumentando e é por essa razão que o mercado se torna uma possibilidade a mais de trabalho em novos setores.

Abaixo, separamos alguns motivos para você que está na dúvida se deve ou não arriscar nesta área e explorar esse ramo.

1. Mercado em constante crescimento

Desde sua vinda para o Brasil, o pilates tem se popularizado cada vez mais. Em termos de anos, essa atividade é nova e nem todo mundo tem conhecimento sobre ela.

Muitas pessoas desconhecem de verdade a função do pilates e confundem muito a atividade como uma atividade voltada para o alongamento ou yoga.

Apesar de ter princípios de ambas as atividades, o pilates vai muito além disso. Por conta de ser um mercado em constante crescimento, há muitas novas possibilidades de trabalho.

Montar um estúdio é a chance de se capacitar em uma nova modalidade e ainda de se posicionar em um mercado que tem espaço para novos profissionais.

2. Público-alvo é diverso

Por se tratar de uma atividade que foca na reabilitação do corpo, o público dela acaba sendo bastante diverso. Então a atividade abraça desde crianças a idosos.

Independentemente da situação e condição física que uma pessoa se encontra é possível que ela faça a adesão da atividade em prol de sua qualidade de vida.

O pilates não é uma moda, para muitos ele se tornou um estilo de vida. Então principalmente para pessoas com algumas patologias, ele se tornou essencial. Por exemplo:

  • Ótimo para pessoas com problemas posturais;
  • Trata pessoas com patologias da coluna e problemas nas articulações;
  • Ótimos para idosos com dificuldades de se equilibrar e manter a coordenação;
  • Bom para pessoas que querem fortalecer a musculatura;
  • Entre inúmeras outras pessoas.

Se você quer combinar o pilates com a sua profissão, você pode criar todo um sistema personalizado, voltado mais para reabilitação ou fortalecimento corporal.

Você tem várias opções e vários públicos, podendo segmentar em uma só escolha ou atender mais de uma opção.

3. Possibilidade de ter um negócio próprio

Uma das grandes vantagens de você ser instrutor de pilates, como dissemos, é a facilidade que você encontra de atuar no mercado por ele estar em expansão.

O investimento inicial para que você possa montar um estúdio completo, gira em torno de 50 mil dependendo do lugar e de diversos fatores externos.

Então, comparado com outros lugares, o investimento que você terá de fazer será muito menor. Além disso, com equipamentos básicos você já pode começar a atender e dar aulas.

Você só precisa resolver as questões de fiscalização e legalização para que possa começar a atuar e ter retorno financeiro para que você possa investir ainda mais.

Não tem idéia de como montar um estúdio de pilates? Aqui vou te deixar uma dica de um artigo que vai te ajudar:

4. Retorno financeiro rápido

O lucro que um estúdio de pilates pode oferecer é muito rápido. Sendo assim, ele consegue pagar todo o investimento inicial em poucos meses.

Logicamente aqui estamos falando sobre um bom planejamento com estratégias e técnicas corretas para atrair e fidelizar clientes.

Oferecendo um atendimento diferenciado, é possível que você consiga cobrir todos os seus custos logo no primeiro ano.

Além disso, com o passar do tempo e com a abertura de chance para novas oportunidades, você pode ir acrescentando novos serviços, logo, ter mais lucro.

Te deixo 2 dicas, é só fazer clic abaixo:

5. Bom instrutor cativa e atrai alunos

O pilates é uma modalidade que em qualquer lugar você encontrará a mesma coisa. Os únicos diferenciais serão o preço, tamanho do espaço e o tipo de tratamento que o aluno recebe.

No entanto, se tem uma coisa que faz com que uma pessoa invista o seu dinheiro, é quando ela tem uma boa formação, te atende bem e te faz sentir acolhida.

De nada adianta um local barato, com vários equipamentos se a pessoa não consegue ter um bom atendimento, não recebe a devida atenção e não é bem tratada.

O coração de uma empresa é o serviço que ela presta através das pessoas que a cercam, ou seja, os funcionários.

Se inicialmente em sua empresa só existe você, então o que você deve fazer é cativar seus clientes com um bom atendimento, com um bom serviço, um bom espaço, etc.

Você deve se pôr, nesses momentos, como se fosse sua clientela e oferecer aquilo que você gostaria de receber. Isso é importante para que ocorra a fidelização.

Grande parte dos instrutores acabam se acomodando e, assim, perdendo alunos por falta de inovação e boa prestação de serviço.

Portanto, se mantenha sempre em atividade, buscando se atualizar, oferecendo também aos seus alunos alguns workshops ou aulas gratuitas. Tente saber desde pilates para doenças até pilates para bailarinos. Saiba de tudo.

Tudo isso fará com que a clientela tenha uma boa impressão do seu negócio e acabe recomendando-o para outras pessoas. E assim, você acabará tendo uma maior lucratividade.

Conclusão

Conclusão

As razões para ser instrutor de pilates são muitas. De fato, essa é uma área em crescimento e que os profissionais de educação física e fisioterapia devem se atentar.

Principalmente se desejam ter novas oportunidades, chances de crescimento em novas áreas, expansão do seu currículo e lucratividade com um negócio que tem bom retorno.

Antes de mais nada, procure saber mais sobre o curso de formação em pilates para que você conheça mais sobre a modalidade e tenha mais conhecimento sobre o assunto.

Nos conte aqui se você tem interesse e se já procurou saber sobre isso. Compartilhe este artigo com outras pessoas.

Sandro Alves, professor de pilates e diretor de Alves Pilates.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!